Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudanças no Clima e Ambiente

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Definir sucessão ecológica Conhecer as principais regiões zoogeográficas do mundo. Relacionar as modificações do clima com alterações da biodiversidade.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos em laboratório de informática vendo os recursos de aprendizagem. 1 aula de 50 minutos em laboratório de informática realizando atividades das webquests. 1 aula de 50 minutos em sala de aula, para atividade lúdica. 1 aula de 50 minutos em laboratório de informática, realizando a produção do jornal para avaliação.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ecossistema Comunidades Conceito de ecologia Biodiversidade Cadeia e teia alimentares Habitat e nicho ecológico
Estratégias e recursos da aula

O ambiente e o clima são dinâmicos, estão em constante modificação. Verificamos nos últimos anos, modificações no clima e nos perguntamos... Elas são naturais ou foram causadas pela ação do homem?
Estas modificações certamente afetam a vida de todo o planeta. Será que espécies encontrarão a extinção por causa do clima? Como ficará a superfície terrestre daqui algumas décadas, com mais ou menos biodiversidade?
Para saber um pouco mais sobre todas estas questões, apresentamos esta aula, com diversos recursos para ilustrá-la.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/nolaboratorio.gif
Ao chegar ao laboratório de informática, instrua os alunos para acessarem os seguintes recursos de aprendizagem:
 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/aula183.jpg

 


Esta webquest trabalha os conceitos relativos ao clima, no mundo contemporâneo.
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=8468&id_pagina=1
Esta webquest tem como objetivo fazer um safári virtual com os alunos, pelos diversos ecossistemas. Eles deverão capturar fotografias de animais e ambientes para depois mostrar aos colegas. As imagens coletadas pelos alunos poderão ser material para outras atividades, caso a escola disponha de impressora colorida.
http://www.minerva.uevora.pt/mcarmo/Webquest.htm
Esta outra webquest requisita que os alunos trabalhem em equipes, desempenhando papéis (zoólogo, botânico, arquiteto ambiental e ecologista). Também é uma idéia muito interessante de se trabalhar com a turma.
http://arquivo.ese.ips.pt/abolina/webquests/bio/biodiversidade.html
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/atividadecomplementar.gif


IMAGEM E AÇÃO

 

O jogo imagem e ação trabalha com a representação gráfica de termos e palavras. É um jogo de equipe e pode ser transportado para esta aula. A turma deverá ser dividida em equipes, não havendo um número determinado de equipes. O número ideal de integrantes de cada equipe pode girar em torno de 4 a 6 pessoas. Que cada grupo escolha um nome para si, o professor separa na lousa o nome e o local para pontuação. O resto da lousa será para os desenhos do jogo (pode trocar a lousa por papel e caneta).
O professor chama um dos integrantes de cada grupo e mostra a cada um uma “palavra-chave” que deverá ser desenhada. O integrante volta ao seu grupo e aguarda o sinal do professor para começar a desenhar. A pessoa que vai desenhar não deve emitir nenhum som e nem sinais de mímica, apenas desenhar. Está proibido o uso de sinais e signos (números e letras). Assim que um dos integrantes do grupo adivinhar a palavra-chave, o desenhista ergue a mão e a equipe marca pontos.
No caso das palavras-chaves, sugerimos algumas que tenham a ver com o conteúdo desta aula. Exemplo: biodiversidade, ecologia, modificação do clima, aquecimento global, sucessão ecológica, entre outros.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/frasesmec.png


Abaixo sugerimos alguns filmes que em seu enredo tem relação com o tema trabalhado.

Era do Gelo 1 é uma animação se passa há mais de 20 mil anos, quando a Terra ainda era um surpreendente mundo pré-histórico. Era o início da Era do Gelo, e os enormes animais do planeta começavam a migrar para o Sul, fugindo do congelamento. http://www.terra.com.br/cinema/eradogelo/sinopse.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/eradogelo.jpg
Já na Era do Gelo 2, o mundo passa pelo aquecimento global que está derretendo as geleiras formadas no primeiro filme.

http://www.animatoons.com.br/movies/ice_age_2/images/news_04.jpg
Professor, se desejar, após passar o filme, discuta os pontos pertinentes das mudanças climáticas e como elas afetaram os animais pré-históricos.
Um dia depois de amanhã
Sinopse: E se estivermos à beira de uma nova Era Glacial? Essa é a pergunta que perturba o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid). As pesquisas de Hall indicam que o aquecimento global pode disparar uma mudança abrupta e catastrófica no clima do planeta. As perfurações no gelo que ele efetuou na Antártida lhe mostraram que isso já aconteceu antes, há dez mil anos. E agora ele está avisando as autoridades que pode acontecer de novo se não agirem depressa. Mas seus avisos chegam tarde demais.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/934/imagens/webc9136.jpg
Sinopse e imagem retirada de: http://www.webcine.com.br/filmessi/dayaftom.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas Animação/simulação
Avaliação
Após realizar as tarefas, poderá dividir a turma em equipes, preferencialmente as mesmas equipes formadas nas atividades anteriores, e o objeto de avaliação será a confecção de um jornal informativo impresso. Neste, os alunos escreverão os conceitos aprendidos nesta aula, no formato de notícias, manchetes, colunas de opinião. As imagens coletadas anteriormente poderão ilustrar o jornal. Para a diagramação do jornalzinho, será necessário o uso do laboratório de informática, e sugerimos o uso do software livre Scribus. Este software pode ser baixado em seu site oficial ou no seguinte endereço: http://baixaki.ig.com.br/download/Scribus.htm http://scribus.softonic.com.br/ Neste sitio há instruções e tutoriais para a utilização do programa: http://www.estudiolivre.org/Scribus Um instrumento interessante de avaliação é por meio de rubrica. Nesta pode ser avaliado vários quesitos, como a participação durante as atividades e mesmo a produção pedida aos alunos. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.