Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pintura Rupestre: O início da arte de escrever histórias

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:

.Reconhecer e valorizar a arte como objeto de cultura;

.Conhecer e identificar os primeiros registros de pintura do homem e sua evolução no tempo;

.Realizar apreciações e releitura de imagens e de vídeos;

.(Re)laborar  textos orais (individual e coletivos) e escritos, observando a ordem cronológica dos fatos e o assunto tratado, experiências de vida.

.Ler com autonomia textos de variados tipos e gêneros, compreendê-los e interpretá-los;

.Reproduzir, com adequação, o conteúdo de textos lidos, de tipos e assuntos variados;

.Desenvolver habilidades e estratégias de leitura e de escrita: índices de previsibilidade, explicitação de conteúdo implícito, comparação, inferência, análise, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, relação entre forma e conteúdo;

Duração das atividades
5 aulas ou encontros (1hora e 40 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente:

Pergunte aos alunos:

. Se sabem o que são pinturas rupestres;

. Se já viram essas pinturas em livros, imagens, fotografias, filmes ou em exposições outros locais;

. Se já foram em cavernas e viram esse tipo de pintura nas paredes;

. Se sabem como e com  que material os homens da pré-história faziam esse tipo de arte nas paredes.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, inicie as aulas conversando com os alunos sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade: a pintura rupestre. Pergunte a eles se conhecem, se já viram e a opinião sobre elas.

Apresente uma breve explicação das pinturas primitivas:

O que é Pintura Rupestre?

Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas e rituais. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas idéias ou mensagens. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas etc. Aqui no Brasil existem vários exemplos deste tipo de arte no estado do Piauí, no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato.

http://www.professordehistoria.com/duvidas/pintura_rupestre.htm    [Acesso em 17/10/2009]

Pode-se afirmar que as pinturas rupestres representam os primeiros textos elaborados pela humanidade.

Depois, apresente um vídeo a seguir que mostra como as pinturas rupestres eram feitas nas pedras:

http://www.youtube.com/watch?v=Sjp-ClgGhXw&feature=related     [Acesso em 17/10/2009]

Logo após a exibição do filme pergunte aos alunos:

. Que recursos foram utilizados para fazer a pintura?

. Que personagens fazem parte da cena?

. Que ação é representada? Por que será que ela aconteceu?

. Como será que foi o desfecho dessa ação?

Peça para que os alunos respondam às perguntas, escrevendo uma história da cena demonstrada no filme. Verifique se eles utilizarão referências de espaço e tempo da narrativa. Se for necessário, repita a exibição do filme.

Promova uma roda de histórias em sala de aula. Quem quiser, pode ler a história. Seria interessante que à medida que fossem lendo, o filme fosse mostrado mais uma vez. Para não ficar repetitivo, você pode colocar um fundo musical instrumental, bem suave.

Sugestões de músicas:

."Atmosfera 9" - Greenpeace

."Os moinhos" - Madredeus

www.minhahistoria.net     Este "link" respeita a Lei 9.610/98 e não permite cópias, porque é executado pelo Flash Player

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Apresente algumas imagens de pinturas rupestres. Você pode utilizar o retroprojetor ou o projetor de slides - data-show - para exibi-las. [As imagens a seguir foram acessadas em 17/10/2009.]

http://www.grupos.com.br/blog/artecultura-objetivosorocaba/permalink/26742.html

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=20008&a mp;action=news

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2002-1/Pinturas/histori co.htm

http://infografiaembasededados.wordpress.com/2008/09/14/os-primord ios-da-infografia/

http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1220881731860_1133822659_5184/Parques%20Nacionais%20Brasileiros

http://www.fashionbubbles.com/2008/presente-virtual-de-ignez-para-meriellin/

http://nilsongalvao.blog.uol.com.br/     [Acesso em 17/10/2009]

As imagens apresentadas poderiam ser cenas de uma história. Como elas se ordenariam?

Divida a turma em grupos e distribua fotocópias das imagens. Peça para que cada grupo ordene as cenas, cole-as em uma cartolina ou uma folha de papel grande e a partir dessa organização, escreva uma história de acordo com a sequência escolhida. 

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, com os grupos formados, troque os cartazes com as sequências e as histórias criadas. Peça que façam correções ou que escrevam observações , se necessário, para que o texto atenda à proposta sugerida inicialmente.

Feitas as intervenções, destroque os cartazes. É o momento de promover a retextualização - revisão e reescrita - do texto criado.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos ( 1 hora e 40 minutos)

Professor, convide o colega da área de Belas Artes e faça um trabalho de pintura em algum espaço escolar. Pode ser um muro disponível, mural ou parede de azulejos. Peça para os alunos fazerem as pinturas como os homens primitivos faziam: retratem feitos, cenas do cotidiano ou acontecimentos da realidade.

Você pode utilizar recursos atuais: pincéis, tintas, carvão. Combine anteriormente com o colega de Belas Artes.

Feito o painel, convide uma turma para apreciá-lo e deixe que os seus alunos orientem os demais para uma elaboração de um texto coletivo. Nào se esqueça de registrar as etapas deste trabalho e as produções dos alunos. Outras atividades poderão ser feitas com as imagens produzidas: cartões, convites, fundos de tela para computador, capas para outros trabalhos, posters para enfeitar espaços na escola...

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, leve o texto formulado pela turma convidada para a sala de aula. Leia-o com os alunos. Peça que eles façam a revisão textual e depois, passe-o para uma folha maior. A criação coletiva dos convidados ficará próxima ao painel ilustrado. Nesse espaço, estarão também os outros trabalhos dos alunos refere ntes à criação do texto a partir da pintura rupestre.

Recursos Complementares

Professor, maiores detalhes de como enriquecer as aulas, acesse os links vinculados às seguintes páginas. [Todos os links foram acessados em 17/10/2009.]

www.fumdham.org.br/pinturas.asp

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens_431334.shtml.

http://www.youtube.com/watch?v=re9scOCzBEg&NR=1&feature=fvwp

Avaliação

Professor,

Não se esqueça de que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o que e como aprenderam. Lembre-se sempre que a avaliação deve ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem. Pensando nisso, a produção de um texto do mesmo gênero daqueles textos trabalhados na aula é um bom procedimento para realizar essa verificação.Além disso, observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática e que recursos eles empregam para isso e quais as relações estabelecidas nessas leituras.

No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita, competência para organização e desenvolvimento de um texto; sua habilidade em amarrar os elementos textuais da sequência de cenas, de forma a tornar o texto coerente e coeso; se faz inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e ao contexto inserido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dília Maria Andrade Glória, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    dilia@ufmg.br

    04/09/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula, com objetivos e procedimentos claros! Além de permitir o trabalho interdisciplinar (Português, História, Arte), certamente suscitará muito interese dos alunos.


  • MARIA ZÉLIA DIAS, EM DE SAO GONCALO , Minas Gerais - disse:
    seczelia@gmail.com

    27/07/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula muito criativa, por certo muito proveitosa, resgatando a historia e transferindo-a em aprendizado para o dia de hoje. Parabéns! Zélia


  • Ray Costa, SEE-DF/DRE-SOBRADINHO/CEF-FERCAL , Distrito Federal - disse:
    raycostadf@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A metodologia utilizada permite a interdisciplinaridade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.