Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Mulher de Cabelos Verdes

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com as obras de Anita Malfatti e com o universo expressionista a partir do livro "Anita Malfatti - Mestres das Artes no Brasil" utilizado nas aulas de arte. Perceberá a importância da artista na pintura brasileira e terá como foco de apreciação a obra Mulher de Cabelos Verdes.

Será capaz de produzir um trabalho de retrato feminino expressionista, a partir da obra supracitada. O objetivo é que o aluno crie uma expressão particular para a temática proposta.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula foi aplicada no 5º ano do Ensino Fundamental e não existem pré-requisitos para sua realização, podendo ser ministrada em outras séries, de acordo com o critério do professor.

Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Conhecendo um pouco de Anita

"Era a poesia plástica da vida, era festa da forma e era a festa da cor".

                                                                                 Anita Malfatti.

Assim, o professor pode iniciar sua aula apresentando a artista e narrando fatos de sua vida, conforme o livro indicado "Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil)". Os alunos poderão seguir o histórico da vida da artista e acompanhar as imagens de suas obras em cada período.

(Este livro foi adotado pela escola e adquirido pelos alunos, que fizeram a doação dos exemplares para a biblioteca do departamento de artes do colégio). Desta forma, diversos alunos de outras séries também podem usufruir das obras coletivamente, o que enriquece muito as possibilidades visuais das aulas.

O professor deve dialogar com os alunos sobre as obras que despertarem maior interesse, explicando as influências do expressionismo em seus quadros.

Logo a seguir, deverá passar o vídeo que dá ênfase à obra Mulher de cabelos Verdes:

http://www.youtube.com/watch?v=oo1vRvctdT8

Distribuir aos alunos o encarte que vem solto do livro com a imagem desta obra, para que depois, em grupos, possam analisar a imagem com maior atenção.

Refletir com os alunos a respeito das características pictóricas e plásticas da obra para avaliar se eles perceberam áreas verdes e amarelas no rosto da mulher, quais são as características das pinceladas e linhas do fundo, se há dramaticidade nas cores, etc.

Desenho:

Motivação: o professor deverá perguntar-lhes se eles conhecem alguma mulher parecida com esta em seu bairro, em sua família, em sua rua. Perguntar se eles conhecem alguma mulher que ficaria interessante com cabelos verdes. A partir daí, distribuir folhas de papel camurça na cor preta e orientá-los a desenhar uma mulher de sua imaginação, ou de memória ou até mesmo poderão recriar a imagem da obra da artista.

O desenho inicial da mulher deverá ser feito em lápis grafite no verso da folha de papel camurça, no lado branco (lado avesso). Assim, o aluno poderá apagar o desenho sem problemas.

Com o esboço inicial pronto deverá seguir as orientações da próxima aula - aula 02.

Observe as imagens a seguir.


Aula 02 e Aula 03: Utilização de giz de cera e giz de quadro colorido sobre o fundo preto do papel camurça


Fase 1: Desenho branco sobre preto

Com o esboço pronto, o aluno deverá reforçar com o lápis os traços de contorno, fazendo maior pressão sobre o papel, tomando cuidado para não rasgá-lo.
Desta forma, seu desenho apare cerá do lado preto suavemente, de forma oposta. O professor deverá orientar os alunos a passarem o lápis de cor branco sobre os traços principais do desenho no lado preto do papel camurça, podendo também ser feito com a ponta fina de um giz de cera branco.


Veja algumas imagens abaixo.


Fase 02: Colorido com giz de cera e giz de quadro.

O professor deverá explicar aos alunos as diferenças do colorido com o giz de cera e com o giz de quadro sobre a superfície do papel camurça. Ela se torna aderente ao giz de quadro, permitindo o esfumaçado, quando o aluno esfregar o dedo sobre um traço ou região. Já o giz de cera fixa a cor sobre o papel com maior aderência e não permite gradações de tom. O aluno deverá combinar as duas possibilidades no mesmo trabalho.

O fundo preto possibilita maior dramaticidade na expressividade das cores.

Logo abaixo estão algumas imagens dos trabalhos realizados pelos alunos.

Recursos Complementares

Alguns sites para pesquisa sobre a artista:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Malfatti

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3758

http://www.pitoresco.com.br/brasil/anita/anita.htm

http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/malfa/index.htm

Sugestões de livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

BRAGA-TORRES, Ângela. Anita Malfatti  (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2002.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
  • O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta e o processo de criação, retratando as mulheres de cabelos verdes, verificando as idéias elaboradas, bem como a participação dos mesmos nas reflexões a partir de seus trabalhos prontos.
  • Deverá observar: a capacidade de percepção, a habilidade em exercitar a memória, a imaginação e a expressividade mediante o jogo de cores sobre um fundo escuro.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.