Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de Pique

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender as várias formas de brincar de pique.

Reconhecer os pique no ambito das brincadeiras populares.

Perceber alternativas para a competição que os levem a cooperação.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min./total:150 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIA INICIAL

Reunir a turma e verificar se brincam de pique.

Identificar os pique na categaoria de jogos e brincadeiras populares.

Identicar os piques que conhecem e se há difernçar na forma de brincar entre os alunos.

Apontar os locais em que os alunos costumam brincar de pique.

Se algum aluno não brinca de pique, discutir porque isto ocorre (prefere computadores, não há locais).

Ver como a arquitetura e violencia  urbana, hoje impede esta forma de brincar.

Espaço: quadra, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilitar o desenvolvimento da atividade.

Material: bandeira ( pode ser usado garrafa pet, cones, coletes, pedaço de madeira ou bolas).

Aula 1

undefined

Atividade

Pique Bandeira

Os alunos serão divididos em duas equipes e cada equipe ficará com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada quadra é colocada a bandeira da equipe. O objetivo é conquistar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário correndo.

Quando um ou mais alunos tentarem atravessar o campo inimigo, precisa cuidar para não ser pego por nenhum de seus adversários, senão fica “colado” no local que foram pegos e não pode mais ajudar seu time enquanto colados. Os jogadores colados no campo adversário só podem ser libertados pelo toque de um de seus compa nheiros de time.

Sugerir que as equipes criem est ratégias para o jogo, como dividir a equipe de modo que parte do time se dedicque à conquista da bandeira do outro, e outra fique incumbida de proteger a sua própria bandeira evitando que os adversários che guem até ela, e de vigiar os colados, para que seus colegas não o libertem.
O jogo acaba quando uma das equipes conseguir trazer para seu campo a bandeira da outra equipe.

Variação

Aumentar a quantidade das bandeiras, sendo que cada jogador só pode passar com uma bandeira por vez. Vence a equipe que primeiro resgatar todas as suas bandeiras.

Aula 2

undefined

Atividade

Pique Esconde
Inicialmente um aluno é escolhido para ser o pegador. Após o sinal de esconder ele deverá tapar o rosto de modo a não ver onde irão se esconder os participantes, devendo“contar" para dar o tempo necessário para os jogadores se esconderem. Após terminar a contagem deverá procurar os partcipantes. Geralmente esse aluno é escolhido pelo método do 'zerinho ou um' ou ainda 'zerinho ou um americano', caso a brincadeira já tenha começado e chega um novo participante querendo brincar, a pessoa que chegou é quem vai “contar e procurar". Depois disso escolhe-se uma base, um local onde os alunos devem 'bater seu nome', estando desta forma "salvo". Pode ser um poste ou um lugar na parede. O aluno que vai contar fica na base e começa a contar até trinta, enquanto ele conta (sem olhar para trás) os outros alunos escondem-se, ao terminar a contagem, o aluno grita: "Lá vou eu!" e sai à procura dos alunos que estão escondidos. Ao encontrar alguém, o aluno q ue estava contando c orre de volta até a base, deve encostar a mão na base e gritar um dois três mais o nome do aluno que foi pego. Caso o aluno que foi encontrado consiga chegar primeiro na base e dizer um dois três salve eu e ele está 'salvo'!

No fim do pique, têm que escolher um novo aluno para contar, as pessoas salvas ficam descartadas, apenas as que não conseguiram se salvar é que vão concorrer ' para poder contar e procurar. Há formas de brincar de pique esconde que colocam o primeiro que foi encontrado, outras o último e há ainda aquelas que tiram 'zerinho ou um' entre os alunos não são salvos.

Outra variável é um conhecido um dois três salve todos", é a frase que o último aluno a ser encontrado deve dizer ao chegar na base (caso o aluno que esteja a procura não chegue primeiro). Ao dizer essa frase todos os alunos encontrados ficam salvas e quem havia ido contar da vez anterior, vai novamente (Isso não é interessante quando se tem muitas crianças brincando). Outro fator é não poder dizer o nome errado do aluno que foi encontrado e por isso os vultos devem ser ignorados, deve-se ter certeza do aluno que foi visto. Caso o nome do aluno tenha sido dito errado, ocorre o chamado "gorar o ovo"! Quando aluno que está procurando 'gora o ovo', ele deve ir contar de novo.

Aula 3

Atividade 1

Pique Pega

Escolhe-se um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos se afastarem e depois correr atrás deles, até pegar um encostando a mão nas costas. Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ultrapassar o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir! Essa é a brincadeira que mais possui variações, na intenção de dificultar e/ou divertir mais.

Atividade 2

Pique Ajuda

Uma brincadeira simples, ao estilo do pique pega. Quando o 'pegador' conseguir pegar o primeiro aluno, os dois juntos vão ser pegadores e terão que pegar o restante. Cada aluno que for pego vai entrando para equipe dos 'pegadores'. É evidente que no final sobrará só um aluno a ser pego. O mesmo então se torna o ganhador da brincadeira e tem o direito de escolher quem começará sendo o pegador da próxima rodada!

Atividade 3

Pique Altura

Essa brincadeira é outra variação do pique pega, onde o pegador deve sair correndo e tentar pegar os outros participantes. Só que nessa versão existe uma base para subir que pode ser um banco da escola, grade ou escada.

O pegador não pode pegar ninguém que esteja em cima de um banco, grade ou escada e o pegador poderá somente pegar os participantes que estão correndo pelo chão. Ninguém pode passar a brincadeira toda em cima de uma base e o professor pode determinar um tempo de dez segundos para os alunos ficarem em cima da base e os alunos que forem pouco vistos correndo pelo chão tornam-se os pegadores, pois todos devem estar em c onstante movimentação!

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos compreendem as estratégias utilizadas para realizar os objetivos dos piques. Reconhecer que ao utilizar as estratégias, não é preciso ser mais forte, ágil ou veloz do que todos para participarem das brincadeiras do pique.

Identificaram todas as possibilidades das brincadeiras para aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

Verificar sobre a participação de todos os alunos. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.