19/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Critérios de divisibilidade” com seus alunos. Seria interessante colocar para seus alunos alguma situação que envolva o assunto, como por exemplo: “Em uma determinada sala de aula, o Professor de Matemática falou para seus alunos:
• Cada um vocês pensem em um número par qualquer;
• Agora, dividam esse número por 2;
• Posso afirmar que o resultado da conta de divisão é exato, ou seja, o resto da divisão é zero.”
Professor procure explorar esta situação com provocando o seguinte questionamento aos seus alunos: “O que eu afirmei esta certo ou errado? Por quê?”.
Após o questionamento, leve seus alunos ao laboratório de informática e, depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/criterios.htm, trata-se de um sítio com informações teóricas e exercícios sobre critérios de divisibilidade, e, com o mouse, cliquem no botão .Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre critérios de divisibilidade.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo critérios de divisibilidade de um número. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Esta tela nos orienta que este exercício contém 16 questões ( ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
• Mostrará a próxima questão.
• Mostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, .
Professor, peça aos seus alunos que resolvam, um a um os exercícios, em uma folha de papel, justificando as respostas e logo após digite a resposta no aplicativo e verifique se esta certa ou errada. Peça a eles também que registrem, na folha de papel, as questões corretas com um “C” de certo e nas questões erradas, anotem a resposta certa ao lado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!