Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e produção: O caracol viajante

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Despertar o gosto pela leitura.

* Escrever textos, mesmo que de forma não convencional.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em aulas anteriores o professor poderá ter trabalhado com o tema moradia, ou seja, diferentes tipos de casas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Ouvir a história "O caracol viajante", de Sônia Junqueira.

Ver link:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11561

b) Apresentar para os alunos o livro com a história que ouviram.

Explorar capa, autora, ilustradora, editora.

Explorar o título: por que o livro tem esse nome?

c) A professora fará a leitura oral do texto. Depois, poderá convidar os alunos a lerem em voz alta.

d) Fazer perguntas para verificar a compreensão da história:

Quem é a personagem principal?

Onde vive?

Como é sua casa?

O que faz com sua casa?

e) Utilizando-se de sobras de papel e de sucata trazida anteriormente pelos alunos, montar a figura do caracol e colocar um pauzinho de churrasco, criando assim um fantoche de vara.

f) Convidar os alunos a reproduzirem a história oralmente, utilizando os fantoches que construíram.

2ª aula:
Recordar a história trabalhada no dia anterior.

Conversar com os alunos sobre o que poderia acontecer com o caracol Rodolfo em seu caminho. Para que lugar ele viajaria? Quem ele poderia encontrar? Que aventura ele poderia viver com esse amigo?

Propor a escritura de uma história, em duplas, sobre uma nova aventura do caracol viajante. Caso as crianças não estejam na fase alfabética, a professora poderá reescrever o texto de forma convencional, abaixo da escrita feita pelos alunos.

Avaliação

Através das perguntas feitas, avaliar a compreensão do texto lido.

Na escrita da história em duplas observar: a criatividade, a sequência lógica da história, o enredo. Mesmo que o aluno não escreva de forma convencional, é possível avaliar a coerência de seu texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.