25/10/2009
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá aprender as funções do seu corpo, como também de seus membros superiores e inferiores e suas articulações.
Trabalhar com as crianças informalmente,as partes do corpo, a fim de verificar o nível de conhecimento.
Como trabalhar? Ah! esta é uma boa pergunta!
Algumas sugestões em relação ao trabalho informal:
- encoste seu nariz em alguma superfície (parede, lenço...) e diga:- nossa como é molinho, meu nariz!
Crianças o nariz de vocês é molinho como o meu?
- humm... estou sentindo um chulé!!! Será que vem do meu pé?
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Rádio (se optar em passar a música para que as crianças acompanhem);
- Uso da sala de computadores
Atividade 1: Cantando citando partes do corpo.
Figura 1: Diponível em:
http://fl1.shopmania.org/files/imagens/970/puzzle-menina-e-o-seu-corpo~969941.jpg
acesso em: 03.10.2009.
Para iniciar a aula, o professor poderá passar uma musica infantil, cantando junto com elas, podendo executar o movimento de acordo com a letra, movimentando a parte do corpo sugerida de acordo com a sua possibilidade.
Alerta! As crianças com PC poderão executar os movimentos se apresentarem nível de gravidade moderado para alto, balançando a cabeça; elevando ou abaixando os ombros, entre outros movimentos, não necessariamente utilizando as mãos.
Para que conheça o ritmo e a música, está disponível em:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/musica-boneca-de-lata.html
acesso dia 02/10/2009.
Obs: É necessário fazer o download da música.
A música disponível apresenta ritmo moderado o que oportuniza as crianças a executarem os movimentos de acordo com as suas possibilidades.
Música: Minha boneca de lata
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Uma outra música boa para trabalhar com as crianças, de fácil compreensão, que a maioria já conhece e que poderá ser trabalhada a noção do corpo é a música da “Xuxa” – Cabeça, ombro, joelho e pé.
O professor poderá cantar esta música com os alunos para que elas acompanhem o movimento encontrando as partes do corpo.
Sugestão: no decorrer da música o professor fica sem pronunciar uma parte do corpo, fazendo somente o movimento.
Música disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/769665/
acesso em: 02.10.2009.
Figura 2: Disponível em http://2.bp.blogspot.com/_nb8FAfUit_8/Rdlux57vV5I/AAAAAAAAADk/flFTYIcb07U/s320/WP060000337.gif
acesso em: 03.10.2009.
Música: Cabeça, ombro, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos , ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Dica: O professor deverá incentivar os alunos a executarem o movimento. Caso o aluno que tenha paralisia cerebral tenha dificuldade, deverá ser auxiliado pelo professor ou por um coleguinha de classe.
Importante professor:
- o desenvolvimento motor não é um processo estático, não é somente o produto de fatores biológicos, é influenciado por condições ambientais que interferem na aquisição de habilidades funcionais dessas crianças. Sendo assim, vamos apresentar as crianças desafios que a levem a explorar suas possibilidades.
- o paralisado cerebral (PC),muitas vezes apresenta dificuldade na fala, tenha paciência! Solicite que repita, a pessoa com dificuldades desse tipo não se incomoda em repetir se necessário, para que se façam entender.
- aceite a deficiência, ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.
Atividade 2: Espelho
Formação: dispostos em duplas, de frente um para o outro.
Descrição da atividade: ao comando do professor os alunos deverão movimentar a parte do corpo solicitada, ex: Mexer o braço direito, levantar a perna esquerda, acenar com a mão esquerda.
No primeiro momento da brincadeira eles sentirão dificuldades pois irão imitar o colega da frente, porém deve sempre falar para movimentar o lado correspondente ao seu corpo. Depois de algum tempo pedindo para que eles movimentem, o professor deixará livre para que cada um faça um movimentos para que o seu companheiro, que está a sua frente repita, desta vez como se fosse um espelho.
Obs: O professor deverá ficar atento com o aluno que tenha Paralisia Cerebral e respeitar suas limitações.
Parece ter esquecido Professor?
A motivação é a alma do envolvimento! Associá-los a elogios sociais como
“ maneiríssimo!”, “ pra lá de bom!”, abraços, isso acabará por ajudar a criança a internalizar o sentimento de bem estar sobre si. Este sentimento de orgulho poderá se tornar motivador ele mesmo.
Atividade 3: Partes do corpo
Figura 3: Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_OAQJWBHBq6s/ShIOlpeaJOI/AAAAAAAABIE/FyaFsGW0_c8/s320/corpo+humano+12.jpg
acesso em: 02.10.2009.
Formação: grande roda.
Objetivo: Esta brincadeira tem por finalidade estimular a interação e atenção com os colegas.
Descrição da atividade: O professor inicia a brincadeira dizendo uma parte do corpo, passando sua vez para a criança que está ao seu lado. Esta colocará a mão na parte do corpo que o professor disse, porém deverá dizer o nome de uma outra parte do corpo.
Ex: O professor fala “barriga”, o aluno deverá colocar a mão na barriga e dizer uma outra parte de seu corpo como “cabeça”, onde a próxima criança executará o movimento colocando a mão na cabeça e assim sucessivamente. A brincadeira ficará divertida, porém o professor deverá conte r a agitação de todos para que mantenham a atenção.
Dica: Caso o aluno PC tenha dificuldade com a fala, o professor o ajudará, pedindo primeiramente a repetir a parte do corpo escolhida, assim também como o auxiliará se for necessário, a colocar a mão na parte indicada do corpo.
Poderá ser usado na sala de computadores um joguinho onde os alunos seguem a parte do corpo, tendo que clicar exatamente no local indicado pelo jogo. Assim poderão trabalhar a agilidade e a noção corporal.
Jogo Disponível em:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html
acesso em: 02.0/10.2009.
A avaliação deve ser no decorrer da aula, onde o professor deverá identificar o nível de percepção corporal de cada um.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2013
Cinco estrelasotimo parabens
09/09/2010
Cinco estrelasótimo, e de fácil aprendizagem
25/03/2010
Cinco estrelasAmei! Concordo com as aulas dinâmicas,as criaças aprendem brincando.São aulas excelentes... Parabéns!