Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DE OBJETOS COM RÉGUAS COLORIDAS

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de construir figuras, objetos a partir de uso com réguas coloridas de tamanhos diversos e familiarizar-se com o material e usar da criatividade para construir novos objetos ou representá-los por meio das réguas.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Tamanho;
• Cor;
• Forma;
• Espessura.

Estratégias e recursos da aula
  

Atividade 1- Apresentação do material
Antes de iniciar o estudo com medidas, é interessante que o professor realize um trabalho com as figuras geométricas.
1º momento – Nesse primeiro momento, o professor deverá apresentar o material para que todos se familiarizem.
As réguas trabalhadas foram as seguintes:

2º momento -  O professor depois de apresentar todas as réguas, deverá criar um momento de sensibilização para que as crianças, espontaneamente, descubram os tamanhos e formem desenhos a partir das mesmas. É importante que a orientação da atividade seja realizada na roda, onde todas possam ouvir, compreender e participar da construção da orientação da atividade. Nesse momento, deverá sugerir que as crianças trabalhem em duplas para que possam trocar idéias.

  Figura 1- Foto das crianças observando os diferentes tamanhos das réguas.

3º Momento- Sensibilização - Construir objetos com as réguas, em duplas

Cada dupla irá combinar o que poderá construir com as réguas dadas pelo professor.

Figura 2- Foto das crianças trabalhando em dupla ( construção de uma casa)

Figura 3- Foto das crianças trabalhando em dupla (construção de uma ponte)

4º Momento- Construção individual de objetos

É importante que o professor oportunize aos seus alunos momentos livres para que construam objetos presentes em seu dia-dia. Essa atividade ajudará no ensino da matemática, pois eles começam a perceber que para construír, necessitaram de medidas diferentes para compor o seu objeto. Após trabalhar em dupla, cada criança faz a sua própria criação, como segue abaixo:

Após a criação das imagens é necessário que o professor não tente adivinhar o que representa essas figuras, pois poderá induzir a criança a distorcer a sua resposta e esquecer ou omitir a sua imaginação. Dessa forma, deverá pedir que fale como e o que construiu com as réguas coloridas. Assim, deverá anotar as falas das crianças como segue os exemplos abaixo:

Figura A- Desenhei uma praia. Tem uma onda no mar e um coqueiro;

Figura B- Uma rosa. Ela está num jarro e as folhas dela são vermelhas;

Figura C- Desenhei um barco no mar;

Figura D- Aqui são as escadas do meu apartamento.

Avaliação

Analisar se as crianças, a partir das ações perceptivas como: tamanho, forma espessura e das relações comparativas entre maior, menor e do mesmo tamanho, constroem objetos pautado em suas experiências de forma que tragam contornos realistas e, se assemelhem aos objetos do seu mundo real.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.