Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Abundância dos elementos químicos

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar abundância;
  • Identificar a abundância dos isótopos de alguns elementos químicos;
  • Construir gráficos em forma de pizza, utilizando um programa computacional.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Número de massa, número atômico e número de nêutrons;
  • Construção de gráficos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, salve os endereços das simulações em cada um dos computadores do laboratório de informática.

Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, Pergunte para eles como é determinada a idade dos fósseis? Provavelmente alguns alunos responderão que é através do carbono-14 (C-14). Mesmo que isso não ocorra, informe aos alunos que eles terão mais informações na simulação abaixo:

Tempo de meia-vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=937

Tempo de meia-vida

 undefined

Figura 1 – Tela inicial do recurso

Os alunos deverão ver a simulação e em seguida, responder as questões abaixo:

1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?
2 – O que é o carbono-14 (C-14)?
Essa simulação possui um aplicativo que permite gerar dados e plotar gráficos da massa do radioisótopo em função do tempo. Deixe que os alunos trabalhem com esse aplicativo. Peça para que eles anotem os radioisótopos disponíveis nessa ferramenta.

undefined

Figura 2 – Radioisótopos disponíveis na simulação

Após isso, pergunte aos alunos qual o número de massa (A) do carbono-14? Os alunos responderão que o número de massa é igual a 14. Em seguida, peça para que os alunos encontrem o número de massa do carbono (C) na tabela periódica. Eles poderão utilizar a tabela periódica presente nos livros didáticos ou então a tabela periódica abaixo:

Tabela periódica virtual 2.0
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777

Figura 3 – Tela inicial do recurso

Os alunos encontrarão que o número de massa do carbono é igual a 12. Alguns alunos irão questionar que na tabela periódica o número de massa do carbono é 12 e na simulação é 14.

Em seguida, explique aos alunos que o C-12 e o C-14 são isótopos, ou seja, possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.
Após isso, peça para que os alunos construam uma tabela utilizando os dados da simulação e da tabela periódica. Nessa tabela deverá constar os radioisótopos presentes na simulação, os números de massa presentes na simulação e na tabela periódica.

Tabela 1 - Número de massa dos isótopos presentes na simulação
Elemento Químico No de massa na simulação No de massa na tabela periódica
Carbono 14 12
Cobalto 60
Iodo
Césio
Polônio
Radônio

Após a construção da tabela faça a seguinte pergunta aos alunos:1 – O carbono-14 é encontrado na mesma proporção do qu e o carbono-12? Antes que os alunos respondam, peça para que eles abram a simulação abaixo para responder a questão proposta.

Abundância
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18000

Abundância

 undefined

Figura 4 – Tela inicial do recurso

Obs.: professor, instale o aplicativo Flash Player para executar a simulação. Essa simulação mostra a abundância do isótopo de cada um dos elementos, para isso, primeiramente deve-se selecionar o elemento e depois escolher o isótopo.

Os alunos deverão selecionar o elemento químico carbono (C) e escolher os isótopos C-12, C-13 e C-14 e anotar a respectiva abundância de cada um.

undefined

Figura 5 – abundância dos elementos químicos

Professor, utilize este momento para explicar o conceito de abundância. Feito isso, os alunos deverão construir uma tabela que conste: os isótopos dos elementos presentes na simulação: Tempo de meia-vida com as suas respectivas abundâncias.

Professor, caso o professor de Matemática da sua escola esteja trabalhando com o conteúdo de porcentagem, você poderá, junto com ele, trabalhar a construção de gráficos em forma de pizza utilizando os dados da abundância dos isótopos da tabela construída pelos alunos. Caso não seja possível essa interdisciplinaridade, você poderá explicar esse conteúdo. Após a explicação, peça para que os alunos escolham um dos elementos e construam um gráfico da abundância dos seus isótopos.

undefined

Figura 6 – Gráfico da abundância dos isótopos do Carbono

Para sistematizar a aula, os alunos deverão fazer um relatório sobre os conceitos trabalhados na aula. Nesse relatório deverá constar um resumo do funcionamento da simulação Abundância e o gráfico construído no final da aula.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Abundância Animação/simulação
Recursos Complementares
Artigo da Revista Química Nova na Escola

A Química do tempo: Carbono -14

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf

Avaliação

Os alunos serão avaliados através do relatório produzido no final da aula. Além disso, poderá pedir para que os alunos construam mais gráficos da abundância dos elementos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • BENIZIA SANTANA LUZ, SEED-DEA , Sergipe - disse:
    bennyluz@terra.com.br

    21/07/2010

    Três estrelas

    O CONTEÚDO APRESENTADO CONTRIBUI PARA AUXILIAR O PROFESSOR NA APESENTAÇÃO DO ASSUNTO EM SALA DE AULA, FAVORECENDO NA APRENDIZAGEM, POIS ESTES CONTEÚDO QUANDO APRESENTADO SEM REFERÊNCIA PARA A IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO SOCIAL E DO INDIVÍDUO FICA APENAS NA TEORICA "FORMAL" ,O QUE PARA O ALUNO NÃO É RELEVANTE APRENDER. PORTANTO, ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR UTILIZANDO SOFTWARE TORNA-SE MAIS AGRADÁVEL PARA O ALUNO APRENDER.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.