Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ditado diferente_ STOP

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de escrever corretamente palavras com dificuldades ortográficas específicas, tais como: M antes de P e B, H no início de palavras, ç, Q, BR, entre outras. Ainda será desafiado a perceber que, na língua portuguesa, há situações ortográficas que nunca ocorrerão, como: RR no final de palavra, Ç no início de palavras, entre outros.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), a atividade aqui proposta irá por meio de uma vivência lúdica desafiar o alunos a apresentar suas habilidade sobre a escrita ortográfica de palavras, com desafios que você já deve ter trabalhado com sua turma. Deverá colocá-los ainda, diante de alguns questionamentos de desafios “problemas” sobre a escrita.
Teremos como ponto de partida a brincadeira STOP (ou “adedanha”). Na forma tradicional desta brincadeira, uma letra do alfabeto é colocada como desafio para registro de algumas palavras que iniciem com a letra definida, por exemplo: a letra C foi sorteada, então deve-se registrar: nomes de pessoa, estado, cidade, carro, fruta, país, e outros que iniciem com esta letra. Um tempo é estipulado e quando este termina alguém diz STOP e todos devem parar de escrever.
No caso aqui proposto, teremos algumas adaptações e você poderá variar os desafios usando esta atividade em diversas situações de “avaliação”, além da experiência lúdica e desafiadora tão bem aceita pelo público infantil.
1 - Os desafios que proponho aqui, requer que o professor(a) já tenha trabalhado as seguintes questões_ palavras com: qu, h inicio de palavra, lh, ch, nh, palavras que possuem r no meio da sílaba (fazendo a língua tremer no “céu” da boca), palavras que segundo a norma “culta” deve iniciar com letra maiúscula, palavras com ç, m antes de p e b, entre tantos outros que como já foi dito deverá variar segundo as capacidade por você já propostas na turma.
Como foi dito anteriormente, poderemos ainda nesta atividade, propor alguns desafios “problema” com as sugestões seguintes: palavras iniciadas com Ç, nome de pessoa com letra minúscula, palavra que termina com rr, etc. Professor(a), observe que todos estes “problemas” propostos deve conduzir a criança a um “conflito” que a leve concluir que não há exemplos a apresentar. Assim, poderemos confirmar algumas de suas hipóteses sobre a escrita.
2 – Confira no MODELO I uma das possibilidades de apresentação desta atividade.

MODELO I

Professor(a) é de acordo com os desafios propostos, bem como ao encontro das capacidades do seu grupo de alunos que deverá se estabelecido o tempo para cada desafio. No caso citado acima, sugiro três minutos, para cada linha. Sendo que neste tempo, a criança deverá registrar corretamente o máximo de palavras que conseguir. Assim, passados três minutos, você ou coordenador da brincadeira deverá dizer STOP.
Prezado(a) colega, se desejar, os itens que constam na primeira coluna, ou seja, os desafios, podem ser ditados para que as crianças preencham, assim elas não saberão antecipadamente qual será o próximo desafio. Se optar por este sugestão apresente aos alunos a folha organizada conforme o modelo II.

MODELO II 

Observe que no modelo I foi apresentado um “desafio problema”, na quarta linha onde foi solicitado registro de palavras RR no final. Você deve orientar as crianças previamente, que aparecerá na brincadeira alguns desafios “malucos” e que ao se deparar com estes, elas deverão escrever, por exemplo, a seguinte frase_ “este é um desafio maluco”.

Avaliação

A atividade proposta possibilitará avaliar por meio de um registro escritos os desafios a serem propostos por você. Sendo assim, deverá verificar como a turma está individualmente e coletivamente. Devo destacar que esta atividade, poderá ser aplicada com dois fins principais, o de fazer um diagnóstico, um conhecimento prévio da turma, e após desenvolver o conteúdo há a possibilidade de uma nova aplicação, como forma de avaliar a apreensão do que foi trabalhado e o que precisará ser ainda consolidado. Assim, você poderá comparar a evolução e a resposta dada pela turma às atividades propostas para desenvolver tais desafios ortográfico.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elicélia Barreto, Ginasio Municipal João Félix Filho , Bahia - disse:
    ely.barreto@hotmail.com

    15/07/2010

    Quatro estrelas

    A sua aula é muito interesante do ponto de vista pedagógico e didático. Pois contém expressões necessarias ao desencadeamneto da escrita reflexiva e com autonomia. Com esse tipo de exercicio é possivel dar suporte para a criança nessa fase pensar sobre a escrita. Valeu, colega...


  • Félix de Souza Sardeiro, CEF -15-GAMA , Distrito Federal - disse:
    felixmi6007@hotmail.com

    09/05/2010

    Cinco estrelas

    É de grande ajuda encontrar todo este amparato pois aqui no DF-participo de um trabalho ,que eu particularmente acho legal ,mas até a alguns minutos estava sem rumo e sem saber o que fazer ,valeu mesmo , pois foi de grande ajuda ,sei que sei aonde daqui em diante dar o primeiro ,e de como utlizar bem esse recurso que é o linux edu cacional.Valeu mesmo ,logo mais em breve estarei colhendo bons resultados de algo tão precioso que encontrei!!!!!!! EU e os meus alunos agradecemos muito!!!!!!!


  • dalva, E.M. Maestro Rui Capdeville , Rio de Janeiro - disse:
    dalvagrod@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da idéia de usar uma brincadeira oomum para facilitar a alfabetização.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.