05/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, salve o endereço da simulação e o endereço da tabela periódica virtual em cada um dos computadores do laboratório de informática.
Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, pergunte para eles 0 que é um fóssil? Teremos diversas respostas, mas todas tenderão para a questão da idade, ou seja, os fósseis são coisas muito antigas. Caso os alunos não respondam isso, faça-os lembrar dos dinossauros, que viveram na Terra há milhões de anos. Em seguida, peça para que eles abram a simulação abaixo:
Tempo de meia-vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=937
Figura 1 – Tela inicial do recurso
Divida a turma em três grupos, cada grupo deverá responder as questões abaixo, para isso eles poderão utilizar as informações presentes na simulação.
1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?
2 – O que é o carbono-14 (C-14)?
Professor, auxilie os alunos tirando as eventuais dúvidas sobre a simulação. Depois que os grupos responderem as questões, reserve de 10 a 15 minutos para que eles socializem as respostas, mas deixe-os à vontade para esse procedimento.
Essa simulação possui um aplicativo que permite gerar dados e plotar gráficos da massa do radioisótopo em função do tempo. Deixe que os alunos trabalhem com esse aplicativo. Peça para que eles anotem os radioisótopos disponíveis nessa ferramenta.
Figura 2 – Radioisótopos disponíveis na simulação
Após isso, pergunte aos alunos qual o número de massa (A) do carbono-14? Os alunos responderão que o número de massa é igual a 14 (informação presente na simulação). Em seguida, peça para que os alunos encontrem o número de massa do carbono (C) na tabela periódica. Eles poderão utilizar a tabela periódica presente nos livros didáticos ou então a tabela periódica abaixo:
Tabela periódica virtual 2.0
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777
Figura 3 – Tela inicial do recurso
Os alunos encontrarão que o número de massa do carbono é igual a 12. Alguns alunos irão questionar que na tabela periódica o número de massa do carbono é 12 e na simulação é 14.
Esse procedimento deverá ser feito para que os alunos identifiquem a principal características dos isótopos. Para tornar mais interessante, os alunos deverão assistir ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=oTLZSXOSgF0
Figura 4 – Imagem do vídeo
Professor, utilize o vídeo para explicar os conceitos de isótonos, isóbaros e isótopos.
Em seguida, explique aos alunos que o C-12 e o C-14 são isótopos, ou seja, possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.
Após isso, peça para que os alunos construam uma tabela utilizando os dados da simulação e da tabela periódica. Nessa tabela deverá constar os radioisótopos presentes na simulação, os números de massa presentes na simulação e na tabela periódica.
Elemento Químico | No de massa na simulação | No de massa na tabela periódica |
Carbono | 14 | 12 |
Cobalto | 60 | |
Iodo | ||
Césio | ||
Polônio | ||
Radônio |
Explique aos alunos que a tabela periódica mostra a massa do isótopo mais abundante.
Depois da construção da tabela, peça para que os alunos pesquisem na internet e/ou nos seus livros didáticos, a aplicação dos radioisótopos presentes na simulação. Mais uma vez divida a turma em três grupos, peça para que o primeiro grupo pesquise sobre a aplicação dos isótopos do carbono, o segundo sobre a aplicação dos isótopos do cobalto e o terceiro sobre a aplicação dos isótopos do iodo. Por fim, depois da pesquisa cada grupo deverá expor os resultados da sua pesquisa para os demais grupos.
Para sistematizar a aula, os alunos deverão fazer um relatório sobre os conceitos trabalhados na aula. Nesse relatório deverá constar um resumo do funcionamento da simulação Tempo de meia-vida; os conceitos de isótopos; isótonos; isóbaros e isótopos; e as respostas das questões propostas ao longo da aula.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e a tabela periódica aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Tempo de meia-vida | Animação/simulação |
A Química do tempo: Carbono -14
Para saber como criar o blog clique no link abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
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16/05/2011
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