Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Oficina Literária: lendo e recontando história

 

04/11/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa vassalllo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita através da confecção de um livro.

Aprender a recontar uma história com suas próprias palavras.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor poderá levar para sala de aula algum alimento feito com laranja como um doce, uma bala, ou a própria laranja, como incentivação inicial.

Distribuir o alimento para cada aluno saborear, fazendo um suspense quanto ao motivo desta degustação.

Explicar que aquele alimento tem a haver com a história que eles lerão naquele dia, concluindo que o personagem da história é uma laranja tão gostosa quanto àquela por eles experimentado.

O professor poderá ainda prolongar a conversa, perguntando quem gosta de laranja, de onde vem a laranja e o que podemos fazer para comer com essa fruta.

Momento 2

Leitura da história “A laranja colorida”  de Roberto Simões.

undefined

A laranja colorida

Esta é a história de uma laranja.

Ela era ainda uma laranjinha quando ouviu os meninos dizerem:

__ Quando ela estiver grande e madura nós vamos parti-la ao meio e cada um de nós vai comer a metade dela.

__Mas a minha metade tem de ser do tamanho da sua, viu?

__ E vamos brincar de carocinho.

A laranja não sabia o que era brincar de carocinho, mas sabia que ia crescer e ficar madura para ser saboreada pelos meninos.

Acontece que ainda não estava de todo madura quando começou a ser cobiçada. Quem passava na estrada a olhava com desejo. Os passarinhos andavam bicando suas companheiras.

Ela pensou:

__Não demora muito e me descobrem também. Gente ou passarinho.

Pensou muito, muito. Resolveu disfarçar-se.

Pediu à borboleta vermelha:

__ Me dá um pouco da tinta que colore suas asas, borboleta vermelha.

A borboleta vermelha deu.

A tinta, porém, foi pouca.

A laranja, pediu, então, à borboleta azul:

__ Me dá um pouco da cor das suas asas, borboleta azul.

Ainda foi pouco.

No entanto, como nenhuma borboleta lhe negasse as cores, a laranja foi ficando toda pintada.

Quando faltava pouco, um sabiá pousado no galho de cima completou seu disfarce: fez um cocozinho esverdeado, quase furta-cor, sobre ela.

Foi ai que aconteceu o desaponto. Os meninos chegaram e não a viram, tão disfarçada ela estava. Subiram na laranjeira, chuparam outras laranjas e foram embora.

A laranja pensou:

__Tive tanto cuidado em me guardar para eles! Como fazer agora?

Por sorte, durante a noite caiu uma chuva fininha, suave, que a lavou toda, no banho mais gostoso de sua vida.

Os meninos a viram: grande, bem madura, pronta para ser colhida.

__É a nossa laranja, disseram eles.

E a colheram.

Com uma faca bem amoladinha o pai a descascou. E a partiu em dois pedaços bem iguais.

A laranja estava deliciosa.

O jogo dos carocinhos foi, afinal, jogado.

O menino falou:

__ Adivinha quantos caroços eu tenho na minha boca.

E a menina repetiu:

__Adivinha quantos eu tenho?

Ninguém adivinhou.

O menino cuspiu um, cuspiu mais um, mais um, mais um: quatro ao todo.

A menina cuspiu, um a um, seis caroços.

Eram dez sementes, que eles plantaram no pomar.

E foi assim que a laranja colorida se transformou numa porção de laranjeiras.

(COELHO, Ronaldo Simões. A Laranja colorida. Belo Horizonte: Le. 1987.)

O ideal é que o professor adquirira o livro de Literatura para contar, caso não consiga, entregar a história xerocada.

Momento 3

Após a leitura, conversar sobre o texto pedindo que os alunos comentem sobre a história ressaltando a parte em que mais lhes interessou ou de que mais gostaram.

Destacar a importância do plantio de árvores e do cuidado com a natureza.

Pedir para um aluno contar, com suas próprias palavras, a história da laranja.

Momento 4

Produção de um livro em forma de laranja. (O professor recortará folhas em forma de circulo imitando uma laranja)

O professor pedirá que os alunos recontem, em uma folha de rascunho, a história para ser corrigida. Explicar que essa reescrita da história é feita a partir das palavras deles e de forma resumida. O importante é que sejam registrdas as idéias principais da história. Relambrar oralmente com a turma quais foram essas idéias, auxiliando, assim, na reescrita.

O professor corrigirá os rascunhos e os alunos escreverão a história, posteriormente, em um livrinho em formato de laranja.

Orientar a escrita do nome do autor, do ilustrador (no caso, o próprio aluno) e a escrita da história em partes (cada folha – página- uma parte).

Pedir que ilustrem cada parte da história e que enfeitem a capa, colorindo a laranja de diversas cores (Já que a laranja da história é colorida).

Avaliação

O professor avaliará a escrita dos alunos no momento da correção dos rascunhos, observando se eles compreenderam a dinâmica de recontarem uma história lida com suas próprias palavras.

Nesse momento deve ser avaliado, também, se o aluno conseguiu estruturar uma sequência lógica de idéias, relatando os principais fatos contidos na história.

A estruturação do livro, observando a confecção de cada parte, também poderá ser avaliada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.