19/10/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Desenvolver a habilidade de construir figuras, objetos a partir de uso com réguas coloridas de tamanhos diversos e familiarizar-se com o material e usar da criatividade para construir novos objetos ou representá-los por meio das réguas.
• Tamanho;
• Cor;
• Forma;
• Espessura.
Atividade 1- Apresentação do material
Antes de iniciar o estudo com medidas, é interessante que o professor realize um trabalho com as figuras geométricas.
1º momento – Nesse primeiro momento, o professor deverá apresentar o material para que todos se familiarizem.
As réguas trabalhadas foram as seguintes:
2º momento - O professor depois de apresentar todas as réguas, deverá criar um momento de sensibilização para que as crianças, espontaneamente, descubram os tamanhos e formem desenhos a partir das mesmas. É importante que a orientação da atividade seja realizada na roda, onde todas possam ouvir, compreender e participar da construção da orientação da atividade. Nesse momento, deverá sugerir que as crianças trabalhem em duplas para que possam trocar idéias.
Figura 1- Foto das crianças observando os diferentes tamanhos das réguas.
3º Momento- Sensibilização - Construir objetos com as réguas, em duplas
Cada dupla irá combinar o que poderá construir com as réguas dadas pelo professor.
Figura 2- Foto das crianças trabalhando em dupla ( construção de uma casa)
Figura 3- Foto das crianças trabalhando em dupla (construção de uma ponte)
4º Momento- Construção individual de objetos
É importante que o professor oportunize aos seus alunos momentos livres para que construam objetos presentes em seu dia-dia. Essa atividade ajudará no ensino da matemática, pois eles começam a perceber que para construír, necessitaram de medidas diferentes para compor o seu objeto. Após trabalhar em dupla, cada criança faz a sua própria criação, como segue abaixo:
Após a criação das imagens é necessário que o professor não tente adivinhar o que representa essas figuras, pois poderá induzir a criança a distorcer a sua resposta e esquecer ou omitir a sua imaginação. Dessa forma, deverá pedir que fale como e o que construiu com as réguas coloridas. Assim, deverá anotar as falas das crianças como segue os exemplos abaixo:
Figura A- Desenhei uma praia. Tem uma onda no mar e um coqueiro;
Figura B- Uma rosa. Ela está num jarro e as folhas dela são vermelhas;
Figura C- Desenhei um barco no mar;
Figura D- Aqui são as escadas do meu apartamento.
Analisar se as crianças, a partir das ações perceptivas como: tamanho, forma espessura e das relações comparativas entre maior, menor e do mesmo tamanho, constroem objetos pautado em suas experiências de forma que tragam contornos realistas e, se assemelhem aos objetos do seu mundo real.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasLinda a sua aula. Adorei.