15/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Professor, espera-se que, ao fim das aulas propostas, sejam alcançados os seguintes objetivos:
.Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso da audição;
.Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, através da pesquisa e da observação;
.Estimular a exposição oral em público;
.Estabelecer relação entre um texto escrito e demais formas de manifestação da linguagem, no caso, a linguagem radiofônica;
.Refletir sobre a variação lingüística e desenvolver um pensamento crítico sobre a língua e seus usos sociais;
.Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução;
.Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado;
.Perceber a coexistência de diferentes variantes da língua oral;
.Atentar para a necessidade de dominar a variante padrão da língua oral, para um pleno exercício da cidadania, nas mais diversas situações de comunicação em que essa variante é exigida;
. Praticar o processo de retextualização – escrita e revisão – a partir de uma narrativa de uma radionovela;
.Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas;
.Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si;
.Empreender pesquisa sobre os produtos evidenciados nas propagandas antigas;
.Apresentar uma radionovela com todos os recursos disponíveis;
.Conhecer termos utilizados na linguagem radiofônica e a estrutura de um roteiro a ser escrito para a radionovela.
Os alunos precisam ter:
. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.
Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente:
. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre a radionovela.
. Comente que na década de 40 do século XX, como não existia ainda a televisão no Brasil, a Rádio Nacional, o mais importante veículo de comunicação da época, transmitia através das ondas do rádio, as primeiras radionovelas. Inicialmente, os escritores faziam adaptações de textos cubanos. Depois verificou-se a necessidade de se produzir uma radionovela brasileira. Surgia, então, “Em Busca da Felicidade”.
O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre os gêneros Rádio e novela e como as radionovelas eram apresentadas.
Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Inicie as aulas perguntando aos alunos se eles gostam de novelas. Estas, nem sempre existiram na televisão brasileira. Aliás, as novelas começaram a ser transmitidas a partir da década de 50.
Apresente algumas das novelas de maior sucesso da história da teledramaturgia brasileira através de imagens de um projetor de slides ou de um retroprojetor. Caso conheça alguma particularidade delas, conte aos alunos ao longo da apresentação.
http://www.arquivoluceliasantos.com
www.teledramaturgia.com.br/selvai.htm
www.teledramaturgia.com.br/roquei.htm
[Todas as imagens e sites acima acessados em 13/10/2009]
Professor,
Pergunte a eles se já ouviram falar das novelas acima e quais as novelas que já assistiram. Liste-as em um quadro.
Conte para eles que nem sempre foi assim. Na década de 40, havia uma outra forma de assistir às novelas . Era através das rádios. Daí o nome: Radionovelas.
Apresente aos alunos o início da transmissão de uma radionovela.
[Imagem e site acessados em 13/10/2009]
Depois, peça para que um aluno faça a leitura, com uma entonação parecida de um locutor de rádio, o texto a seguir:
http://clubeamigosdaboanova.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
O dia 5 de junho de 1941 ficará na história do rádio brasileiro como a data mais importante da rádio-teatro.
Exatamente ás 10 e meia da manhã, o locutor anunciou:
-Senhoras e senhoritas, o famoso creme dental colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco em adaptação de Gilberto Martins — E-M B-U-S-C-A D-A F-E-L-I-C-I-D-A-D-E !!!
Um vento de emoção varreu o país de norte a sul. Era a primeira autêntica história seriada radiofônica, que haveria de durar 2 anos menos um mês, e que marcaria uma época, assinalando novos rumos, abrindo outros horizontes, expandindo negócios e as oportunidades artísticas.
Os patrocinadores de “ Em busca da felicidade”, subestimando o êxito da iniciativa, prometeram fotografia dos artistas da novela e um álbum com o resumo das mesmas aos ouvintes que enviassem um rótu lo”colgate”. No primeiro mês chegaram 48.00 0 pedidos e as perspectivas eram de aumento em progressão geométrica. Cessou o oferecimento.
A primeira novela na Rádio Nacional provocou uma tempestade emocional entre os ouvintes.
Pela primeira vez, na história do rádio brasileiro, cantores e locutores eram sobrepujados em popularidade pela comédia do rádio-teatro.
E depois de 1943, acabada “Em busca da felicidade”, no mesmo autor, surgia “O romance de Glória Marivel”. E veio a invasão das novelas no período noturno, com “Predestinadas” à frente, seguindo-se-lhe “Maldição”, “Renúncia” (com fantástica repercussão), “Fatalidade” e muitas outras.
http://www.radiobras.gov.br/nacionalrj/m…
[Imagem e site acessados em 13/10/3009]
Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Antes ler o texto a seguir, peça aos alunos que verifiquem os significados no dicionário das palavras e/ou expressões em destaque do texto.
http://www4.usp.br/index.php/especiais/11083
Peguem os lencinhos,
sentem-se e chorem
Fabiana Amaral
- “Senhoras e senhoritas, o famoso creme dental Colgate apresenta o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins: Em Busca da Felicidade.”
Foi assim que começou a história da radionovela no Brasil, na Rádio Nacional, em junho de 1941. Dramas já vinham sendo testados no poderoso veículo. Mas em forma de teatro, com poucos capítulos e bem curtos, a moda trazida de Cuba virou logo uma febre nacional.
O rádio ainda não era bem explorado comercialmente e a maioria de suas transmissões era dirigida ao público masculino. Foi essa a grande sacada das novelas que, na verdade, tiveram seu início com os folhetins publicados no rodapé dos jornais a partir de 1836.
Nos Estados Unidos começou-se a enxergar um filão de mercado no público. Isso lá pelos anos 30. Eram montados melodramas que faziam a mulherada se debulhar em lágrimas com histórias da carochinha. Mas ninguém dava importância para a irrealidade dos contos. A grande sacada era que, totalmente entretidas pelos dramas das personagens, o novo público-alvo, mulheres, na sua maioria donas-de-casa, absorvia tudo que lhes era despejado.
As propagandas inseridas nos dramalhões eram constantes e a indústria de sabonetes e perfumes fazia a festa com o potencial consumista até então desconhecido.
Mas vocação para dramalhões tragicômicos não tem outra origem que não a latina. Por aqui, as radionovelas eram disseminadas pela agência publicitária Standard Propaganda, que detinha a conta da Colgate-Palmolive. Vendo que os americanos se deram bem com a façanha inseriam com sucesso a mesma fórmula por aqui, nos horários matutinos e vespertinos, desprezados pelos comerciantes, mas comprovadamente rico em audiência feminina.
http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/midia/dnov/midia1.htm
[Imagem e site acessados em 13/10/2009]
Professor,
Faça um quadro comparativo junto com a turma com as características da novela atual e a radionovela de outrora.
Depois, peça que os alunos façam uma revisão no texto lido e alterem as palavras e/ou expressões em destaque por outras que correspondam ao registro formal da língua.
Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Inicie suas aulas apresentando a sinopse e as personagens da primeira radionovela brasileira: "Em Busca da Felicidade". Observe que, na apresentação das personagens aparece o nome do(a) artista antes.
Quem atirou em Carlota Morais? A dúvida perseguiu a curiosidade de milhares de brasileiros durante vários meses, no início dos anos 1940. Eram tempos de g uerra, mas os ouvintes da Rádio Nacional estavam mais preocupados em saber o destino da grávida e desprotegida Carlota, que disputava com Anita de Mantemar o coração de Alfredo Medina, um médico atormentado. Na verdade, todos eram personagens de Em Busca da Felicidade, considerada oficialmente a primeira radionovela brasileira, cujo sucesso fenomenal marcou o início de um novo gênero no rádio tupiniquim, algo tão grandioso que chegou a influenciar o cotidiano das pessoas.
http://www.cultura.gov.br/site/2007/06/11/microfones-abertos-para-a-emocao/
Rodolfo Mayer é Alfredo Medina, proeminente engenheiro que divide seu coração entre Anita, sua esposa e Carlota, sua amante.
Zezé Fonseca é Anita de Mantemar, esposa de Alfredo Medina. Sofre o drama de ter de dividir com Carlota o amor de seu marido.
Isis de Oliveira é Alice Medina, filha de Carlota com Alfredo Medina e que foi criada por Anita como filha adotiva.
Floriano Faissal é o Dr. Mendonça, médico de grande fama e amigo do casal Alfredo-Anita, e que tudo faz para manter a harmonia entre os dois.
Yara Sales é Carlota Morais, vítima de um destino cruel e caprichoso, mãe verdadeira de Alice e caso amoroso de Alfredo Medina.
Lourdes Meyer é Constança, esposa de Fonseca e mãe de Carlos. Procura impedir o casamento do filho com Alice.
Saint Clair Lopes é Benjamim Prates de Oliveira, o português que se apaixona por Carlota e com ela se casa, mas sofre de angústias de saber que a mulher ainda ama Alfredo.
Brandão Filho é Mão Leve, o ladrão que rouba uma jóia de Carlota e na prisão acaba se tornando amigo de Benjamim Prates e é por ele protegido.
Victor Costa foi o responsável pela execução do Rádio Teatro Colgate. A novela lhe deve grande parte do seu sucesso.
Maria Helena era a locutora e narradora que relembrava os acontecimentos dos capítulos anteriores da novela, e remarcava os argumentos que justificavam o prestígio dos produtos Colgate.
http://www.radioclaret.com.br/port/busca.htm
[Acesso em 13/10/2009]
Professor,
Diante da sinopse e das personagens, peça aos alunos que redijam um texto narrativo da história representada em 1941.
Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Inicie as aulas trocando os textos narrativos dos alunos entre eles. Peça para que façam as correções necessárias, contendo observações por escrito para que o(a) autor(a) depois possa fazer a retextualização.
Entregue os textos aos(às) autores(as) dos mesmos para que façam as alterações necessárias.
Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Crie uma Radionovela com seus alunos. Você pode assistir a um vídeo com eles de um projeto de radionovela já realizado em outra localidade brasileira.
[Acesso em 13/10/2009]
Divida a turma em equipes. Cada uma terá uma tarefa:
1. Redatores
[Acesso em 13/10/2009]
Transformar o texto narrativo em teatral, que atenda às especificidades de uma radionovela a saber. Para esse grupo, apresente o texto informativo a seguir:
McLEISH, Robert . As características do rádio como meio de comunicação. In: Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica . Robert Mc Leish. Trad.: Mauro Silva.SP: Summus, 2001. p.15-24.
2. Sonoplastas
www.br.geocities.com/memorialdatv/radio.htm
Selecionar de acordo com o texto elaborado pelos redatores, a trilha sonora: as músicas, o fundo musical e os sons/ruídos que deverão compor a história transmitida.
Obs: No endereço eletrônico a seguir, a equipe terá acesso em como montar uma trilha sonora. Seria interessante se, nesse momento, o professor da área de informática orientasse os alunos no laboratório de informática.
http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/som-e-trilha-sonora/exercicio/#/faca-sua-montagem
[Imagens e site acessados em 13/10/2009]
3. Publicitários/Produtores
Selecionar as propagandas da época para serem transmitidas na hora dos "reclames".
Assistir e ouvir o vídeo que apresenta as propagandas da década de 40.
http://www.youtube.com/watch?v=9lqYLtAy1eU
Acessar a propaganda impressa veiculada nessa época e verificar como que o conteúdo delas se relacionava com a radionovela transmitida.
[Vídeo e imagens acessados em 13/10/2009]
4. Locutor, narradora e artistas
http://www.escoladeradio.com.br/index1.php?p=47
[Acesso em 13/10/2009]
Apresentar a radionovela e os proclames.
Contar a história
Representar a história a ser transmitida.
Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
As aulas serão destinadas para um ensaio geral da Radionovela criada pela turma "Em Busca da Felicidade". Faça os ajustes necessários para adequar à proposta inicial sugerida.
Peça ajuda a um funcionário da escola ou até mesmo a um colega professor de Física que oriente os alunos para instalarem as caixas de som, microfones e equipamentos (computadores, rádios) para a transmissão da Radionovela.
Aula 7: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Chegou o grande dia da transmissão na escola da Radionovela! Com os alunos trajados com roupas antigas que lembrem a moda da década de 40, apresente a Radionovela na escola. Os outros alunos e funcionários além de ouvirem a história, poderão acompanhar a transmissão na sala de aula, onde funcionará a Rádio.
A apresentação da Radionovela poderia estimular outras manifestações artísticas a serem divulgadas na escola durante o recreio, para o lazer de todos.
Professor,
Eis algumas sugestões de sites que poderão enriquecer as suas aulas:
.História das telenovelas
http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/coluna2001ago31.htm
.Gêneros Novela e Rádio
.Criação de uma radionovela
.Criação de Trilha sonoras
Professor, avalie nas produções de textos , as características dos textos narrativos/descritivos levando em consideração os critérios especificados na elaboração de uma novela radiofônica, o vocabulário utilizado, a utilização de sinônimos e o uso de recursos coesivos.
Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual .
Durante as atividades de produção oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, através das contribuições (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor.
Avalie a maturidade do aluno acerca da aceitação do papel designado a ele e desempenhado por ele na radionovela. É importante lembrar que todos os alunos devem, de alguma forma, estar envolvidos nas propostas, mesmo ocupando papéis secundários ou atuando como sonoplastas, locutores ou narradores, de forma a serem avaliados por igual. Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram, fazer proposições em relação à melhoria de sua expressão escrita e de leitura.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2015
Quatro estrelasMuito bom. Adorei
15/09/2011
Cinco estrelasMuito completo o material compartilhado. Muito rico e bem articulado. Preciso desenvolver um projeto com meus alunos do Magistério sobre Rádio Novela e este material vai me ajudar bastante. É tudo de bom que eu precisava. Parabéns pela riqueza do conteúdo que possibilita um projeto interdisciplinar!
08/10/2010
Cinco estrelasTrabalho excelente. Muito produtivo e de muita ajuda.
03/05/2010
Cinco estrelasMuito completo e bastante explicativo.