22/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
INTRODUÇÃO
As doenças genéticas ocorrem pela ausência de determinado gene, ou por este apresentar alguma modificação em sua constituição. Sendo assim, altera também a enzima ou proteína que ele decodifica.
Schematic relationship between biochemistry, genetics and molecular biology
Após visualizarem este recurso peça que abram o endereço abaixo e formem equipes de 3 integrantes, para realizar a webquest proposta.
http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=4558&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
Assim que terminarem instrua-os a pesquisar mais sobre a anemia falciforme e outras doenças genéticas.
Para facilitar a pesquisa, pode-se utilizar o roteiro abaixo:
1. Caracterizar e diferenciar as doenças genéticas conhecidas.
2. Diferenciar doenças genéticas de doenças congênitas.
3. Listar as principais doenças genéticas autossômicas e diferenciar o mecanismo de transmissão autossômico da herança influenciada pelo sexo, restrita ao sexo e exemplificá-las.
4. Explicar a relação entre a genética, bioquímica e biologia molecular.
5. Escolher uma entre as doenças listadas para fazer uma apresentação para os colegas, utilizando a tecnologia (computador, data-show ou TV multimídia).
Um filme interessante que mostra uma família lutando contra uma doença genética é “O Óleo de Lorenzo”.
O “Óleo de Lorenzo” é uma estória verdadeira, de um menino, Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico de seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Ao invés de simplesmente ficarem sentados aguardando os resultados dos estudos médicos, eles decidiram estudar nos livros de medicina e nos poucos artigos científicos da época, tudo que pudesse ajudar na compreensão do mecanismo de ação desta doença e assim poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas de Lorenzo.
Sinopse e imagem retirada de: http://www.ufscar.br/~clickcie/print.php?id=226
Professor, antes de passar o filme aos alunos recomende-os a ver os pontos importantes para a aula, inclusos na trama.
O filme é um drama, mas também mostra a força de vontade dos pais,e que a a postura pro-ativa das pessoas pode fazer a diferença. Após a exibição do filme, discuta com os alunos esses tópicos.
Nome | Tipo |
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Schematic relationship between biochemistry, genetics and molecular biology | Imagem |
Anemia falciforme | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
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15/09/2013
Quatro estrelasolá adorei a aula mas não consegui abrir o webquest
09/07/2011
Quatro estrelasMuita boa essa aula, principalmente os vídeos sugeridos
28/09/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula e de outras também deste site... está me ajudando muito!!!!!!!!!!! Parabéns à equipe.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente e muito interessante