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Hidrostática – Parte II

 

30/10/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Conceitos de Hidrostática: Empuxo.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para uma melhor compreensão do recurso postado na aula, o aluno deve ter conhecimento de pressão de forças e de líquidos.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.

Nos 15 minutos iniciais da aula, explique que o Empuxo é a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso e no resto da aula use o laboratório de informática para trabalhar o recurso postado na aula.

Peça aos alunos que formem duplas ou trios e os incentive explorar todas as ferramentas do recurso.


Experimentando a hidrostática


O professor deve verificar o que os alunos estão fazendo, como estão explorando os recursos, bem como questioná-los e esclarecer as dúvidas que surgirem.
Para que os alunos não fiquem dispersos, propomos uma atividade para eles verificarem o comportamento das bolas de isopor, chumbo e tênis nos três tipos de líquidos disponíveis no recurso como é mostrado na figura a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/915/imagens/empuxo.JPG

Na ferramenta demonstrada acima os alunos visualizaram o empuxo agindo sobre cada bolinha e será percebido que ela muda dependendo da densidade de cada material, pois se o material for mais denso (ex: bola de chumbo) ele irá afundar e se for menos denso (ex: bola de isopor) irá flutuar.
Juntamente com essa demonstração os alunos conseguiram ver que podemos igualar o peso com o empuxo, pois somente essas 2 forças agem na bolinha em equilíbrio.
Observação um: Se na sua escola tiver alguns alunos estagiários de Física, peça para que eles acompanharem você nesta atividade. Assim, eles poderão lhe auxiliar a esclarecer dúvidas dos alunos.
Observação dois: Para melhor desenvolvimento dos conceitos de hidrostática é recomendado que na antes dessa aula seja trabalhada a aula “Hidrostática – Parte I” disponível no site do Portal do professor.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Experimentando a hidrostática Animação/simulação
Recursos Complementares
Demais recursos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1419/sim_empuxo_blocoemola.htm; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10892/empuxo.pdf Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_T01_01.asp; http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_T01_04.asp; http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_41.asp
Avaliação
Avalie o desenvolvimento dos experimentos e envolvimentos dos alunos nos mesmos. Além disso, sugerimos que, considerando a complexidade dos temas trabalhados no recurso nas aulas hidrostática parte I e II (este trabalha três teoremas fundamentais na hidrostática), o professor utilize esta aula como revisão de tais conceitos.
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