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AH! SE EU PUDESSE VOAR!!!

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir e soltar pipa.

- Conhecer algumas modalidades de esportes aéreos.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História da aviação.

- Esportes radicais.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

O homem quer voar a muito tempo. Sempre tentou dar um jeito de construir máquinas voadoras.

Muitos de nós já pulou do muro com o guarda chuva aberto, já pensou em pular do telhado com uma capa nas costas e admirou o Super Homem, não pela sua força, mas pela sua capacidade de voar.

PROBLEMATIZAÇÃO

"... depois que alguém voa, passa o resto dos seus dias olhando para cima querendo voltar para lá". (Leonardo da Vinci)

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WORDPRESS.COM Disponível em: http://memoriasealem.files.wordpress.com/2009/01/8787paraquedas.jpg acessada em 08/10/2009.

  • Quem nunca sentiu vontade de voar?
  • Qual será a sensação de poder estar lá no céu?
  • Alguém da turma já voou? Como? Qual a sensação?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Podemos dizer que o vôo serve como um tipo de fuga, os problemas ficam pequeninos lá embaixo e lá em cima só se têm o silêncio... o silêncio do ar acariciando a pele... a gente pode gritar, cantar, falar sozinho, falar com Deus.

Atividade

Mostre aos alunos imagens que demonstre esportes aereos.

Ao mostrar cada imagem comente com seus alunos um pouco sobre cada modalidade: como funciona, quais materiais são utilizados para sua execução, semelhanças e diferenças entre as modalidades, quem inventou, onde e quando surgiu pela primeira vez; as informações ficam a critério de cada professor.

Balonismo

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TERRA.COM Disponível em: http://360graus.terra.com.br/balonismo/images/w_h/w_h_20061121081833.jpg acessada em 08/10/2009.

Asa Delta

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AVENTURASDOBRASIL.COM.BR Disponível em: http://www.aventurasdobrasil.com.br/imagens/asa_delta.jpg acessada em 08/10/2009.

Para-quedas

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BIOVENTURA.COM.BR Disponível em: http://www.bioventura.com.br/paraquedas%20copy.jpg acessada em 08/10/2009.

Parapente

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ES.GOV.BR Disponível em: http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/parapente2.jpg acessada em 08/10/2009.

Arte de voar [Visõ es do esporte]

 PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/ 18370/arte_voar_visoes _esporte.wmv acess ada em 10/10/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. Você sabia que 2/3 dos seres vivos são capazes de voar?

2. Por quê existem animais e insetos que podem voar?

3. Quando no vídeo o narrador fala em privilégio de voar, o que ele está querendo dizer com esta frase - o homem não teve o privilégio de voar?

4. Como seria se tivessemos nascido com asas?

5. Como o homem usou sua imaginação na arte de voar?

A arte de voar não cabe a nós e sim as aves e alguns insetos. A nós resta voar na imaginação sem tirar os pés do chão.

Atividade

Realizar uma oficina de pipas com os alunos.

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PCA.ORG.BR Disponível em: http://www.pca.org.br/imagens/robson/05pipa.jpg acessada em: 10/10/2009.

1 - Inicie contando aos alunos a história do surgimento da pipa.

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PARAKLIN.COM.BR Disponível em: http://www.paraklin.com.br/zeletrico/raio_ze.gif acessada em: 10/10/2009.

Segundo a Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo), acessado em 10/10/2009, as pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

Curiosidade: no Brasil é conhecida como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas). E em Portugal, no arquipélago da Madeira como joeira.

2 - Converse sobre medidas de segurança ao soltar pipa.

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DME-PC.COM.BR Disponível em: http://www.dme-pc.com.br/fotos/foto_1248195178_cartilhapipa.jpg acessada em: 10/10/2009.

  • Risco de choque
  • De atropelamento
  • De corte com o Cerol
  • De cair

Veja maiores informações a seguir:

3 - Mostre aos alunos alguns modelos de pipas.

MAXPIPAS.COM Disponível em: http://www.maxpipas.com.br/historia.html acessada em 10/10/2009. Neste site podemos encontrar tudo sobre pipas, desde seu surgimento, o passo-a-passo para montarmos uma pi pa, medidas de segurança entre outras coisas.

Segundo a Wikipédia. Disponível em: http ://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo), acessado em 10/10/2009

  • Suru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.
  • Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.
  • Peixinho - semelhante a raia, mas em sua maioria leva rabiola.
  • Morcego - pipa sem rabiola, em formato retangular e não é totalmente encapada.
  • Pião - pipa grande que precisa de muita rabiola para subir é considerado pião, quando a vareta central da pipa geralmente ultapassa a medida de 60 cm.
  • Telequinho (ou Jerequinho no RJ) - pipa pequena que precisa de pouca rabiola para subir.
  • Telecão (ou Jereco no RJ) - pipa um pouco maior que o telequinho.
  • Maranhão - pipa com rabiola e muita mobilidade.
  • Carrapeta - feita com três varetas em tamanhos diferentes, uma central (de maior tamanho) e duas transversais, formando uma espécie de cruz, com espaço entre si, sendo que a inferior é em tamanho mais curto.
  • Baratinha ou Charutinha - espécie de pipa com rabiola, possui formato retângular, tem muita agilidade. Surgiu no RJ, na evolução dos modelos de pipas de SP.
  • Pipas de Biquinho - modelo muito conhecido dos cariocas, com rabiolas imensas, tem capacidade de chegar muito longe.
  • Pipa "Batata" - semelhante a carrapeta, sendo que as varetas transversais não do mesmo tamanho.
  • Pipa Modelo - conhecidas pelos seus formatos variados, destacadas não só pelo seu tamanho, que pode ser muito grande, mais também pela beleza. Muito vistas em "Festivais" como são conhecidas as competições desse estilo.

- Cada aluno deverá confeccionar uma pipa (o professor deverá ensinar o passo-a-passo para confecção).

- A turma poderá usar a quadra da escola para empinar as pipas.

- Converse com o Professor de Matemática para trabalharem os conceitos de geometria nesta atividade, de forma interdisciplinar.

- Converse com o Professor de Ciências para trabalharam os conceitos relacionados com o vôo da pípa, seus movimentos aereos, tipo de construçao, tipo de linha...

CATARSE

Neste momento o professor poderá fazer várias discussões das atividades realizadas, inclusive revendo alguns conceitos básicos. Solicite a turma que descrevam as atividades realizadas, verifiquem como o homem chegou a construir este instrumento de entretenimento, de comunicação e como ele se relaciona com os esportes e as descobertas científicas que levaram o ser humano a dominar, também o espaço aereo.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Considerando aos conceitos estuda dos, vamos levantar com a turma, como acontece na comunidade em que vivem os seguintes aspectos:

  • As crianças e jovens brincam de pipa?
  • Como ela é montada?
  • Existe atitudes de prevenção e cuidados com os riscos da brincadeira?
  • O que cada um de nós pode fazer para a segurança das pessoas, no empinar pipa?

Professor! Registre no mural da sala de aula , o que foi combinado e sempre volte a esta discussão, para que, os estudantes não esqueçam dos cuidados com esta brincadeira.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Arte de voar [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

TERRA. Esportes Aéreos. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/esportesaereos/default.asp acessado em 10/10/2009.

Avaliação

Avaliar através da participação nos momentos de discussão dirigida, observando as respostas das aos questionamentos feitos pelo professor. Observar os conceitos formados por cada um. Também utilizar a participação na oficina como forma de avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Abreu, Feevale , Rio Grande do Sul - disse:
    oabreuabriu@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muitíssimo interessante. Adoro pipas,pandorgas e papagaios.


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