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Abstração Lírica

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá diferenciar o abstrato lírico das demais vertentes do abstrato geométrico, pois entrará em contato com algumas obras de Kandinsky e mediante a utilização de duas técnicas diferenciadas, expressará sua criatividade de uma forma poética revelando sua emoção e universo interior através das cores, manchas, texturas e formas orgânicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá já ter trabalhado anteriormente algumas modalidades da arte figurativa. O aluno deve saber identificar uma paisagem, uma marinha, uma natureza-morta, um retrato, um auto-retrato, distinguir a figuração e a abstração para que, posteriormente, saiba diferenciar o figurativo do abstrato e diferenciar também o abstrato geométrico do abstrato lírico.

Esta aula foi ministrada em três turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, podendo também ser aplicada em outras séries, conforme o critério do professor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Introdução ao tema

O professor deverá iniciar a aula abordando esta temática para depois apresentar algumas obras de Kandinsky.

Nas artes, o Abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior". Aparece como reação às grandes revoluções do século XX, como por exemplo, a Primeira Guerra Mundial.

O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram visíveis; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte nitidamente não figurativa.

Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o abstracionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos.

Já na década de 1910 Kandinsky (1866-1944) desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.

O artista afirma: "O primeiro a romper com a tradição de pintar os objetos existentes fui eu. Fundei a pintura abstrata".

Esta primeira aquarela abstrata de Kandinsky , de 1910 deverá ser mostrada aos alunos, enfatizando as manchas, cores e expressividade do artista. O artista utilizou lápis, tinta-da-china e aquarela sobre papel.

A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.

Há uma reprodução da obra abaixo - Duas ovais, na sala de artes da escola e os alunos também se inspiraram e a observaram com um novo olhar após as explicações da aula.


Atividade 01 - Abstração lírica com giz de cera e giz de quadro sobre papel craft

Os alunos foram motivados a realizar uma abstração lírica de uma forma mais livre e despojada, preocupando-se apenas com as cores e expressividade.

Seria interessante colocar uma música instrumental ou clássica durante a realização deste trabalho.

Logo abaixo, imagens dos alunos desenvolvendo seus trabalhos com giz de cera e giz de quadro sobre o lado áspero no papel craft.

Alguns trabalhos prontos ao final da aula. Observe o efeito de textura do giz de cera superposto ao giz de quadro.

Aula 02 e aula 03 - Atividade 02: Abstração lírica em técnica mista - colagem e aquarela.

O professor deverá entregar a cada aluno uma folha de cartolina branca ou papel canson e uma toalha de papel usada para enxugar as mãos.

Os alunos deverão ser orientados a rasgarem aleatoriamente a toalha de papel em alguns pedaços e colar sobre a folha branca, com cola líquida, formando uma textura, podendo amassar estes pedaços antes de colar, conforme as imagens abaixo. 

Colagem

Pintura com aquarela

Logo a seguir, mesmo com as colagens ainda molhadas com cola, poderão iniciar a pintura com aquarela. O professor deve orientar os alunos a não utilizarem muita água sobre o papel colado e nem esfregar muito o pincel em cima da textura, evitando que ele se desfaça. Os alunos poderão passar o pincel com a tinta de aquarela suavemente sobre a textura e caprichar nas aguadas e manchas no fundo, procurando fundir estas áreas em relevo com o fundo.

Alguns trabalhos prontos a seguir:

Recursos Complementares

Alguns sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstraccionismo_l%C3%ADrico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky

http://www.arteduca.unb.br/galeria/mostra-bauhaus-turma-2009/primeira-aquarela-abstrata-1910-1

Alguns livros para aprofundamento:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.


BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 124-126.


KANDINSKY, Vassily/ [coordenação e organização Folha de São Paulo: tradução de Martin Ernesto Russo]. Coleção Folha Grande Mestres da Pintura. vol.18. Barueri, SP: Editorial Sol 90, 2007.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 149-150.

WALTHER, Ingo F; RUHRBERG, Karl. Arte del siglo XX. Volumen I. Madrid: Taschen, 2005. p.100-106.

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta chegando à criação de seus desenhos e pinturas e observar a capacidade expressiva no desenvolvimento das manchas, cores e texturas, como também a habilidade em planejar e executar trabalhos que revelem a emoção e que escapem do figurativo.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
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