19/10/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno entrará em contato com as obras de Anita Malfatti e com o universo expressionista a partir do livro "Anita Malfatti - Mestres das Artes no Brasil" utilizado nas aulas de arte. Perceberá a importância da artista na pintura brasileira e terá como foco de apreciação a obra Mulher de Cabelos Verdes.
Será capaz de produzir um trabalho de retrato feminino expressionista, a partir da obra supracitada. O objetivo é que o aluno crie uma expressão particular para a temática proposta.
Esta aula foi aplicada no 5º ano do Ensino Fundamental e não existem pré-requisitos para sua realização, podendo ser ministrada em outras séries, de acordo com o critério do professor.
"Era a poesia plástica da vida, era festa da forma e era a festa da cor".
Anita Malfatti.
Assim, o professor pode iniciar sua aula apresentando a artista e narrando fatos de sua vida, conforme o livro indicado "Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil)". Os alunos poderão seguir o histórico da vida da artista e acompanhar as imagens de suas obras em cada período.
(Este livro foi adotado pela escola e adquirido pelos alunos, que fizeram a doação dos exemplares para a biblioteca do departamento de artes do colégio). Desta forma, diversos alunos de outras séries também podem usufruir das obras coletivamente, o que enriquece muito as possibilidades visuais das aulas.
O professor deve dialogar com os alunos sobre as obras que despertarem maior interesse, explicando as influências do expressionismo em seus quadros.
Logo a seguir, deverá passar o vídeo que dá ênfase à obra Mulher de cabelos Verdes:
http://www.youtube.com/watch?v=oo1vRvctdT8
Distribuir aos alunos o encarte que vem solto do livro com a imagem desta obra, para que depois, em grupos, possam analisar a imagem com maior atenção.
Refletir com os alunos a respeito das características pictóricas e plásticas da obra para avaliar se eles perceberam áreas verdes e amarelas no rosto da mulher, quais são as características das pinceladas e linhas do fundo, se há dramaticidade nas cores, etc.
Desenho:
Motivação: o professor deverá perguntar-lhes se eles conhecem alguma mulher parecida com esta em seu bairro, em sua família, em sua rua. Perguntar se eles conhecem alguma mulher que ficaria interessante com cabelos verdes. A partir daí, distribuir folhas de papel camurça na cor preta e orientá-los a desenhar uma mulher de sua imaginação, ou de memória ou até mesmo poderão recriar a imagem da obra da artista.
O desenho inicial da mulher deverá ser feito em lápis grafite no verso da folha de papel camurça, no lado branco (lado avesso). Assim, o aluno poderá apagar o desenho sem problemas.
Com o esboço inicial pronto deverá seguir as orientações da próxima aula - aula 02.
Observe as imagens a seguir.
Aula 02 e Aula 03: Utilização de giz de cera e giz de quadro colorido sobre o fundo preto do papel camurça
Fase 1: Desenho branco sobre preto
Com o esboço pronto, o aluno deverá reforçar com o lápis os traços de contorno, fazendo maior pressão sobre o papel, tomando cuidado para não rasgá-lo.
Desta forma, seu desenho apare cerá do lado preto suavemente, de forma oposta. O professor deverá orientar os alunos a passarem o lápis de cor branco sobre os traços principais do desenho no lado preto do papel camurça, podendo também ser feito com a ponta fina de um giz de cera branco.
Veja algumas imagens abaixo.
Fase 02: Colorido com giz de cera e giz de quadro.
O professor deverá explicar aos alunos as diferenças do colorido com o giz de cera e com o giz de quadro sobre a superfície do papel camurça. Ela se torna aderente ao giz de quadro, permitindo o esfumaçado, quando o aluno esfregar o dedo sobre um traço ou região. Já o giz de cera fixa a cor sobre o papel com maior aderência e não permite gradações de tom. O aluno deverá combinar as duas possibilidades no mesmo trabalho.
O fundo preto possibilita maior dramaticidade na expressividade das cores.
Logo abaixo estão algumas imagens dos trabalhos realizados pelos alunos.
Alguns sites para pesquisa sobre a artista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Malfatti
http://www.pitoresco.com.br/brasil/anita/anita.htm
Sugestões de livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
BRAGA-TORRES, Ângela. Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2002.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/09/2010
Cinco estrelasAcheio ótima sua sugestão de aula, vou utilizar essa técnica e vou acrescentar outros artistas que trabalharam imagens de mulheres exemplo: Modigliani
21/05/2010
Cinco estrelasaula muito bem elaborada, explora grande parte das potencialidades da criança, além de colocá-la em contato com a arte.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente