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Meu vestido pendurado ali

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com imagens de algumas obras da artista mexicana Frida Kahlo, para conhecer um pouco de sua história e buscar estabelecer um vínculo entre as interpretações acerca da obra "Meu vestido pendurado ali" e o contexto da época, as dicotomias, bem como suas relações com a realidade atual.

Inspirado neste universo visceral exposto pela artista, será possível transpor a visão dos alunos para a expressão de trabalhos que em conjunto, possam constituir uma visão lúdica e criativa para a elaboração de um painel composto por vestidos "re-criados" e vasos sanitários, constituindo uma colagem que traduza novos olhares imaginativos.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi ministrada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e não há pré-requisitos para a sua aplicação, podendo ser realizada em outras séries, conforme o critério do professor.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula sensibilizando os alunos para a obra da artista Frida, abordando rapidamente fatos marcantes de sua vida e em seguida, apresentando algumas de suas obras.


Aula 01 - Conhecendo Frida

Auto-retrato com flores

O professor  poderá pesquisar os sites indicados em Recursos Complementares, logo abaixo, e deverá narrar aos alunos um pouco sobre a vida da artista, dizendo que:

Era filha do fotógrafo alemão Guillermo Kahlo e de Matilde Calderón e Gonzalez, uma mestiça de mexicana. Em 1913, com seis anos, Frida contraiu poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão no seu pé direito. Ela então, começou a usar calças e depois saias compridas e exóticas, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais. Diferente de  muitos artistas, Frida  não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira. Entre 1922 e 1925 freqüentou a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, onde recebeu aulas de desenho e modelagem.

Em 1925, aos 18 anos sofreu um acidente muito grave. Um ônibus no qual viajava chocou-se com um trem, acidente que fez a artista ter de usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo, o colete de gesso na tela intitulada "A Coluna Partida"). Por causa desta última tragédia fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescença começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.

Em 1928 quando Frida Kahlo entra no Partido comunista mexicano, ela conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita freqüência temas do folclore e da arte popular do México.

O professor deverá apresentar o seguinte vídeo, contendo fotos da artista e o contexto de vida já mencionado:

http://www.youtube.com/watch?v=TCXdN6t39qs&NR=1

Logo após, deverá apresentar outro vídeo, onde são mostradas obras mais conhecidas como auto-retratos, que demonstram sua personalidade marcante:

http://www.youtube.com/watch?v=IJYAg36n19I

Em seguida, perguntar aos alunos quais as características mais evidentes percebidas nas fotos e nas obras apresentadas. Refletir sobre seu estilo de pintura e comentar a seguinte declaração da artista:

 "Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pint ei sonhos. Pintava a minha própria realidade".

Refletir e dialogar com eles sobre os elementos, cores, contextos expressos e questioná-los sobre a importância de um artista valorizar, a bordar e revelar a identidade cultural de seu país e a realidade que o envolve.

Ao encerrar a aula, mencionar que na próxima, uma obra da artista será observa da com maior ênfase, para que eles façam um trabalho em conjunto para a realização de um grande painel.

Aulas 02 e 03 - Meu vestido pendurado ali

Iniciar relembrando a artista e os aspectos de maior impacto percebidos na aula anterior. Apresentar a obra supracitada aos alunos.

Dialogar com os alunos sobre esta obra e em seguida, ler alguns trechos com eles, do artigo abaixo:

O vestido revolucionário de Frida Kahlo
Por Claudio Carvalhaes

"Os vestidos de Frida não eram escolhidos por causa apenas da beleza, mas expressavam compromissos culturais com os povos indígenas, principal mente astecas, com os quais se identificava. Sua arte envolvia e revolvia recursos intelectuais e experiências dos contextos que ela gostaria de verem refletidos em seu país.

No quadro citado ('Meu vestido pendurado ali'), ela usa um vestido tehuana. Janice Helland comenta: 'É provável que a imagem dos vestidos das mulheres zapotecas que representam ideais de liberdade e de independência econômica tenham, por isso, chamado a atenção de Kahlo'.

Seus vestidos e colares fazem relembrar os vínculos de Frida com seu povo. Ao usar vestidos tehuanos de mulheres zapotecas, além de colares que traziam o imaginário azteca, Frida parece querer lembrar que são essas mulheres, esses povos colocados à margem da universalização cultural (não fora da estrutura, mas nas margens) que estão ali pendurados, colocados entre as fronteiras da assimilação, do extermínio, mas da resistência.

No quadro citado, uma enormidade de referências culturais, políticas, sociais, religiosas e econômicas são postas em relação e tensão, e entre essas referências mundos cheios de história e materialidade são construídos, coabitados, transformados e destruídos. Helland descreve o quadro: 'Um vestido, um telefone, um troféu esportivo, a figura de um dólar ao redor da cruz entrando num edifício federal, como símbolo financeiro, e Mae West , no papel da fantasia de Hollywood. Essas fotografias destacam o destino dos desempregados da era da grande Depressão na parte inferior do quadro e mostram o contraste entre a riqueza e a pobreza na sociedade americana'.

O vestido tehuano de Frida pendurado num cabide, num varal de fita de laço, entre os Estados Unidos e o México, reflete a vida de povos inteiros, ao mesmo tempo presentes e ausentes, em meio a diálogos surdos e medidas culturais e econômicas excludentes que essas mesmas fronteiras constroem e destroem".

Depois desta leitura, entregar lixas de madeira aos alunos e orientá-los a desenhar com lápis grafite sobre a lixa, novas versões para vestidos e vasos sanitários - elementos tão expressivos da obra de Frida. Eles deverão usar a imaginação e a criatividade para representar um novo olhar diante desta temática.

Observe abaixo, como os desenhos foram iniciados sobre as lixas de madeira.

desenho na lixa 1

desenho na lixa 2

Logo o desenho a lápis tenha sido feito, orientar os alunos a usar o giz de ce ra (estaca) para colorir sobre a superfície áspera da lixa.

Vestidos coloridos com o giz de cera.

Privadas coloridas com giz de cera.

Conversar com os alunos e verificar na turma quem poderia trazer um vestido velho e um cabide de plástico para doação, com o objetivo de serem utilizados no painel da turma.

Nesta aula que foi dada aos alunos, eu mesma já guardava um vestido antigo de que gostava muito e que não me servia mais. Trouxe para a aula e ele foi colado no painel.

A escola forneceu um painel em MDF, em grandes dimensões para este trabalho.

Aula 04 - Compondo o painel:

Alguns alunos ainda terminavam de colorir e dar últimos retoques em seus desenhos. Os demais auxiliaram a pintar o fundo do painel com uma cor bem vibrante, como o laranja.

O professor poderá orientar os alunos a utilizarem tinta acrílica e rolinhos para dar um acabamento uniforme no suporte de madeira.

Logo após a secagem, deverá pedir aos alunos que coloquem os trabalhos sobre o painel e montem uma composição para efetuar a colagem na próxima aula. Deverá ser providenciada cola de madeira para melhor aderência do vestido e das lixas, como também cola quente para melhor aderência do cabide no painel.

Ao iniciar a colagem no painel, um vestido e uma privada foram recortados e colados sobre o barrado do vestido. Alguns detalhes mais próximos poderão ser vistos a seguir.

Detalhes colados, superpostos ao barrado do vestido:

.

desenho na lixa 2

Abaixo, detalhe da colagem do cabide - parte superior do painel.

Painel completo, ao final.

Sugestão: o professor poderá produzir vários painéis menores em grupos, conforme o suporte que conseguir para realizar o trabalho.

Encerrados os trabalhos, sugiro que se faça uma exposição com o relato da proposta com o objetivo de incentivar os alunos, valorizar a criatividade e habilidade individual dentro do contexto e realização coletiva.

Recursos Complementares

Alguns sites para pesquisa:

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2921,1.shl

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo

http://www.antroposmoderno.com/textos/FridaKahlo.shtml

Alguns livros para maior aprofundamento:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.


HERRERA, Hayden. Frida - Una biografia de Frida Kahlo. 1ª ed. Barcelona: Editora Planeta Espanha, 2006.

MAYAYO, Patrícia. Frida Kahlo - Contra el Mito. Madri: Editora Cátedra, 2008.

WINTER, Jonah. Frida. 1ª ed. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.

Avaliação

• O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. As reflexões diante das obras apresentadas, principalmente da obra "Meu vestido pendurado ali", bem como o desenvolvimento de cada idéia particular deve ser incentivada pelo professor, com o intuito de que o aluno expresse através de seu trabalho, uma idéia própria, sem interferências de opiniões dos colegas e que expressem sua linha de pensamento, sua criatividade e imaginação de uma forma lúdica e que contribua com o processo da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.

• O professor deve também ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre a obra apresentada. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de um vestido ou de uma privada, verificando também a coerência e expressividade de cada idéia elaborada, bem como a participação dos mesmos na organização, montagem e colagem do painel final.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • claudia barbosa da silva, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , São Paulo - disse:
    klauarty@ig.com.br

    23/02/2013

    Três estrelas

    Adorei a sugestão! Quando trabalhar Frida , escrevo minha experiência.


  • cristiane maria, Col. Ary João Dresch , Paraná - disse:
    crisarte_2008@hotmail.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    Sou amante da Arte de Frida, suas obras são fantasticas. gostei muito do seu trabalho, gosto de trabalhar com a música Esquadros.


  • CÁSSIA FERNANDES, EMEF PROF HENRIQUE MÉLEGA , São Paulo - disse:
    cassialuanova@globo.com

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Estou virando sua fã... Frida Kahlo é uma das minhas artistas preferida. Adorei sua aula. Dei algumas aulas sobre ela, trabalhando auto-retrato. O exercício da aula, consiste em trabalhar em uma caneca sua personalidade e seus sonhos. Usando o lado de dentro e de fora (tridimensional), a caneca deve agregar elementos que identifique o seu "eu". O que leva o aluno a refletir sobre suas preferências e sobre o que quer para sua vida. Utilizando materiais diversos à escolha do aluno.


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