30/10/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.
Nos 15 minutos iniciais da aula, explique que o Empuxo é a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso e no resto da aula use o laboratório de informática para trabalhar o recurso postado na aula.
Peça aos alunos que formem duplas ou trios e os incentive explorar todas as ferramentas do recurso.
O professor deve verificar o que os alunos estão fazendo, como estão explorando os recursos, bem como questioná-los e esclarecer as dúvidas que surgirem.
Para que os alunos não fiquem dispersos, propomos uma atividade para eles verificarem o comportamento das bolas de isopor, chumbo e tênis nos três tipos de líquidos disponíveis no recurso como é mostrado na figura a seguir:
Na ferramenta demonstrada acima os alunos visualizaram o empuxo agindo sobre cada bolinha e será percebido que ela muda dependendo da densidade de cada material, pois se o material for mais denso (ex: bola de chumbo) ele irá afundar e se for menos denso (ex: bola de isopor) irá flutuar.
Juntamente com essa demonstração os alunos conseguiram ver que podemos igualar o peso com o empuxo, pois somente essas 2 forças agem na bolinha em equilíbrio.
Observação um: Se na sua escola tiver alguns alunos estagiários de Física, peça para que eles acompanharem você nesta atividade. Assim, eles poderão lhe auxiliar a esclarecer dúvidas dos alunos.
Observação dois: Para melhor desenvolvimento dos conceitos de hidrostática é recomendado que na antes dessa aula seja trabalhada a aula “Hidrostática – Parte I” disponível no site do Portal do professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Experimentando a hidrostática | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!