Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aroma de café

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com um pouco de nossa história, explorando a temática do café no Brasil colônia e poderá executar trabalhos de arte que explorem a plasticidade e aroma de materiais muito próximos, como filtros de café utilizados em casa, o próprio pó que entranha nestes filtros, os grãos do café torrado, etc. O interessante é que o aluno situe a importância desta bebida típica brasileira, dentro de um contexto histórico e econômico e se conscientize também a respeito das possibilidades de reaproveitamento de materiais que geralmente são jogados no lixo, como os filtros de café, que podem ser renovados em um contexto artístico.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de um conhecimento prévio do aluno para a realização desta aula. Foi realizada com 2 turmas de 8º anos do Ensino Fundamental e revelou ser motivador trabalhar este tema, com demonstração de interesse em todas as fases do processo. Poderá ser ministrada em outras séries, de acordo com o critério do professor.

O que seria muito enriquecedor é trabalhar este tema de forma interdisciplinar com o professor de história que estiver abordando o ciclo do café em seu conteúdo programático.

Estratégias e recursos da aula
           

Motivação:

O professor deverá em algumas semanas anteriores à aula, solicitar aos alunos que lavem, coloquem para secar, guardem o maior número possível de filtros de café de papel que são utilizados em suas residências e que depois tragam para a escola nas aulas de arte. Deve mencionar que serão realizados trabalhos em grupos com estes filtros, com a temática do café, mas não deve adiantar como será o trabalho prático. Desta forma, durante algumas semanas, o professor irá guardando estes filtros até que a quantidade esteja ideal para a realização da proposta.

Há também o interesse em conscientizar o aluno de que alguns materiais de seu cotidiano e que são jogados no lixo, podem ser reciclados e aproveitados em outros contextos.

Aula 01: Café

O professor deverá apresentar brevemente uma pequena introdução sobre o café.

Introdução ao tema

Considerado uma bebida de luxo a partir do século XVII na Europa, o café foi inicialmente produzido nas colônias francesas do Haiti e da Guiana Francesa. Provavelmente o produto entrou no país pela primeira vez pelo Pará, por volta de 1727. Cultivado para consumo doméstico em diversas regiões de nosso país, em 1760, alcançou a capitania do Rio de Janeiro.

Seu valor comercial só aumentou no final do século XVIII, quando a produção colonial francesa se desorganizou  e entrou em crise, devido aos problemas revolucionários entre a França e suas colônias. A produção brasileira então, passou a ser em larga escala e voltada para a exportação. Na primeira etapa de expansão, a lavoura cafeeira fixou-se com sucesso no Vale do Paraíba e na segunda fase expansionista, por volta de 1850, irradiou-se pelo oeste da província de São Paulo, atingindo a região de Campinas.  

A partir de 1820, o café começou a ganhar importância no cenário econômico nacional como produto de exportação, assumindo a liderança das exportações brasileiras, enquanto produtos até então importantes como algodão, açúcar, fumo e couros, perdiam suas posições.

(Trechos retirados do livro: VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio - História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. p. 336-340).

Dada a importância ao plantio do café em nossa economia e a valorização desta bebida com sabor tão forte e apreciada mundialmente, o professor deverá motivar os alunos ao iniciar a proposta.

Atividade - fase 01:

O professor poderá dividir a turma em 4 grupos e precisará de 4 painéis de MDF, compensado ou eucatex, sendo um painel para cada grupo de alunos, com um tamanho grande, para que todos do grupo possam trabalhar a colagem.
Será necessária a utilização de cola branca de madeira para a fixação dos filtros de café ao suporte. Lembramos que o suporte deverá estar pintado previamente, antes da colagem, com um fundo branco, para que a transparência dos filtros de café não sofra interferência da cor do suporte obtido.
O professor deverá orientar os alunos a colarem permitindo superposições dos filtros, obtendo efeitos interessantes. Depois de colados, pode-se passar mais uma camada de cola por cima de toda a superfície já pronta e dei xar secar.

Ant es de colar os filtros, os alunos deverão abri-los, um a um.

Observe as imagens a seguir.

Aula 02 e Aula 03 - Fase 02: Desenhos de memória e de criação sobre papel vegetal - Xícaras de café brasileiras

(Inicialmente - Pedir aos alunos que pesquisem e tragam imagens sobre o café - plantio, colheita, tipos de grão, fases de crescimento, etc, para realizarem outros desenhos na próxima aula, Aula 04).

Xícaras

Dialogar com os alunos sobre as xícaras de café que eles possuem em casa. Quais seriam as estampas das xícaras, tipos de design, etc. Motivá-los a elaborar um desenho de memória de alguma xícara que eles achem bem interessante e também deixar livre ao aluno a possibilidade dele criar sua própria xícara de café. Estas deverão ser desenhadas em papel vegetal, coloridas com lápis de cor e contornadas com canetas hidrocor. O aluno precisa estar atento para não deixar borrar o trabalho no momento de utilizar a hidrocor, já que o vegetal é um pouco impermeável e leva um tempo para que o trabalho venha a secar.

Estas xícaras e pires serão recortados pelos alunos para colagem no painel, já elaborado em aula anterior.

A vantagem do papel vegetal é que ele permitirá uma leve transparência e não encobrirá os efeitos obtidos com a colagem dos filtros ao fundo.

Algumas imagens abaixo retratam a elaboração destes desenhos.

Aula 04 - Fase 03:

Verificar com os alunos as imagens solicitadas para pesquisa na aula anterior, com a temática do café. Ainda com os mesmos grupos, orientá-los a selecionar imagens que eles possam desenhar e se basearem nestas para, principalmente, criar abordagens que possam ser posteriormente recortadas e coladas para complementar a composição do painel.

Os desenhos devem também ser realizados sobre o papel vegetal e os esboços iniciais podem ser feitos em folha branca de ofício.

Aula 05 e Aula 06: Montagem do painel - Colagem e finalização com grãos do café torrado

O professor deverá orientar os alunos nos recorte s de seus desenhos das xícaras e daqueles sobre o café e cada grupo deverá usar a criatividade para a colagem das xícaras e desenhos, de forma que cada pa inel tenha um resultado final diferente dos demais.

Nesta fase, serão n ecessários: cola líquida branca, um pouco de grãos de café torrado, pistola e cola quente.

O professor deverá utilizar a pistola de cola quente, acionando o fio de cola nos locais determinados pelos alunos e estes, deverão colocar os grãos nos locais específicos. Este cuidado refere-se à utilização da pistola da cola quente por um adulto, evitando algum problema para o aluno, no manuseio do equipamento.

Logo a seguir, estão as imagens de alguns dos trabalhos realizados e finalizados pelos grupos.

Neste primeiro painel abaixo, os alunos tiveram a idéia de colar as duas partes de uma caixa de bombons de acrílico transparente com cola quente. A primeira, mais acima, ficou interessante, em alto-relevo, com grãos soltos em seu interior, que mexem e o desenho das mãos em vegetal, colado por cima da tampa de acrílico.

A tampa transparente colada abaixo, aberta para cima, teve os grãos de café fixados com cola quente e também o desenho dos grãos vermelhos em seu interior.

No painel abaixo, a idéia foi trabalhar uma mandala e a idéia de um prato grande com o pé de café no centro.

Neste painel abaixo, as linhas curvas compostas com os grãos do café sugerem o aroma que sai das xícaras.

Logo a seguir, o detalhe do painel revela a ênfase nos detalhes das xícaras e nos filtros utilizados para a elaboração do café.

O professor deverá montar uma exposição com os trabalhos, valorizando o empenho, o esforço e a criatividade dos alunos durante todo o processo.

Recursos Complementares

Alguns sites para pesquisa e aprofundamento no tema:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_econ%C3%B4mica_do_Brasil#Ciclo_do_caf.C3.A9_.281800-1930.29

http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm

http://wapedia.mobi/pt/Caf%C3%A9

http://www.abic.com.br/

http://www.sohistoria.com.br/ef2/histbrasil/p1.php

http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Deus_JAS.pdf

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=26542&propriedade-do-seculo-xix-do-ciclo-do-cafe-e-destaque-em-programa-no-canal-rural.html

Alguns livros:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio - História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. p. 336-340

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
  • O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões abordadas em aula. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta trazendo os filtros de café para si próprios e para os colegas do grupo.
  • O professor poderá analisar o envolvimento dos alunos, interesse e participação nas pesquisas de imagens que trouxeram para a escola.
  •  Deverá observar: a capacidade de percepção, memória e criatividade nos desenhos, como também a habilidade em exercitar a colaboração, aceitação e sugestões para determinar o consenso do grupo na fase de colagem dos painéis.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.