Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Divisores de um número

 

19/10/2008

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os divisores de um número
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Divisor e regras de divisibilidade
Estratégias e recursos da aula

          Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Divisores de um número” com seus alunos. Para iniciar verifique como esta o conhecimento divisor e regras de divisibilidade. Para isto, faça alguns questionamentos como:
                    • Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
                    • 10 é divisível por 2? Por quê?
                    • Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
                    • 10 é divisível por 2? Por quê?
                    • Os de divisores de 4? 
                    • Os divisores de 5? 
                    • Os divisores de 6?
                    • Os divisores de 9?

           Professor seria interessante colocar para seus alunos alguma situação problema que envolva o assunto “Divisores de um número”, como por exemplo: “Sheila fabrica doces e salgados caseiros. Para um determinado café da manhã, ela foi contratada para fazer 12 pães especiais e pretende entregá-los em caixas decoradas, nas seguintes condições: todas as caixas devem conter a mesma quantidade de pães e nenhum pão pode sobrar fora delas. Quais são as possibilidades que ela tem para fazer o pedido?

          Peça aos alunos que tentem resolver o problema e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

      Após o debate, leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de todos acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/divisores.htm  e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg .Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_29_Fig01.jpg

          Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre divisores de um número. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_29_Fig02.jpg

          Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem. 
          

          Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo divisores de um número. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_22-Fig04.jpg , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_29_Fig03.jpg

          As instruções do aplicativo aparecem logo no início do exercício. Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/921/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem os itens corretos com um “C” de certo e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

          Agora Professor, retome o problema inicial e peça a seus alunos que o resolva em uma folha de papel, ao final da resolução recolha a referida folha juntamente com a folha dos exercícios e as utilize como avaliação, pois você terá uma visão de antes e depois da correção dos exercícios.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.