Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo poesia

 

04/11/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula poderá contribuir para a aquisição do gosto pela leitura literária.

O aluno aprenderá a produzir uma poesia,  desenvolvendo, assim, a escrita e a criatividade.  

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o professor já tenha apresentado o gênero poesias aos alunos e que eles já tenham compreendido tal estrutura.

É necessário, também, que o aluno estaja alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor pedirá aos alunos que procurem poesias em casa, em livros ou internet para trazerem para escola na próxima aula.

Na aula seguinte, deixar que eles leiam suas poesias.

Realizar uma exposição dessas poesias em um varal, com o nome “ Varal de poesias” (pendurar um barbante na sala e pregar as folhas com grampo de roupa, essas poesias poderão ser trocadas de tempos em tempos).

Momento 2

Apresentar a poesia  “Cada um é como é” de Toquinho.

Papai é como é, entendo ele até,
Sua vida não é mole, não.
Sai pra trabalhar, só volta pro jantar,
Cochila em frente da televisão.

Mamãe foi sempre assim, cuidou sempre de mim,
Uma adorável chateação:
É um tal de toma banho, escova os dentes,
Troca de roupa e vai fazer sua lição.

Homem e mulher, que confusão,
Cada um é como é.
Por fora, tudo bem, por dentro não.
Ninguém parece com ninguém.

Vovó é genial, da casa é a mais normal,
Com suas manobras radicais.
Escondido ela me dá dinheiro pra gastar,
Nunca conta nada pros meus pais.

Vovô é o que há, tem sempre pra falar
Uma novidade genial.
Se esquece e conta sempre a mesma história
E adormece entre as notícias do jornal.

Realizar uma leitura coletiva: todos os alunos farão a leitura, juntos, em voz alta. 

Momento 2:

Conversar a respeito da temática da poesia – A família e as diferenças entre as pessoas.

Perguntar aos alunos a respeito de suas famílias e discutir sobre o jeito de ser de cada um, destacando que há diferenças e semelhanças entre as famílias e entre os alunos.

Questionar a respeito da estrutura dessa poesia – 5 estrofes e cada estrofe com um número diferente de versos –

Perguntar se há rimas nessa poesia e deixar que os alunos as apontem (Exemplo: trabalhar rima com jantar.)

Pedir que ilustrem a poesia para demonstrar se conseguem interpretar o que leram através de desenhos.

Momento 3:

Ouvir opiniões dos alunos sobre o que é uma família, ressaltando que a família é um grupo de pessoas ligadas por algum laço - sanguínio e/ou afetivo- que procuram viver juntas. Deixar que as crianças falem sobre a sua família, emitindo as opiniões desejadas.

Pedir que os alunos, em duplas, produzam uma poesia com o tema família.

Ressaltar a importância de pensarem quantos versos terá essa poesia, se ela apresentará rimas, etc.

A professora deverá recolher as produções para correção.

Na aula seguinte, essas poesias serão lidas pelas duplas à frente da sala e penduradas no varal de poesias.

Recursos Complementares

Avaliação

A atividade de escrita da poesia será avaliada e o professor observará se o aluno:

- compreendeu a estrutura de uma poesia;

- se expressou com criatividade;

- interagiu com seu colega de dupla;

- conseguiu produzir rimas;

- retratou alguma dificuldade ortográfica ao produzir a poesia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Estefania Cabral de Souza, ESC EST ANTONIO BRAULIO DE SOUZA , Amapá - disse:
    ecsouza402009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acredito muito no potencial da criança em se tratando do "RE-criar". Essa aula pode ajudar a aguçar a criativiade dos alunos, pois é instigante e estimulante, principalmente, porque eles podem pesquisar em várias fontes como a familia, livros e internet.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.