28/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
* Despertar o gosto pela leitura.
* Escrever textos, mesmo que de forma não convencional.
Em aulas anteriores o professor poderá ter trabalhado com o tema moradia, ou seja, diferentes tipos de casas.
1ª aula:
a) Ouvir a história "O caracol viajante", de Sônia Junqueira.
Ver link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11561
b) Apresentar para os alunos o livro com a história que ouviram.
Explorar capa, autora, ilustradora, editora.
Explorar o título: por que o livro tem esse nome?
c) A professora fará a leitura oral do texto. Depois, poderá convidar os alunos a lerem em voz alta.
d) Fazer perguntas para verificar a compreensão da história:
Quem é a personagem principal?
Onde vive?
Como é sua casa?
O que faz com sua casa?
e) Utilizando-se de sobras de papel e de sucata trazida anteriormente pelos alunos, montar a figura do caracol e colocar um pauzinho de churrasco, criando assim um fantoche de vara.
f) Convidar os alunos a reproduzirem a história oralmente, utilizando os fantoches que construíram.
2ª aula:
Recordar a história trabalhada no dia anterior.
Conversar com os alunos sobre o que poderia acontecer com o caracol Rodolfo em seu caminho. Para que lugar ele viajaria? Quem ele poderia encontrar? Que aventura ele poderia viver com esse amigo?
Propor a escritura de uma história, em duplas, sobre uma nova aventura do caracol viajante. Caso as crianças não estejam na fase alfabética, a professora poderá reescrever o texto de forma convencional, abaixo da escrita feita pelos alunos.
Através das perguntas feitas, avaliar a compreensão do texto lido.
Na escrita da história em duplas observar: a criatividade, a sequência lógica da história, o enredo. Mesmo que o aluno não escreva de forma convencional, é possível avaliar a coerência de seu texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!