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Algas - Agentes ambientais invisíveis

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância ecológica e econômica das algas.
Identificar o papel desempenhado pelas algas no ciclo do carbono e oxigênio.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ciclos biogeoquímicos e cadeia alimentar.

Estratégias e recursos da aula


A mídia fala muito sobre os problemas ambientais globais, como o aquecimento global e o aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera. Entretanto, existem organismos um tanto desconhecidos, muito pequenos, às vezes microscópicos que desempenham importante papel no equilíbrio ecológico e faz parte de nosso dia-a-dia. Quem são eles? As algas!
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que conhecem sobre as algas.

  • De que forma ela está associada ao cotidiano?
  • Qual sua função ecológica?
  • Onde podemos encontrar estes seres e que formato eles podem apresentar?


As algas fazem parte do cotidiano mais do que podemos imaginar.

Leve seus alunos para o laboratório de informática para instigar a curiosidade dos alunos. Peça a eles que acessem o sítio indicado abaixo e assistam a reportagem a seguir:

"As micro-algas podem ser uma solução aos problemas energéticos, alimentares e ambientais. Essa é a convicção de uma equipa de investigadores da Universidade James Cook, na Austrália. Segundo as pesquisas, as algas microscópicas podem servir de complemento à alimentação do gado, têm a capacidade de produzir biocombustível e absorvem dióxido de carbono, contribuindo para a diminuição de emissões de CO2. Além disso, as micro-algas só necessitam de luz solar e de água para crescer."

Depois de assistir a reportagem pergunte aos alunos se eles faziam idéia de que algas podem ser utilizadas como combustíveis biodegradáveis. Em que outras situações as algas são utilizadas? Encomende uma breve pesquisa aos alunos sobre as aplicações ecológicas e econômicas das algas. O resultado da pesquisa deverá ser organizado em mapas conceituais.
O Portal do Professor disponibiliza o áudio que fala um pouco sobre as algas.

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Prof meio ambiente p06 os rios praias oceanos e mares (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15953. Acessado dia 06/10/09)

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  • Onde podemos encontrar estes organismos?
  • Qual a importância deles para o ambiente?


Sugerimos alguns experimentos para mostrar aos alunos como as algas participam do nosso dia-a-dia e como estão envolvidas com processos industriais e ciclos biogeoquímicos da natureza.

Você sabia que as algas fazem parte de uma série de alimentos? Muitas vezes comemos algas ou substâncias extraídas dela sem saber. O sítio Ciência Viva, traz um experimento simples, que pode mostrar como um alimento cotidiano como a gelatina tem a ver com as algas. Acesse o sítio pelo endereço a seguir: http://www.cienciaviva.pt/docs/gelatinanovo.pdf (acessado 03/10/09). Após a realização da experiência, pergunte aos alunos:

  • Que estrutura é retirada das algas?
  • Essa substância faz parte de que produtos?

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Absorção de CO2 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14676. Acessado dia 06/10/09).

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  • De que maneira as algas estão envolvidas com o ciclo de carbono?

Pesquise sobre a capacidade de absorção de dióxido de carbono pelas algas.

  • É correto dizer que os oceanos represe ntam os pulmões do planeta? Por que?

Peça que os alunos redijam relatórios sobre as duas experiências realizadas. 

Algumas algas apresentam formas muito bonitas, especialmente as do grupo Diatomáceas. O sítio sugerido a seguir tem uma série de imagens de algas que podem ser mostradas aos alunos e relacionar suas formas com sólidos geométricos e texturas. Peça ajuda aos professores de matemática e artes para embasar estes conhecimentos. E instrua os alunos a escolher u ma imagem e a partir dela fazer uma composição bidimension al.
Aproveite para lançar o questionamento:

  • As formas que as algas apresentam têm algum propósito?
  • Qual seria ele?
  • Essas carapaças de diatomáceas podem ser aproveitadas pelo ser humano?
  • De que maneira?


Agora os alunos já têm um conhecimento bastante aprofundado sobre as algas. Instrua-os a ler e escolher uma das notícias selecionadas para um pequeno debate em grupos de 3 a 4 integrantes. Eles deverão apontar em cada reportagem de que maneira as algas podem ajudar o ser humano e o ambiente. Quais são os princípios ativos ou processos fisiológicos que estes organismos possuem que faz deles protagonistas destas manchetes.

Ao final eles deverão entregar ao professor suas colocações e pesquisas em um documento, escrito por todos os integrantes. Uma idéia de fazer isso, utilizando o laboratório de informática é usar dos documentos de escrita colaborativa como o Google Docs.


Peça que os alunos retomem os mapas conceituais iniciados e os complementem com o conhecimento adquirido e as imagens visualizadas durante as aulas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os rios praias oceanos e mares Áudio
Absorção de CO2 Experimento prático
Recursos Complementares

Brasil Escola, “Algas”, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/algas.htm (acessado dia 06/10/09).
Educação UOL, “A importância ecológica e econômica das algas”, disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u89.jhtm (acessado dia 06/10/09).

Avaliação

Use das produções dos alunos nestas aulas para basear sua avaliação. Os relatórios e documentos de escrita colaborativa poderão ser analisados sob critérios como organização, espírito de equipe, desenvolvimento de escrita técnica (científica), entre outros. E os mapas conceituais também podem servir como objeto de avaliação dos alunos e análise se os objetivos da aula foram atingidos. Caso haja conceitos ou ligações errôneas nos mapas, vale a pena o professor retomar o conteúdo com os alunos.

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