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Proteínas - Estrutura protéica

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as proteínas, sua constituição e função. Reconhecer os 4 tipos de estruturas protéicas.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

As proteínas podem ser constituídas de moléculas globulares ou fibrosas. No primoro caso, as moléculas apresentam um enovelamento como pequeninos glóbulos. Já as proteínas fibrosas tem moléculas longas e desenroladas. No que se refere à estrutura geral das proteínas, tem-se quatro tipos:Estrututa primária, secundária, terciária e quaternária.
Uma proteína pode sofrer modificações em sua estrutura. Chamamos este processo de desnaturação. Desnaturação de proteínas é a perda da forma tridimensional de uma proteína e ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias.
No processo da febre alta, pode haver a desnaturação protéica.

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Professor, ao levar os alunos para o laboratório de informática, peça que acessem os seguintes recursos de aprendizagem:
 


 

 

 

Peça aos alunos que prestem atenção a forma das estruturas.

 

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Imagem retirada do sítio:www.usc.br


Mas nem sempre a desnaturação é ruim, a gelatina, é colágeno desnaturado. A desnaturação protéica pode contribuir também para a digestibilidade de algumas proteínas. Isso porque os organismos animais aproveitam os aminoácidos, e quanto mais próximo da estrutura primária, mais fácil de digerir!

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Peça aos alunos que pesquisem e relacionem os danos que febres altas podem causar ao organismo humano. Também peça que julguem se é verdadeira a afirmação:“Crianças pequenas podem ter febres altas sem prejuízo de danos, pois estão em desenvolvimento.” Eles devem pesquisar e justificar a resposta. Toda a pesquisa deverá ser entregue e feita individualmente.

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Enovelamento de proteínas com balões.

ATIVIDADE LÚDICA:
OBJETIVO: Fixação de conceitos de maneira lúdica.
MATERIAL: Bexigas compridas, tipo “lingüiça”.
A intenção desta atividade é demonstrar as estruturas protéicas. Cada aluno deverá ficar com uma bexiga e enchê-la de modo que não estoure. Assim que encherem, peça para que os alunos correlacionem o formato da bexiga com uma estrutura protéica (no caso, a primária). Após isto, peça que eles torçam a bexiga, como na modelagem com balões, cuidando para não estourá-las. Novamente questione sobre qual seria a estrutura correlata. Para fazer a estrutura terciária, os alunos devem torcer a bexiga sobre si mesma (É possível que estoure, se o professor ver que não dá certo, peça que parem e imaginem como seria a bexiga na estrutura terciária). Para a estrutura quaternária, os alunos deverão fazer pares ou trios e “misturarem” suas bexigas, tentando enrolar uma na outra.
Desnaturação de proteínas.
Pode-se fazer o processo de desnaturação protéica, pedindo aos alunos que tentem separar as bexigas, e correlacionando a pêra da forma quaternária para a terciária. E assim por diante. Da estrutura primária, não é possível desnaturar sem estourar a bexiga. Se o professor achar interessante, mencione que o processo de desnaturação da estrutura primária ocasiona perda funcional da proteína.

Na falta de bexigas, o professor poderá fazer uma atividade lúdica em grupo.
Para isto ele precisará apenas de espaço físico e dos alunos em pé.
Peça que os alunos façam duas filas, uma de frente para a outra. Explique que estas duas filas representam duas proteínas, na estrutura primária. Peça aos alunos para darem as mãos. Professor, segure os primeiros alunos de cada fila, dando as mãos a eles. Peça que o último aluno caminhe até você, sem que ninguém largue as mãos. Quando ele chegar em frente ao aluno ao seu lado, levante seu braço e o do aluno, formando um “túnel” para todos os alunos da fila passarem. Isto vai fazer seu primeiro aluno se “torcer”, cruzando os braços. Peça que repitam o processo até passar por debaixo do braço de todos os alunos da fila. E assim acabaram de formar proteínas de estrutura secundária. Para formar a estrutura terciária, cada fila deverá se torcer de novo, da maneira mais confortável possível. Para a estrutura quaternária, as duas filas deverão se juntar, sem largar as mãos e sem cair no chão.

 

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imagem retirada de: www.medicina.med.up.pt

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Caso a escola tenha laboratório de ciências bem equipado, poderá fazer com os alunos experiências para ver as proteínas e suas funções.
Uma dos experimentos pode ser encontrado no seguinte endereço:
http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_proteinas/precipitacao_proteinas.htm

1 - DESNATURAÇÃO DA ALBUMINA COM SOLVENTE ORGÂNICO*
Professor, esta experiência pode ser feita como demonstração aos seus alunos.

OBJETIVO
Verificar a desnaturação de uma proteína por solvente orgânico.
MATERIAL E REAGENTES
álcool etílico (CH3CH2OH)
recipiente plástico vermelho
ovo
PROCEDIMENTO
Colocar álcool etílico no recipiente plástico até metade de seu volume. Adicionar um ovo sem a casca e esperar por aproximadamente 20 minutos. Peça aos alunos que anotem suas observações e explicar o que ocorreu.

QUESTÕES

1. O que são proteínas?
2. Como estão estruturadas as proteínas? Do que são constituídas?
3. Onde existe proteínas?
4. Qual a importância das proteínas para os organismos vivos?
5. Quais as funções que as proteínas desempenham no organismo?
6. Que características dos seres humanos que influenciam na necessidade de ingestão de proteínas diariamente?
7. Imagine que você é um nutricionista e precisa desenvolver um cardápio para estas 3 pessoas:
a. Um atacante de time de futebol./ Uma atleta olímpica.
b. Uma pessoa que está convalescendo de grande estada no hospital.
c. Um adolescente.

Os alunos deverão apresentar suas conclusões sobre as atividades no laboratório de informática, de química e questões propostas individualmente.

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http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/a-funcao-das-proteinas.php

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estrutura terciária das proteínas Animação/simulação
Estrutura das proteínas Animação/simulação
Avaliação
A avaliação se dará em cima das produções individuais dos alunos, por meio das pesquisas, relatórios e questões respondidas.
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