Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identidade cultural

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir uma identidade cultural; valorizar as manifestações populares e compreender significados; participar de situações comunicativas, elaborando textos para publicação de informações pesquisadas; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento do que sabem sobre Folclore e sobre costumes da região onde moram. Um levantamento sobre o que sabem sobre editores de texto também será útil para a organização dos grupos na etapa de publicação das pesquisas.
Estratégias e recursos da aula

Pergunte aos alunos o que entendem por Folclore. Anote tudo o que os alunos disserem sobre o tema.

Exiba o vídeo Folclore disponível no Portal do Professor:


Folclore

Comparem as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo, verificando se há contradições ou aspectos a serem complementados. 

Pergunte-lhes quais são os costumes e as tradições da região onde moram, tais como festas, artesanato, comidas, brincadeiras, contos... Ajude a complementar esse levantamento, ampliando-o, se necessário.
 

Divida a turma em grupos, peça que escolham uma das tradições apontadas e busquem dados sobre a mesma (histórico, características...) em pelo menos três fontes distintas: entrevistas com moradores, Instituições locais e Internet (site da cidade e outros). Combine com os grupos a data em que deverão trazer as informações pesquisadas externamente e a data que farão as pesqusias na Internet usando a sala de informática da escola.

Acompanhe a busca dos alunos na Internet, sugerindo também algumas páginas. Oriente aos alunos como salvar informações relevantes para retoamda posterior.

Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir dos dados coletados na Internet e demais fontes de informação. Enfatize a importância de citar as fontes das informações!

Ajude seus alunos a revisarem os textos para uma publicação.

Para divulgar as informações pesquisadas e valorizar a cultura local, crie um espaço de publicação para a turma na Internet. Há várias ferramentas disponíveis na Internet para esse fim. Veja um exemplo utilizando Wordpress:
 

Acesse http://pt-br.wordpress.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress1.jpg

Preencha os formulários de cadastro com dados de um responsável e as opções do blog (título, idioma...):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress2.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress3.jpg

Ative a conta acessando o endereço de e-mail usado no formulário de registro e clicando no link que aparecer na mensagem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress4.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress5.jpg

Você visualizará a página inicial do Blog:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress6.jpg

Faça o login (usuário e senha) e pode faça as alterações de lay out que quiser, clicando em Design:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress7.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress8.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress9.jpg

Para os alunos publicarem devem clicar em Escrever:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress10.jpg

Para inserir imagens e outras mídias usem a barra de ferramentas em Post:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress11.jpg

Faça intervenções para que seus alunos revisem a publicação final. Peça que usem a ferramenta de correção ortográfica do próprio editor de texto e estimule que pensem como melhorar outros aspectos envolvendo coesão e coerência que forem necessários.

Peça que os alunos divulguem o link das publicações na escola e na comunidade, solicitando que os visitantes deixem comentários!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Folclore Vídeo
Recursos Complementares
Saiba mais sobre folclore: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore .
Avaliação
Proponha que os participantes do grupo façam uma auto-avaliação sobre o que aprenderam no processo e observe a participação dos alunos na produção textual coletiva.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Natacha Alcântara, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    tacinha91@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aula foi muito bem preparada para a produção cultural dos alunos. Adoreei !


  • Valderio Fambre gonçalves, JULIETA REALE VIEIRA PROFA REMEF , São Paulo - disse:
    vfambregoncalves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Utiliza pouco recurso e o resultado parece, se bem trabalhado, muito promissor. Parabéns.


  • Aurinete Pinto da Silva, ESCOLA. ANASTÁCIO ALVES BRAGA (E.E.F.M) , Ceará - disse:
    aurinetepsilva@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta sugestão parece ser bastante excitante para os alunos e como também para a Escola em sí, fazer os alunos criarem um espaço na internet de divulgação de uma atividade realizada , com base nas tradições de sua cidade é desenvolver várias hábilidades em um único momento: estudo, pesquisa, utilização da informática, divulgação de uma tradição do municípiona internet; estando também divulgando a instituição; só resta saber o que o professor tem de formação tecnológica para isso(informática).


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ola tudo bem? Adorei seu plano de aula e criei outro baseado no seu, sobre Serviço de Orientação sociofamiliar"Projeto de Retalhos e Histórias" com a comunidade onde moro, em Parceria com o CESOMAR. Abraços com carinho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.