Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Critérios de divisibilidade

 

19/10/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer os critérios de divisibilidade de um número
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operação de divisão de números naturais
Estratégias e recursos da aula

          Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Critérios de divisibilidade” com seus alunos. Seria interessante colocar para seus alunos alguma situação que envolva o assunto, como por exemplo: “Em uma determinada sala de aula, o Professor de Matemática falou para seus alunos:
                   • Cada um vocês pensem em um número par qualquer;
                   • Agora, dividam esse número por 2;
                   • Posso afirmar que o resultado da conta de divisão é exato, ou seja, o resto da divisão é zero.

          Professor procure explorar esta situação com provocando o seguinte questionamento aos seus alunos: “O que eu afirmei esta certo ou errado? Por quê?”.

          Após o questionamento, leve seus alunos ao laboratório de informática e, depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/criterios.htm, trata-se de um sítio com informações teóricas e exercícios sobre critérios de divisibilidade, e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg .Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_27_Fig01.jpg

         Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre critérios de divisibilidade.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_27_Fig02.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_27_Fig03.jpg

         Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

          Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo critérios de divisibilidade de um número. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_22-Fig04.jpg , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_27_Fig04.jpg


          Esta tela nos orienta que este exercício contém 16 questões ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_27_Fig05.jpg) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
                   • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
                   • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a lista completa de questões.
         Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/929/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.

         Professor, peça aos seus alunos que resolvam, um a um os exercícios, em uma folha de papel,  justificando as respostas e logo após digite a resposta no aplicativo e verifique se esta certa ou errada. Peça a eles também que registrem, na folha de papel, as questões corretas com um “C” de certo e nas questões erradas, anotem a resposta certa ao lado.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.