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Tempo de meia-vida

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar tempo de meia-vida;
  • Determinar o tempo de meia-vida para alguns radioisótopos, utilizando uma simulação computacional;
  • Construir a analisar gráficos de função logarítmica;
  • Determinar o tempo de meia-vida a partir da análise gráfica.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Isótopos, isóbaros e isótonos;
  • Construção de gráficos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, salve os endereços da simulação em cada um dos computadores do laboratório de informática. Leve para a sala de aula folhas de papel milimetrado e monolog. Se preferir poderá imprimir algumas imagens de fósseis ou então salve no computador.

Aula 1:

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, mostre para eles algumas imagens de fósseis:

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Figura 1 – Tela inicial do recurso

Fonte: http://skywalker.cochise.edu/wellerr/fossil/trilobite/6trilobite-moroccan183.jpg
http://static.hsw.com.br/gif/dinosaur-images-064-resize.jpg

Pergunte aos alunos quais são os dois animais que estão sendo representados na imagem. Como saber qual deles é o animal mais antigo? Informe aos alunos que eles descobrirão nessa aula.

Em seguida, divida a turma em três grupos e peça para que eles abram a simulação abaixo:

Tempo de meia-vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=937

Tempo de meia-vida

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Figura 2 – Tela inicial do recurso

Informe aos alunos que cada grupo ficará responsável em responder uma das questões abaixo:

1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?
2 – O que é o carbono-14 (C-14)?

3 – O que é tempo de meia-vida?

Professor, faça a divisão das questões e observe os alunos durante a exploração da simulação para que você possa sanar as eventuais dúvidas.

Depois de responderem as questões, cada grupo deverá apresentar a sua resposta para os demais, para facilitar a visualização os alunos poderão fazer cartazes.

Depois da exposição das respostas, explique para eles o conceito de tempo de meia-vida, que é o tempo necessário para que a massa de um radioisótopo seja reduzida pela metade.

Em seguida, os alunos deverão escolher o isótopo carbono-14, na opção da Quantidade da amostra escolher 2g e na opção tempo de desintegração marcar a opção de séculos. Depois de feitas essas configurações, os alunos deverão clicar em iniciar. Feito isso, a simulação irá gerar uma tabela com o decaimento da massa em função do tempo. Peça para que os alunos observem a tabela.
Considerando que a massa inicial do C-14 era de 2 g, os alunos deverão localizar na tabela o tempo que a massa inicial diminuiu pela metade, no caso para 1 g.
Em seguida, os alunos deverão escolher outro valor para a massa inicial e gerar a tabela e observar o tempo (t½) em que a massa diminuiu pela metade. Peça para que os alunos comparem os dois valores de t½ encontrados para a massa inicial de 2 g e 5 g de carbono-14. Os alunos encontrarão que os valores são iguais (5730 anos).

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Figura 3 – Configuração da simulação para a determinação do t½


Em seguida, os alunos deverão repetir o procedimento com os demais isótopos disponíveis, para determinar o t empo de meia-vida (t½) depois que os alunos coletarem os dados, deverão construir uma tabela com os isótopos e os seus respectivos t½.

Tabela 1 – isótopos e os seus respectivos t½
Isótopos t½ (anos)
C-14 5730
C-60 -
- -

Aula 2:

Feito isso, os alunos deverão configurar a simulação escolhendo o Radioisótopo Carbono-14, massa 2 g e tempo século. Em seguida, deverão clicar em iniciar e depois plotar gráfico, a simulação irá gerar um gráfico, peça para que os alunos observem o formato do gráfico. Informe que esse gráfico pode ser construído usando um programa computacional ou usando papeis feitos especialmente para plotar gráficos.

Nesse momento divida novamente em grupos de três ou quatro alunos e entregue para metade dos grupos o papel monolog e para a outra metade o papel milimetrado. Explique aos alunos como plotar os dados nas folhas. Após a explicação peça para que os alunos façam um gráfico utilizando os dados presentes na Tabela 2.

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Figura 4 – papel milimetrado (à esquerda) e papel monolog (à direita)

Fonte: http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/graficos/papel-lin-log.html

http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/graficos/papel-lin-lin.html

A construção dos gráficos levará de 25 a 35 minutos, nesse tempo auxilie os alunos. No final organize os gráficos no mural da sala. Peça pra que os alunos observem e relatem as diferenças entre os gráficos.

Para sistematizar a aula, os alunos deverão responder as questões propostas abaixo:

1 – Qual o tempo de meia-vida em anos dos radioisótopos a seguir:

a) C-14           b) Co-60                c) I-131


2) em quanto tempo 2g de Co-80 é reduzida para 1,5 g?

3) Agora que você já construiu o gráfico no papel, construa agora utilizando um programa computacional.

171,9
Tabela 2 – Decomposição da massa do carbono-14 em função do tempo
Massa (g) Tempo (séculos)
2
1,86 5,73
1,74 11,46
1,62 17,19
1,51 22,92
1,41 28,65
1,32 34,38
1,23 40,11
1,15 45,84
1,07 51,57
1 57,3
0,5 114,6
0,25
0,125 229,2
0,0625 286,5
0,03125 343,8
0,01562 401,1
0,00758 458,4
0,00390 515,17
0,00195 573

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Figura 5 – gráfico construído com os dados da tabela 2

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Complementares
Artigo da Revista Química Nova na Escola

A Química do tempo: Carbono -14

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da correção das respostas às questões propostas no ao longo da aula.
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