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Isótopos: conceito e aplicação

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar isótopos, isóbaros e isótonos;
  • Identificar a utilização do isótopo carbono-14 para a datação de fósseis.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Número de massa, número atômico e número de nêutrons;
  • Elemento químico;
  • Prótons, nêutrons e elétrons.
Estratégias e recursos da aula

Professor, salve o endereço da simulação e o endereço da tabela periódica virtual em cada um dos computadores do laboratório de informática.

Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, pergunte para eles 0 que é um fóssil? Teremos diversas respostas, mas todas tenderão para a questão da idade, ou seja, os fósseis são coisas muito antigas. Caso os alunos não respondam isso, faça-os lembrar dos dinossauros, que viveram na Terra há milhões de anos. Em seguida, peça para que eles abram a simulação abaixo:

Tempo de meia-vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=937

Tempo de meia-vida

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Figura 1 – Tela inicial do recurso

Divida a turma em três grupos, cada grupo deverá responder as questões abaixo, para isso eles poderão utilizar as informações presentes na simulação.

1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?
2 – O que é o carbono-14 (C-14)?

Professor, auxilie os alunos tirando as eventuais dúvidas sobre a simulação. Depois que os grupos responderem as questões, reserve de 10 a 15 minutos para que eles socializem as respostas, mas deixe-os à vontade para esse procedimento.

Essa simulação possui um aplicativo que permite gerar dados e plotar gráficos da massa do radioisótopo em função do tempo. Deixe que os alunos trabalhem com esse aplicativo. Peça para que eles anotem os radioisótopos disponíveis nessa ferramenta.

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Figura 2 – Radioisótopos disponíveis na simulação

Após isso, pergunte aos alunos qual o número de massa (A) do carbono-14? Os alunos responderão que o número de massa é igual a 14 (informação presente na simulação). Em seguida, peça para que os alunos encontrem o número de massa do carbono (C) na tabela periódica. Eles poderão utilizar a tabela periódica presente nos livros didáticos ou então a tabela periódica abaixo:

Tabela periódica virtual 2.0
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777

Figura 3 – Tela inicial do recurso

Os alunos encontrarão que o número de massa do carbono é igual a 12. Alguns alunos irão questionar que na tabela periódica o número de massa do carbono é 12 e na simulação é 14.

Esse procedimento deverá ser feito para que os alunos identifiquem a principal características dos isótopos. Para tornar mais interessante, os alunos deverão assistir ao vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=oTLZSXOSgF0

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Figura 4 – Imagem do vídeo

Professor, utilize o vídeo para explicar os conceitos de isótonos, isóbaros e isótopos.

Em seguida, explique aos alunos que o C-12 e o C-14 são isótopos, ou seja, possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.


Após isso, peça para que os alunos construam uma tabela utilizando os dados da simulação e da tabela periódica. Nessa tabela deverá constar os radioisótopos presentes na simulação, os números de massa presentes na simulação e na tabela periódica.

Tabela 1 - Número de massa dos isótopos presentes na simulação
Elemento Químico No de massa na simulação No de massa na tabela periódica
Carbono 14 12
Cobalto 60
Iodo
Césio
Polônio
Radônio

Explique aos alunos que a tabela periódica mostra a massa do isótopo mais abundante.

Depois da construção da tabela, peça para que os alunos pesquisem na internet e/ou nos seus livros didáticos, a aplicação dos radioisótopos presentes na simulação. Mais uma vez divida a turma em três grupos, peça para que o primeiro grupo pesquise sobre a aplicação dos isótopos do carbono, o segundo sobre a aplicação dos isótopos do cobalto e o terceiro sobre a aplicação dos isótopos do iodo. Por fim, depois da pesquisa cada grupo deverá expor os resultados da sua pesquisa para os demais grupos.

Para sistematizar a aula, os alunos deverão fazer um relatório sobre os conceitos trabalhados na aula. Nesse relatório deverá constar um resumo do funcionamento da simulação Tempo de meia-vida; os conceitos de isótopos; isótonos; isóbaros e isótopos; e as respostas das questões propostas ao longo da aula.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e a tabela periódica aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tempo de meia-vida Animação/simulação
Recursos Complementares
Artigo da Revista Química Nova na Escola

A Química do tempo: Carbono -14

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf

Avaliação
Os alunos serão avaliados através do relatório produzido no final da aula. Além disso, você poderá sugerir a criação de um blog pelos alunos, onde eles deverão colocar as informações abordadas na aula.

Para saber como criar o blog clique no link abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

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