Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EGITO: Localização no globo terrestre.

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que o globo é um instrumento que representa a Terra;
  •  Aprender a procurar e localizar no globo terrestre o país em estudo (Egito);
  •  Desenvolver a capacidade de construir objetos, tomando como referência um modelo e preservando a proporcionalidade de formato e tamanho.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenciar legendas; conhecer cores, confrontar o tamanho de objetos.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1- Localizando o Egito no globo terrestre.

1º Momento - O professor  providencia  um globo terrestre como recurso para discutir a questão de um objeto representar outro e localizar o país em estudo. Leva o globo para a roda efala que ele é a representação do planeta em que vivemos. Explica para as crianças que a parte azul representa a água e a parte colorida representa a terra,  ainda localiza o país em que vivemos. Nesse caso, o  professor mostra a localização do Brasil e do Egito,  entre outros países que as crianças tenham curiosidade em localizar. Em seguida, deixa que elas manuseiem o globo. Logo após o manuseio, o professor propõe o registro da atividade de observação e análise por intermédio do desenho. Assim, as crianças desenham o globo focalizando o Egito.

Atividade 2 - Construindo um globo terrestre (coletivamente ou individualmente).

1º momento - Nesta atividade o professor deve dispor do seguinte material: jornais, tinta, caneta hidrocor, papel branco, cola e o  globo terrestre. Para confecção do globo, as crianças amassam folhas de jornal, formando aos poucos uma figura esférica, passa cola e  constroem uma esfera, tendo como referência o tamanho de uma bola de isopor. Quando a esfera de jornal secar, o professor ajuda as crianças a cobrir com papel branco, desenhar e colorir, criando um globo e fazendo a localização do Egito com uma caneta de hidrocor preta ou azul.  

undefined

Fonte: http://images.google.com.br/images

undefined

Fonte: http://images.google.com.br/images

Avaliação

Avaliar se as crianças:

Participaram com interesse da aula; manusearam o globo terrestre; amassaram e modelaram o seu globo; desenharam a parte de terra e a parte de água representada no globo; realizaram a pintura e  localizaram o Egito no globo construído; começaram a se referir ao globo como a representação da Terra.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.