19/10/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
O aluno poderá desenvolver a capacidade de compreender a adição e a divisão de partes e medidas por meio das réguas coloridas. Assim, desenvolverá a compreensão do conceito de adição e divisão com medidas inteiras.
• Adição com números inteiros;
• Agrupamentos na base 2, 3 e 5;
• Decomposição do número.
Atividade - comparação de medidas pela adição de réguas
1º Momento- Comparação entre as medidas das réguas
Após realizar algumas atividades espontâneas com as réguas coloridas, o professor levantará algumas questões como: tomará como exemplo duas réguas de tamanhos diferentes e lançará para o grupo se ambas são iguais ou não. É importante que levem as crianças a refletir acerca das suas respostas e crie situações para examiná-las; momentos que possam compará-las, como pode ser observado na imagem abaixo:
Figura 1- Criança comparando os tamanhos das réguas coloridas
Outra questão é mostrar duas réguas de cores iguais, mas que diferem nos tamanhos e, em seguida lançar a situação como: qualquer régua azul é maior do que qualquer régua rosa?
Obs.:As réguas deverão estar dispostas no chão de forma que todos possam perceber e comparar seus tamanhos, por meio da observação e da manipulação do objeto. Todas as réguas devem ter medidas exatas para não cometer erros quando forem manipuladas,como segue abaixo:
2º Momento – Sobreposição de barras
A atividade anterior tem como intuito fazer com que as crianças descubram caminhos para chegarem a uma resposta. No entanto, essa segunda atividade é mais direcionada no sentido que perceberem que as réguas têm medidas diferentes. Assim, deverá sugerir que façam comparações sobrepondo as réguas coloridas.
Figura 2: Foto das crianças sobrepondo as réguas coloridas
O professor lançará algumas questões como:
• Se uma régua rosa vale 10 cm. Quantas réguas rosa são necessárias para formar uma régua azul de 20 cm?
• Se uma régua azul vale 20 cm. Então, quais réguas são necessárias para chegar a esse valor?
• Se uma régua azul vale 20 cm. Então, quantas réguas azuis pequenas serão necessárias para chegar a esse total?
Para que as crianças compreendam essas questões é fundamental que estabeleçam relações entre o valor e o objeto. Dessa forma, é interessante que juntem o comprimento das réguas até que descubram quais formam o comprimento da barra sugerida. Depois de descoberto, a criança deverá medir cada uma delas e, depois somar esses valores.
Obs.: algumas pistas são fundamentais para que as crianças descubram como:
A criança abaixo realizou a medida da régua azul que media 20 cm de comprimento e, fez um tracejado com essa medida. Depois foi orientada para sobrepor as réguas azuis até chegar ao tamanho da régua maior.
Figura 3- criança sobrepondo as réguas sobre a linha de 20 cm.
Verificar quais foram os caminhos que as crianças utilizaram para medir objetos e chegar a um total.
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