Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORIENTAÇÃO DE MEDIDAS PELO GRÁFICO

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Familiarizar-se com a leitura de gráfico, por meio da análise e da busca. Assim, permitir que as crianças, desde cedo, de se apropriem dessa linguagem de informação, bem como, saibam buscá-las para fim de se comunicar e de se orientar por meio do mesmo.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Tamanho;
• Seqüência numérica;
• Antecessor e sucessor;
• Agrupamentos na base 2 e 5.

• A mais, a menos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Graduar o tamanho das réguas pelo número do gráfico

1º momento – Construção do gráfico


Antes da construção do gráfico é necessário fazer comparação entre os atributos “tamanhos das réguas coloridas”, para que as crianças possam compreender a localização desses objetos em relação à posição que tomará no gráfico a ser construído, o professor deverá orientar os passos a ser seguido:
• Cada dupla receberá réguas coloridas de diversos tamanhos e realizará a medida das mesmas;
• Anotará no papel quanto cada uma mede;
• Finalizado a medição falará para o grupo como descobriu e quanto mede cada uma delas.
Ao final desse momento o professor deverá ir anotando no quadro os valores encontrados pelas crianças e realizar a medida das réguas junto a elas. Orientando-as como realizando a medição. Em seguida, construirá no coletivo o gráfico para que utilize os  dados.

 

     Figura 1- Construção coletiva do gráfico com réguas coloridas

Depois da construção do gráfico, as crianças fazem a leitura do mesmo. É importante que as crianças compreendam, não é um exercício de memorizar os valores das réguas. Solicite que cada criança, individualmente, faça:
• A leitura do gráfico;
• Pergunte como ela sabe que régua rosa mede 10 cm;
• Quem mede menos;
• Quem mede mais;
• Quanto à régua rosa mede a mais do que a vermelha;
• Quanto à régua vermelha mede a menos do que a régua azul.
A interpretação do gráfico ajudará as crianças a responder as questões solicitadas acima. O professor deverá mostrar como realiza a leitura da tabela e como eles poderão fazer a interpretação. Como pode ser observado abaixo:

                      Figura 2- interpretação e leitura do gráfico

3º Momento - Situações-problema


De forma descontraída cada dupla escolherá um objeto e depois fará a medição do comprimento do mesmo e, registrará em uma folha de papel. Em seguida, trará para a roda a medição desse objeto. O professor lançará a seguinte situação: quais réguas serão necessárias para obter o tamanho desse objeto? Nesse momento as crianças irão refletir e se orientar pela tabela para dá sua resposta.

Observação: o professor poderá trazer para roda alguns objetos com medidas exatas e, pedir que as crianças escolham quais deles querem medir.

Recursos Complementares

• Réguas coloridas;
• Régua em acrílico;
• Lápis;
• Papel;
• Objetos diversos.

Avaliação

Verificar se as crianças percebem e se interpretam a leitura do gráfico, bem como, se o utilizam como apoio para responder as questões solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.