Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Divisor

 

19/10/2008

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender e aplicar o conceito de divisor de um número natural.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Regras de divisibilidade e Múltiplos
Estratégias e recursos da aula

          Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto divisor de um número natural com seus alunos. Para iniciar verifique como esta o conhecimento regras de divisibilidade e múltiplos de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                   • Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
                   • 10 é divisível por 2? Por quê?
                   • Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
                   • 10 é divisível por 2? Por quê?
                   • Qual é a regra de divisibilidade por 5?
                   • Qual é a regra de divisibilidade por 6?

          Professor seria interessante colocar para seus alunos alguma situação problema que envolva o assunto “Divisor de um número”, como por exemplo: “Sheila fabrica doces e salgados caseiros. Para um determinado café da manhã, ela foi contratada para fazer 12 pães especiais e pretende entregá-los em caixas decoradas. Ela separou 4 caixas decoradas e dentro de cada uma delas colocou 3 pães. Depois de encerrado o serviço ela reparou que não sobrou nenhum pão fora das caixas. Por que isto aconteceu?

         Peça aos alunos que discutam a situação acima e tentem descobrir por que não sobrou nenhum pão fora das caixas.

         Após o debate, leve seus alunos ao laboratório de informática e após estarem acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/divisor.htm e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg .Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_28_Fig01.jpg

         Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre divisor.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_28_Fig02.gif

          Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

         Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo divisores de um número. Peça aos seus alunos que cliquem no botãohttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_22-Fig04.jpg , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_28_Fig03.jpg

         Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/928/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

         Procure mostrar também a relação entre “Divisível” e múltiplo, por exemplo:
                  • 10 é divisível por 2, portanto 10 é um múltiplo de 2;
                  • 24 é divisível por 12, 24 é múltiplo de 2.
é importante que o aluno faça correlação entre estas operações, facilitará o entendimento do conteúdo.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.