19/10/2009
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno desenvolverá sua coordenação, equilíbrio, agilidade e concentração.
Não é necessário conhecimentos prévios dos alunos.
As estratégias utilizadas serão:
- Utilização da quadra ou pátio;
- Uma bola ou objeto de fácil manuseio.
- Sala de informática.
Atividade 1: As cigarrinhas
Figura 1: Disponível em:
http://m18.photobucket.com/image/crian%2525C3%2525A7a%20e%20cigarra/kikarabbit/cigarra_top.jpg.html?
acesso em: 06.07.09.
Formação: em circulo, sentados.
Um aluno deverá ser escolhido, para que fique fora da roda de modo que não ouça e veja o que será combinado entre os demais alunos e professor. No circulo de alunos o professor escolherá seis alunos para serem as cigarrinhas.
Descrição da atividade: os alunos escolhidos “cigarrinhas” e os demais ficarão com a cabeça abaixada entre as pernas. O professor chamará o aluno que estava fora da roda, sendo que este deverá descobrir quem são as cigarrinhas, chamando-as:
- Cigarrinhas onde estão vocês? _ As cigarrinhas responderão bem baixinho, sem levantar a cabeça e sem se mexer, imitando um inseto (emitir som: ziiiii...). Cada cigarrinha identificada deverá ficar em silêncio não fazendo mais barulho. O aluno continuará a andar pela roda até achar todas. O ultimo a ser identificado, irá para fora da roda, e o professor escolhe novas cigarrinhas.
Dica: incentive o aluno a procurar, sempre perguntando – “Quem será que é? Dê quem é esta voz?”, até a criança achar a cigarrinha.
Importante professor:
- Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma criança Down. Trate-a com respeito e consideração. Trate como criança.
- As crianças Down levam mais tempo para aprender ( por conta da deficiência intelectual). Nós também temos nossas dificuldades em algumas habilidades, mas por maior que seja a deficiência, lembre-se da eficiência da pessoa que ali está.
- Lembre-se: O sucesso delas depende da nossa paciência em ensiná-los .
Atividade 2: Barra-manteiga
Figura 2: Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_ktWJn49PCUY/R3Wt1O9XTOI/AAAAAAAAI5A/GpKwRvuZ5cM/s400/927200643456PM.jpg
acesso em :06.07.2009.
Formação: São traçadas no chão, duas linhas paralelas, distantes entre si aproximadamente 15 metros. Atrás das linhas, dois grupos de crianças dispõem-se em fileiras, uma de frente para a outra.
Descrição da atividade: decidido o grupo que dará início ao jogo, este grupo, por sua vez, escolhe um dos seus componentes, o qual deve deixar a sua fileira e dirigir-se até a equipe adversária, cujos integrantes devem estar com uma das mãos estendidas (palmas para cima) e com os pés preparados para uma possível corrida rápida. Ao chegar, a criança bate com uma das mãos levemente nas palmas de seus adversários sendo que ela e seu grupo declamarão : "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe mandou bater nessa daqui:"
De repente, bate fortemente na mão de um deles e corre em direção a sua fileira, tentando fugir do adversário desafiado que procurará alcançá-lo. Cruzando sua própria linha sem ser tocado, o desafiante está a salvo. Se alcançado, ele deve passar para o outro grupo da criança que o alcançou. Agora, o desafiado anteriormente, é o desafiante diante do grupo contrário. Vencerá o jogo, o grupo que em determinado tempo limitado pelos participantes, obtiver o maior número de prisioneiros.
Dica: O professor deverá ser o “juiz” da brincadeira, ficando atento aos movimentos da criança e se conseguiu ou não pegar a criança que correu.
Importante professor:
- a vivência da co rrida para uma criança Down deve ser priorizada, pois uma das característica desta síndrome é a hipotonia ( falta de tônus muscular). Proporcionar esta vivência estará oportunizando à ela possível evolução no quadro.
Mas fique atento professor!
- 40% delas são mais propensos aos problemas respiratórios, por isso estimule cobrando sua participação e não sua performance!
- com relação aos aspectos comportamentais, a teimosia, impulsividade são apresentadas por elas também, como toda criança. Por isso professor, coloque limites e poste-se diante de situações de conflito deixando - a tentar resolver o problema sozinha, intervindo somente se perceber que não alcançará êxito.
Atividade 3: Batata-quente.
Figura 3: Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_cfGjP6xXKE8/R7FdS3PIWKI/AAAAAAAAAdc/Q74fsQPIHQU/s320/br0704%25255B1%25255D.jpg
acesso em: 06.07.2009.
Formação: em circulo, todo o grupo sentado e uma criança em pé no centro.
Material : uma bola ou qualquer outro objeto (lenço, saquinho de areia entre outros),que possa ser manuseado com segurança.
Descrição da atividade: as crianças passarão a bola ou o objeto de mão em mão, enquanto a criança que está no centro da roda diz a frase:
Batata quente, quente, quente, quente... queimou!!!
Quando for dito “queimou” a criança que estiver de posse da bola é que ficará no centro da roda dizendo a frase.
Dica:a bexiga dificulta o movimento de passar e receber, pois sendo mais leve necessita de maior controle motor nestas habilidades.
Professor : As atividades indicadas para esta aula, não apresentam dificuldades para serem trabalhadas com crianças com Síndrome de Down, assim elas poderão ter participação ativa nas aulas, levando-as a uma maior interação com o grupo.
O professor poderá auxiliar sua aula, para verificar a coordenação motora e a concentração dos seus alunos com um jogo de memória.
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria/esportes.html
acesso em: 06.07.2009.
A avaliação deverá ocorrer no momento da atividade, por meio da participação e desempenho dos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!