10/11/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Construir e soltar pipa.
- Conhecer algumas modalidades de esportes aéreos.
- História da aviação.
- Esportes radicais.
O homem quer voar a muito tempo. Sempre tentou dar um jeito de construir máquinas voadoras.
Muitos de nós já pulou do muro com o guarda chuva aberto, já pensou em pular do telhado com uma capa nas costas e admirou o Super Homem, não pela sua força, mas pela sua capacidade de voar.
"... depois que alguém voa, passa o resto dos seus dias olhando para cima querendo voltar para lá". (Leonardo da Vinci)
WORDPRESS.COM Disponível em: http://memoriasealem.files.wordpress.com/2009/01/8787paraquedas.jpg acessada em 08/10/2009.
Podemos dizer que o vôo serve como um tipo de fuga, os problemas ficam pequeninos lá embaixo e lá em cima só se têm o silêncio... o silêncio do ar acariciando a pele... a gente pode gritar, cantar, falar sozinho, falar com Deus.
Mostre aos alunos imagens que demonstre esportes aereos.
Ao mostrar cada imagem comente com seus alunos um pouco sobre cada modalidade: como funciona, quais materiais são utilizados para sua execução, semelhanças e diferenças entre as modalidades, quem inventou, onde e quando surgiu pela primeira vez; as informações ficam a critério de cada professor.
TERRA.COM Disponível em: http://360graus.terra.com.br/balonismo/images/w_h/w_h_20061121081833.jpg acessada em 08/10/2009.
AVENTURASDOBRASIL.COM.BR Disponível em: http://www.aventurasdobrasil.com.br/imagens/asa_delta.jpg acessada em 08/10/2009.
BIOVENTURA.COM.BR Disponível em: http://www.bioventura.com.br/paraquedas%20copy.jpg acessada em 08/10/2009.
ES.GOV.BR Disponível em: http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/parapente2.jpg acessada em 08/10/2009.
Arte de voar [Visõ es do esporte]
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/ 18370/arte_voar_visoes _esporte.wmv acess ada em 10/10/2009.
1. Você sabia que 2/3 dos seres vivos são capazes de voar?
2. Por quê existem animais e insetos que podem voar?
3. Quando no vídeo o narrador fala em privilégio de voar, o que ele está querendo dizer com esta frase - o homem não teve o privilégio de voar?
4. Como seria se tivessemos nascido com asas?
5. Como o homem usou sua imaginação na arte de voar?
A arte de voar não cabe a nós e sim as aves e alguns insetos. A nós resta voar na imaginação sem tirar os pés do chão.
Realizar uma oficina de pipas com os alunos.
PCA.ORG.BR Disponível em: http://www.pca.org.br/imagens/robson/05pipa.jpg acessada em: 10/10/2009.
1 - Inicie contando aos alunos a história do surgimento da pipa.
PARAKLIN.COM.BR Disponível em: http://www.paraklin.com.br/zeletrico/raio_ze.gif acessada em: 10/10/2009.
Segundo a Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo), acessado em 10/10/2009, as pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
Curiosidade: no Brasil é conhecida como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas). E em Portugal, no arquipélago da Madeira como joeira.
2 - Converse sobre medidas de segurança ao soltar pipa.
DME-PC.COM.BR Disponível em: http://www.dme-pc.com.br/fotos/foto_1248195178_cartilhapipa.jpg acessada em: 10/10/2009.
Veja maiores informações a seguir:
3 - Mostre aos alunos alguns modelos de pipas.
MAXPIPAS.COM Disponível em: http://www.maxpipas.com.br/historia.html acessada em 10/10/2009. Neste site podemos encontrar tudo sobre pipas, desde seu surgimento, o passo-a-passo para montarmos uma pi pa, medidas de segurança entre outras coisas.
Segundo a Wikipédia. Disponível em: http ://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo), acessado em 10/10/2009
- Cada aluno deverá confeccionar uma pipa (o professor deverá ensinar o passo-a-passo para confecção).
- A turma poderá usar a quadra da escola para empinar as pipas.
- Converse com o Professor de Matemática para trabalharem os conceitos de geometria nesta atividade, de forma interdisciplinar.
- Converse com o Professor de Ciências para trabalharam os conceitos relacionados com o vôo da pípa, seus movimentos aereos, tipo de construçao, tipo de linha...
Neste momento o professor poderá fazer várias discussões das atividades realizadas, inclusive revendo alguns conceitos básicos. Solicite a turma que descrevam as atividades realizadas, verifiquem como o homem chegou a construir este instrumento de entretenimento, de comunicação e como ele se relaciona com os esportes e as descobertas científicas que levaram o ser humano a dominar, também o espaço aereo.
Considerando aos conceitos estuda dos, vamos levantar com a turma, como acontece na comunidade em que vivem os seguintes aspectos:
Professor! Registre no mural da sala de aula , o que foi combinado e sempre volte a esta discussão, para que, os estudantes não esqueçam dos cuidados com esta brincadeira.
Nome | Tipo |
---|---|
Arte de voar [Visões do esporte] | Vídeo |
TERRA. Esportes Aéreos. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/esportesaereos/default.asp acessado em 10/10/2009.
Avaliar através da participação nos momentos de discussão dirigida, observando as respostas das aos questionamentos feitos pelo professor. Observar os conceitos formados por cada um. Também utilizar a participação na oficina como forma de avaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasMuitíssimo interessante. Adoro pipas,pandorgas e papagaios.