04/11/2009
Andréa vassalllo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita através da confecção de um livro.
Aprender a recontar uma história com suas próprias palavras.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor poderá levar para sala de aula algum alimento feito com laranja como um doce, uma bala, ou a própria laranja, como incentivação inicial.
Distribuir o alimento para cada aluno saborear, fazendo um suspense quanto ao motivo desta degustação.
Explicar que aquele alimento tem a haver com a história que eles lerão naquele dia, concluindo que o personagem da história é uma laranja tão gostosa quanto àquela por eles experimentado.
O professor poderá ainda prolongar a conversa, perguntando quem gosta de laranja, de onde vem a laranja e o que podemos fazer para comer com essa fruta.
Momento 2
Leitura da história “A laranja colorida” de Roberto Simões.
A laranja colorida
Esta é a história de uma laranja.
Ela era ainda uma laranjinha quando ouviu os meninos dizerem:
__ Quando ela estiver grande e madura nós vamos parti-la ao meio e cada um de nós vai comer a metade dela.
__Mas a minha metade tem de ser do tamanho da sua, viu?
__ E vamos brincar de carocinho.
A laranja não sabia o que era brincar de carocinho, mas sabia que ia crescer e ficar madura para ser saboreada pelos meninos.
Acontece que ainda não estava de todo madura quando começou a ser cobiçada. Quem passava na estrada a olhava com desejo. Os passarinhos andavam bicando suas companheiras.
Ela pensou:
__Não demora muito e me descobrem também. Gente ou passarinho.
Pensou muito, muito. Resolveu disfarçar-se.
Pediu à borboleta vermelha:
__ Me dá um pouco da tinta que colore suas asas, borboleta vermelha.
A borboleta vermelha deu.
A tinta, porém, foi pouca.
A laranja, pediu, então, à borboleta azul:
__ Me dá um pouco da cor das suas asas, borboleta azul.
Ainda foi pouco.
No entanto, como nenhuma borboleta lhe negasse as cores, a laranja foi ficando toda pintada.
Quando faltava pouco, um sabiá pousado no galho de cima completou seu disfarce: fez um cocozinho esverdeado, quase furta-cor, sobre ela.
Foi ai que aconteceu o desaponto. Os meninos chegaram e não a viram, tão disfarçada ela estava. Subiram na laranjeira, chuparam outras laranjas e foram embora.
A laranja pensou:
__Tive tanto cuidado em me guardar para eles! Como fazer agora?
Por sorte, durante a noite caiu uma chuva fininha, suave, que a lavou toda, no banho mais gostoso de sua vida.
Os meninos a viram: grande, bem madura, pronta para ser colhida.
__É a nossa laranja, disseram eles.
E a colheram.
Com uma faca bem amoladinha o pai a descascou. E a partiu em dois pedaços bem iguais.
A laranja estava deliciosa.
O jogo dos carocinhos foi, afinal, jogado.
O menino falou:
__ Adivinha quantos caroços eu tenho na minha boca.
E a menina repetiu:
__Adivinha quantos eu tenho?
Ninguém adivinhou.
O menino cuspiu um, cuspiu mais um, mais um, mais um: quatro ao todo.
A menina cuspiu, um a um, seis caroços.
Eram dez sementes, que eles plantaram no pomar.
E foi assim que a laranja colorida se transformou numa porção de laranjeiras.
(COELHO, Ronaldo Simões. A Laranja colorida. Belo Horizonte: Le. 1987.)
O ideal é que o professor adquirira o livro de Literatura para contar, caso não consiga, entregar a história xerocada.
Momento 3
Após a leitura, conversar sobre o texto pedindo que os alunos comentem sobre a história ressaltando a parte em que mais lhes interessou ou de que mais gostaram.
Destacar a importância do plantio de árvores e do cuidado com a natureza.
Pedir para um aluno contar, com suas próprias palavras, a história da laranja.
Momento 4
Produção de um livro em forma de laranja. (O professor recortará folhas em forma de circulo imitando uma laranja)
O professor pedirá que os alunos recontem, em uma folha de rascunho, a história para ser corrigida. Explicar que essa reescrita da história é feita a partir das palavras deles e de forma resumida. O importante é que sejam registrdas as idéias principais da história. Relambrar oralmente com a turma quais foram essas idéias, auxiliando, assim, na reescrita.
O professor corrigirá os rascunhos e os alunos escreverão a história, posteriormente, em um livrinho em formato de laranja.
Orientar a escrita do nome do autor, do ilustrador (no caso, o próprio aluno) e a escrita da história em partes (cada folha – página- uma parte).
Pedir que ilustrem cada parte da história e que enfeitem a capa, colorindo a laranja de diversas cores (Já que a laranja da história é colorida).
O professor avaliará a escrita dos alunos no momento da correção dos rascunhos, observando se eles compreenderam a dinâmica de recontarem uma história lida com suas próprias palavras.
Nesse momento deve ser avaliado, também, se o aluno conseguiu estruturar uma sequência lógica de idéias, relatando os principais fatos contidos na história.
A estruturação do livro, observando a confecção de cada parte, também poderá ser avaliada.
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30/01/2014
Cinco estrelasExcelente e criativa,dá uma abertura para trabalhar várias coisas.
03/04/2011
Quatro estrelasMuito boa aula Livia. Gostei da contextualização feita e do desfecho da produção textual conciliada a produção artística. [ ]'s
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula...........maravilha!!!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente.. A partir da aula, é possível interdisciplinar conteúdos das disciplinas de Ciências Sociais, como: valores nutricionais; reprodução dos vegetais, etc; matemática quantidades.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente dinâmica, estão de parabens,amei irei fazer com meus alunos.beijos!