01/12/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Priscila Marques Dias Corrêa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Identificar a possibilidade de representar números por símbolos.
Relacionar situações matemáticas escritas na linguagem corrente com as suas representações algébricas.
Aplicar a relação linguagem corrente/linguagem algébrica em situações do cotidiano.
Noções de múltiplos e divisores, tais como: dobro, triplo, metade, terça parte etc.
Nesta aula, abordaremos a álgebra funcional, que usa letras como variáveis para expressar relações e funções.
Professor, visando motivar os seus alunos, sugerimos que você inicie a aula contando um pouco da história da linguagem algébrica, também conhecida como linguagem simbólica.
Um Pouco de História da Linguagem Algébrica
Na Antiguidade o filósofo Aristóteles e o matemático Euclides já usavam letras para representar números.
A partir do séc. XIII houve um grande crescimento do cálculo algébrico e, na década de 1950, o francês François Viète introduziu a álgebra no Ocidente e ficou conhecido como o “pai da álgebra”.
A palavra álgebra é de origem árabe, al-jabar, que significa “restauração”.
Notação Algébrica
Os processos para achar raízes de equações dos babilônios, gregos, hindus, árabes e mesmo dos algebristas italianos do século XV eram formulados com palavras e às vezes até com versos (Índia). A notação algébrica, utilizada atualmente, começou com François Viète e foi configurada na forma atual por René Descartes.
Nota: Caso você queira mais informações sobre o assunto acesse o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra
O uso da álgebra nos permite transformar problemas diversos em relações matemáticas.
Os alunos que iniciam o estudo da Álgebra, muitas vezes têm dificuldade em admitir que números podem ser representados por símbolos.
Visto que a representação na forma de letras exige uma abstração maior, você pode inicialmente abordar o assunto com situações em contextos variados, para o aluno transformá-las em linguagem simbólica, utilizando quadradinhos, bolinhas ou coisas do tipo.
Verificando que os alunos já compreendem a representação de números através de símbolos, dê exemplos com o uso de letras.
Sugestão:
“Em uma equipe, o número de rapazes é o triplo do número de moças.”
Usando letras para representar quantidades, nomeie:
r, número de rapazes
m, o número de moças
Portanto, pode-se escrever que: r = 3m
Nota: No exemplo, verifique se apareceu a igualdade m = 3r e, nesse caso, peça que o aluno leia o que escreveu e proponha uma situação que represente tal igualdade. Discuta também outras possíveis respostas dadas pelos alunos.
Importante: É necessário que várias situações sejam colocadas e discutidas em aula.
Adiante estão apresentadas sugestões de atividades que consideram os dois caminhos: linguagem corrente para linguagem algébrica e vice-versa.
Atividade 1: Escreva cada situação descrita abaixo em linguagem algébrica.
Atividade 2: Escreva cada situação descrita abaixo na linguagem corrente.
Introduza agora os conceitos de Expressão Algébrica e Termo Algébrico
Explique que uma expressão que envolve letras e números, ou somente letras, é dita expressão algébrica e que cada parcela da expressão é chamada de termo algébrico.
Ressalte também que cada termo algébrico é composto por duas partes: o coeficiente numérico — ou simplesmente, coeficiente — e a parte literal (formada pelas letras).
Uma proposta de atividade:
Observe as medidas dos lados da tela em branco mostrada abaixo e responda:
a) Qual é a expressão algébrica que representa a soma das medidas dos lados da tela?
b) Quantos termos algébricos existem na expressão obtida no item (a)?
c) Qual é a parte literal do termo algébrico que tem 2 para coeficiente?
d) Quais termos algébricos têm coeficientes iguais a 1?
Para melhor assimilação dos assuntos abordados na aula, proponha exercícios de fixação.
Link ao site Wikipedia
A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
– participação em aula
– resolução de atividades em aula
– trabalhos em grupo ou individuais
– questões desafio para serem desenvolvidas em aula
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17/12/2013
Três estrelasMUITO BACANINHA! ESSAS COISAS AUMENTAM AS NOSSAS REFLEXÕES