04/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Essa aula poderá contribuir para a aquisição do gosto pela leitura literária.
O aluno aprenderá a produzir uma poesia, desenvolvendo, assim, a escrita e a criatividade.
Será necessário que o professor já tenha apresentado o gênero poesias aos alunos e que eles já tenham compreendido tal estrutura.
É necessário, também, que o aluno estaja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor pedirá aos alunos que procurem poesias em casa, em livros ou internet para trazerem para escola na próxima aula.
Na aula seguinte, deixar que eles leiam suas poesias.
Realizar uma exposição dessas poesias em um varal, com o nome “ Varal de poesias” (pendurar um barbante na sala e pregar as folhas com grampo de roupa, essas poesias poderão ser trocadas de tempos em tempos).
Momento 2
Apresentar a poesia “Cada um é como é” de Toquinho.
Papai é como é, entendo ele até,
Sua vida não é mole, não.
Sai pra trabalhar, só volta pro jantar,
Cochila em frente da televisão.
Mamãe foi sempre assim, cuidou sempre de mim,
Uma adorável chateação:
É um tal de toma banho, escova os dentes,
Troca de roupa e vai fazer sua lição.
Homem e mulher, que confusão,
Cada um é como é.
Por fora, tudo bem, por dentro não.
Ninguém parece com ninguém.
Vovó é genial, da casa é a mais normal,
Com suas manobras radicais.
Escondido ela me dá dinheiro pra gastar,
Nunca conta nada pros meus pais.
Vovô é o que há, tem sempre pra falar
Uma novidade genial.
Se esquece e conta sempre a mesma história
E adormece entre as notícias do jornal.
Realizar uma leitura coletiva: todos os alunos farão a leitura, juntos, em voz alta.
Momento 2:
Conversar a respeito da temática da poesia – A família e as diferenças entre as pessoas.
Perguntar aos alunos a respeito de suas famílias e discutir sobre o jeito de ser de cada um, destacando que há diferenças e semelhanças entre as famílias e entre os alunos.
Questionar a respeito da estrutura dessa poesia – 5 estrofes e cada estrofe com um número diferente de versos –
Perguntar se há rimas nessa poesia e deixar que os alunos as apontem (Exemplo: trabalhar rima com jantar.)
Pedir que ilustrem a poesia para demonstrar se conseguem interpretar o que leram através de desenhos.
Momento 3:
Ouvir opiniões dos alunos sobre o que é uma família, ressaltando que a família é um grupo de pessoas ligadas por algum laço - sanguínio e/ou afetivo- que procuram viver juntas. Deixar que as crianças falem sobre a sua família, emitindo as opiniões desejadas.
Pedir que os alunos, em duplas, produzam uma poesia com o tema família.
Ressaltar a importância de pensarem quantos versos terá essa poesia, se ela apresentará rimas, etc.
A professora deverá recolher as produções para correção.
Na aula seguinte, essas poesias serão lidas pelas duplas à frente da sala e penduradas no varal de poesias.
A atividade de escrita da poesia será avaliada e o professor observará se o aluno:
- compreendeu a estrutura de uma poesia;
- se expressou com criatividade;
- interagiu com seu colega de dupla;
- conseguiu produzir rimas;
- retratou alguma dificuldade ortográfica ao produzir a poesia.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAcredito muito no potencial da criança em se tratando do "RE-criar". Essa aula pode ajudar a aguçar a criativiade dos alunos, pois é instigante e estimulante, principalmente, porque eles podem pesquisar em várias fontes como a familia, livros e internet.