09/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno irá diferenciar o abstrato lírico das demais vertentes do abstrato geométrico, pois entrará em contato com algumas obras de Kandinsky e mediante a utilização de duas técnicas diferenciadas, expressará sua criatividade de uma forma poética revelando sua emoção e universo interior através das cores, manchas, texturas e formas orgânicas.
O professor deverá já ter trabalhado anteriormente algumas modalidades da arte figurativa. O aluno deve saber identificar uma paisagem, uma marinha, uma natureza-morta, um retrato, um auto-retrato, distinguir a figuração e a abstração para que, posteriormente, saiba diferenciar o figurativo do abstrato e diferenciar também o abstrato geométrico do abstrato lírico.
Esta aula foi ministrada em três turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, podendo também ser aplicada em outras séries, conforme o critério do professor.
Aula 01: Introdução ao tema
O professor deverá iniciar a aula abordando esta temática para depois apresentar algumas obras de Kandinsky.
Nas artes, o Abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior". Aparece como reação às grandes revoluções do século XX, como por exemplo, a Primeira Guerra Mundial.
O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram visíveis; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte nitidamente não figurativa.
Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o abstracionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos.
Já na década de 1910 Kandinsky (1866-1944) desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.
O artista afirma: "O primeiro a romper com a tradição de pintar os objetos existentes fui eu. Fundei a pintura abstrata".
Esta primeira aquarela abstrata de Kandinsky , de 1910 deverá ser mostrada aos alunos, enfatizando as manchas, cores e expressividade do artista. O artista utilizou lápis, tinta-da-china e aquarela sobre papel.
A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.
Há uma reprodução da obra abaixo - Duas ovais, na sala de artes da escola e os alunos também se inspiraram e a observaram com um novo olhar após as explicações da aula.
Atividade 01 - Abstração lírica com giz de cera e giz de quadro sobre papel craft
Os alunos foram motivados a realizar uma abstração lírica de uma forma mais livre e despojada, preocupando-se apenas com as cores e expressividade.
Seria interessante colocar uma música instrumental ou clássica durante a realização deste trabalho.
Logo abaixo, imagens dos alunos desenvolvendo seus trabalhos com giz de cera e giz de quadro sobre o lado áspero no papel craft.
Alguns trabalhos prontos ao final da aula. Observe o efeito de textura do giz de cera superposto ao giz de quadro.
Aula 02 e aula 03 - Atividade 02: Abstração lírica em técnica mista - colagem e aquarela.
O professor deverá entregar a cada aluno uma folha de cartolina branca ou papel canson e uma toalha de papel usada para enxugar as mãos.
Os alunos deverão ser orientados a rasgarem aleatoriamente a toalha de papel em alguns pedaços e colar sobre a folha branca, com cola líquida, formando uma textura, podendo amassar estes pedaços antes de colar, conforme as imagens abaixo.
Colagem
Pintura com aquarela
Logo a seguir, mesmo com as colagens ainda molhadas com cola, poderão iniciar a pintura com aquarela. O professor deve orientar os alunos a não utilizarem muita água sobre o papel colado e nem esfregar muito o pincel em cima da textura, evitando que ele se desfaça. Os alunos poderão passar o pincel com a tinta de aquarela suavemente sobre a textura e caprichar nas aguadas e manchas no fundo, procurando fundir estas áreas em relevo com o fundo.
Alguns trabalhos prontos a seguir:
Alguns sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstraccionismo_l%C3%ADrico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky
http://www.arteduca.unb.br/galeria/mostra-bauhaus-turma-2009/primeira-aquarela-abstrata-1910-1
Alguns livros para aprofundamento:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 124-126.
KANDINSKY, Vassily/ [coordenação e organização Folha de São Paulo: tradução de Martin Ernesto Russo]. Coleção Folha Grande Mestres da Pintura. vol.18. Barueri, SP: Editorial Sol 90, 2007.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 149-150.
WALTHER, Ingo F; RUHRBERG, Karl. Arte del siglo XX. Volumen I. Madrid: Taschen, 2005. p.100-106.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/08/2011
Cinco estrelasparabens uma aula diferente com recurso facil