19/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto divisor de um número natural com seus alunos. Para iniciar verifique como esta o conhecimento regras de divisibilidade e múltiplos de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
• 10 é divisível por 2? Por quê?
• Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
• 10 é divisível por 2? Por quê?
• Qual é a regra de divisibilidade por 5?
• Qual é a regra de divisibilidade por 6?
Professor seria interessante colocar para seus alunos alguma situação problema que envolva o assunto “Divisor de um número”, como por exemplo: “Sheila fabrica doces e salgados caseiros. Para um determinado café da manhã, ela foi contratada para fazer 12 pães especiais e pretende entregá-los em caixas decoradas. Ela separou 4 caixas decoradas e dentro de cada uma delas colocou 3 pães. Depois de encerrado o serviço ela reparou que não sobrou nenhum pão fora das caixas. Por que isto aconteceu?”
Peça aos alunos que discutam a situação acima e tentem descobrir por que não sobrou nenhum pão fora das caixas.
Após o debate, leve seus alunos ao laboratório de informática e após estarem acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/divisor.htm e, com o mouse, cliquem no botão .Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre divisor.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo divisores de um número. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Procure mostrar também a relação entre “Divisível” e múltiplo, por exemplo:
• 10 é divisível por 2, portanto 10 é um múltiplo de 2;
• 24 é divisível por 12, 24 é múltiplo de 2.
é importante que o aluno faça correlação entre estas operações, facilitará o entendimento do conteúdo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!