Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema Respiratório

 

30/10/2008

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os órgãos constituintes do sistema respiratório. Demonstrar compreensão do mecanismo inerente à respiração. Explicar como se dão as trocas gasosas a nível dos alvéolos pulmonares. Mencionar algumas doenças do sistema respiratório e medidas para incremento da saúde neste aspecto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 Como todos os sistemas constituintes do corpo humano, o sistema respiratório é muito importante.

Seus alunos sabem por quê?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/nolaboratorio.gif


Os seguintes recursos de aprendizagem vão enriquecer a aula e a compreensão dos alunos sobre este interessante tema.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/respiracao.jpg

 


E acessando o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem encontramos mais recursos para ilustrar ainda mais a aula.
Animação do sistema respiratório.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3166

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/respiraca3.jpg


Trocas gasosas nos alvéolos pulmonares.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2545
E neste sitio da ática educacional encontram-se animações e atividades sobre o tema.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/respiracao2.jpg


Há também esta webquest no site Escola BR, que trabalha as doenças do sistema respiratório.
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=6248&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/atividadecomplementar.gif

Em sala de aula, seus alunos deverão mostrar o que aprenderam.

Proponha a eles uma Gincana do Conhecimento do tema. Ai vão algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas com eles.
1. Distribua bexigas (balões) para os alunos. Eles deverão inspirar profundamente e encher em um só sopro a bexiga. Aquele que encher mais ganha. Aproveite para falar sobre a capacidade total de ar do pulmão e a relação desta com a atividade física
2. Os alunos deverão montar uma história em quadrinho que verse sobre o combate ao tabagismo.
3. Pesquisar doenças relacionadas ao sistema respiratório.
4. Desenhar o sistema respiratório.
5. Elencar medidas para a saúde do sistema respiratório.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/labquimica.png
4. Sopro Mágico
Objetivo: Mostrar que o gás carbônico é liberado na respiração e que a reação entre a água e o gás carbônico produz um ácido.
Material/substâncias: Canudos; Tubos de ensaio; Água;
Estante para tubos de ensaio;
Solução bem diluída de hidróxido de sódio;
Fenolftaleína; Azul de bromotimol;
CUIDADO: Explique aos alunos para não ingerir de maneira alguma o líquido do tubo de ensaio. O Hidróxido de sódio é uma substância altamente corrosiva. Professor, dilua a solução para evitar acidentes. Lembre-se de usar jaleco, luvas e óculos de proteção ao manusear substâncias corrosivas.
Procedimento: Colocar um pouco de água em um tubo de ensaio, adicionar uma gota de hidróxido de sódio e duas gotas de fenolftaleína (ou azul de bromotimol). Em seguida, soprar com o auxílio de um canudo e observar.
Discussão: Na respiração, expira-se mais gás carbônico do que se aspira. Na experiência, o gás carbônico liberado no sopro reage com a água, produzindo o ácido carbônico que é identificado pelo indicador ácido – base (fenolftaleína, azul de bromotimol).
CO2(g) + H2O(l)  H2CO3(aq)
Gás carbônico Água Ácido carbônico

Peça aos alunos para confeccionarem um roteiro desta experiência, com as conclusões de qual gás que fez a cor da solução mudar.
Experiência retirada do sítio: http://fisicoquimicacvg.tripod.com/experiencias_para_fazer_em_casa.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/avaliacao2.png

Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/933/imagens/rubrica17.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/respiracao/laringe/laringe.html http://saude.tehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_respirat%C3% http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/respiracao/pulmao/pulmoes_4.html http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/ar.htm http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/respiracao.htm http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=3092&bd=1&pg=1≶= http://www.artac.info/static.php?op=AppelPortugais.txt&npds=1
Avaliação
A avaliação pode se dar sobre a produção dos alunos nas webquest, relatório e gincanas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.