Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


In a restaurant!!!

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno trabalhará vocabulário referente a pedidos em um restaurante e ampliará o léxico referente a comida, alimentação e profissionais que trabalham em ambientes voltados para refeições.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos cada, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento prévio de:

- simple present.

-adjetivos descritivos (para descrever comida).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1.

Apresente as seguintes figuras e depois questione seus alunos.

Observação: Poderão ser recortadas figuras de revistas. Caso precise cole-as em uma cartolina para fazer a devida apresentação.

Figura 1: Garçom
Fonte: http://s3.amazonaws.com/rede_prod/assets/0040/6455/gar%C3%A7om.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)

Pergunte: “What does he do?”
Resposta: He is a waiter.

Figura 2: Cozinheiro
Fonte: http://cpc.com.pt/IN/images/Gorro%20de%20Cozinheiro_1.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)

Pergunte:“What does he do?”
Resposta: He is a cook.

Figura 3: Cozinha de um restaurante.
Fonte: http://www.abaga.com.br/imagens_upload/IMG_4577.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)

Pergunte: “Where are they?”
Resposta: They are in a restaurant’s kitchen.

Figura 4: Garçom servindo clientes.
Fonte: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMR/IMR655/IS098Q992.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)

Logo após a apresentação das figuras questione seus alunos:

“Do you know how to order food in a restaurant?” How do you order your food in a:

SNACK BAR

Figura 5: Lanchonete
Fonte: http://images02.olx.com.br/ui/2/93/20/17379320_1.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)


ELEGANT RESTAURANT

Figura 6: Restaurante elegante.
Fonte: http://www.avidaebela.com/fotos/produtos/rios.jpg  (acesso em 07 de Outubro de 2009)

Observe as respostas que seus alunos fornecerem. Eles deverão perceber que não é indicado, fazer pedidos da mesma maneira, nos locais mostrados pelas figuras 5 e 6.

Continue perguntando:
a- What can be eaten in an elegant restaurant?
Respostas poderão variar.
b- What can be eaten in a snack bar?
Respostas poderão variar.
c- If you can choose, in which one would you like to have a meal? Why?
Respostas variadas.

Sugestão: Como dever de casa, peça aos alunos que pesquisem a respeito dos diversos locais (bares, restaurantes, barracas, etc.) que servem comida atualmente. Incentive-os a conhecerem o cardápio desses lugares em inglês.

Ex: 100 Frescura Burguer. Cheese Burguer= hambúrguer feito com queijo.

Sugestão:Verifique a pesquis a dos alunos. Se possível, monte cartazes para expor a produção dos mesmos. Corrija possíveis erros ortográficos nesses cartazes e peça que eles apresentem os lugares pesquisados para os colegas. A pesquisa ficará mais interessante se eles procurarem a respeito de restaurantes, lanchonetes que eles freqüentam .

Aula 2.

Volte às figuras apresentadas na aula 1 e pergunte aos alunos o que eles comeriam nos locais mostrados.


“What do you eat in a restaurant like this?”

Escreva as respostas dos alunos o quadro (já em ingles). Separe-as de acordo com o tipo de restaurante.

Logo após apresente aos alunos o cardápio e as informações sobre o restaurante a seguir: http://www.bridgeandtunnelclub.com/bigmap/queens/menus/malagueta.htm  
(acesso em 24 de Outubro de 2009)

Observação: Se quiser, use informações a respeito de restaurantes da localidade na qual a escola está inserida.

Dessa forma, peça que identifiquem as principais informações contidas na apresentação do restaurante em questão. Se for necessário, guie os alunos com as seguintes perguntas:

a- What is the name of the restaurant?
b- What is its address?
c- In which days does it open?
d- What is its telephone number?
e- Does it have a website?
f- Who is the owner? And the chef?

Depois, incentive os alunos a observarem o cardápio oferecido para o jantar neste local. Pergunte aos estudantes:

a- Do you like the food offered in this restaurant?
b- What kind of food is served ?

Assim que os alunos responderem às questões propostas anteriormente, incentive-os a, em grupos de 4 a 5 pessoas, identificarem como são preparados os pratos oferecidos no cardápio.

Sugestão: Os alunos deverão escrever nos cadernos quais são os principais ingredientes de cada prato.

Aula 3.

Usando a apresentação do restaurante da aula 2, peça aos alunos que identifiquem a maneira com que essas comidas são preparadas e qual(is) é(são) a(s) característica(s) das mesmas. Ex: a spicy cream, roasted red pepper.

Logo após, apresente a seguinte atividade aos alunos:


Food, food, and more food!

Activity type: Contest

Time: 10–15 minutes

Preparation: None (possible prize for contest winners)

Procedure: Have students form pairs. Explain that this is a contest where each pair has three minutes to think of and list as many items as possible for each category of food that you write on the board. Write some (or all) of the following categories on the board:
Appetizers
Beverages
Spicy foods
Red foods
Yellow foods
Green foods
Main courses
Desserts
Side dishes
Salty foods
Bitter foods
Fruits
Vegetables
After three minutes, say "Stop!" Read each category on the board out loud, and have the pairs read out the different foods that they listed. If a food is mentioned by more than one pair, then no points are awarded. Points are awarded only for unique answers. The pair with the most points wins.

Option: Instead of giving students the categories, have the class brainstorm their own. Then play the game as it is described above.


Fonte: http://www.cambridge.org/us/esl/letstalk/support/optional/l1u06oa.htm (a cesso em 24 de Outubro de 2009)

Observação: Caso haja possibilidade, utilize dicionários bilíngües. Verifique o dicionário sugerido em Recursos Complementares.

Sugestão: http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/vegetable/vegetables.html (acesso em 24 de Outubro de 2009) há exercícios e flashcards de vocabulário que poderão ser impressos e usados como recursos para praticar vocabulário referente a alimentos com seus alunos.

Aula 4.

Mostre ao s alunos como fazer, educadamente, pedidos em resta urantes.

Em: http://www.audioenglish.net/english-learning/english_dialogue_restaurant_ordering_breakfast_3.htm  (acesso em 24 de Outubro de 2009) é apresentado um diálogo, com áudio, descrevendo um pedido de café da manhã em um restaurante.

Enfatize as perguntas feitas pelo garçom. Ex: “Are you ready to order?” Mostre também como o cliente responde a essa pergunta: “Yes, I am, thank you. I’ll have three scrambled eggs...”

Mostre aos alunos que existem outras formas de fazer pedidos:

I want..
I would like..
Get me…

Para mais um exemplo de como fazer pedidos em restaurantes, acesse:
http://www.audioenglish.net/english-learning/english_dialogue_restaurant_lunch_and_dinner_1.htm  (acesso em 24 de Outubro de 2009) - ordering lunch and dinner.

Sugestão: Pratique com os alunos os diálogos sugeridos. O vocabulário sobre alimentos deverá ser substituído por aqueles estudados na aula 3.

Em: http://www.dailyefl.com/wp-content/uploads/2009/01/restaurant-roleplay2.doc  (acesso em 24 de Outubro de 2009) existe um role-play que poderá servir como recurso para ajudar na aquisição do conhecimento estudado até então.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.


RECURSO - Dictionary.com


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 07 de Outubro de 2009)

Avaliação

Incentive os alunos a criarem restaurantes. Divida a sala em grupos de 6 a 8 pessoas. Eles deverão criar nome, telefone, etc. (tudo em inglês) para o restaurante. O cardápio deverá ser distribuído para todos (e deverá ser avaliado como exercício de writing). Os alunos também deverão ser avaliados oralmente. Escolha um local dentro da escola para que todos os restaurantes sejam montados e assim, outros alunos e professores possam visitá-los. Eles devem se dividir nos papéis de cliente, garçons, chefes, etc e simular um atendimento. Incentive-os a usar todo o vocabulário aprendido durante as quatro aulas. O restaurante mais organizado, com cardápio mais elaborado e que agrade mais o público poderá ser premiado (caixa de bombom, por exemplo)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.