Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introduzindo o gênero Carta

 

04/11/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com gênero discursivo carta, refletindo sobre o seu uso na sociedade, bem como das especificidades desse tipo de texto.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o professor já tenha trabalhado com o gênero bilhetes para que o aluno possa compreender as diferenças e as semelhanças entre uma carta e um bilhete.

É necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Apresentar aos alunos a carta abaixo, reproduzida em um cartaz.

Comentar, então, com os alunos, a respeito desse tipo de texto.

Perguntar se eles sabem o nome desse texto e por que se pode dizer que ele é uma carta.

Ressaltar que uma carta é um texto utilizado quando queremos escrever para alguém que está distante e que essa escrita pode ser sobre vários assuntos, sendo que, geralmente, uma pessoa conta algum acontecimento, novidade, ou simplesmente escreve para saber e/ou dar notícias.

Conversar a respeito do assunto da carta apresentada – profissão – a respeito de quem mandou e quem recebeu essa carta. Relembrar que assim como em um bilhete, o destinatário é aquele que recebe a carta e o remetente é a pessoa que escreve a carta.

Enfatizar que é necessário que uma carta apresente:a data de quando foi escrita a carta e o nome da cidade do remetente, a saudação com o nome do destinatário, o assunto, a despedida e o nome do remetente. Esses elementos precisam estar nessa ordem (estrutura da carta) e que são necessários para garantir a compreensão do leitor.

Momento 2

Entregar o xerox da carta para cada aluno colar no caderno e realizar a seguinte atividade:

Complete:

1)      Nome de quem recebeu a carta: ____________________

2)      Nome de quem assinou a carta: _____________________

3)      O que Rodrigo queria ser quando crescer: _____________

4)      Uma das profissões escolhidas por Guilherme:__________

5)      Despedida da carta:______________

6)      Saudação da carta: ________________

Em seguida, pedir para os alunos anotarem no caderno:

Partes de uma carta:

1) Data e cidade: dia e local em que foi escrita a carta.

2) Saudação: é a maneira como o remetente cumprimenta o destinatário.

3) Nome do destinatário: nome de quem vai receber a carta (vem geralmente junto da saudação)    

4) Assunto: é o tema da carta, é o que o remetente quer dizer ao destinatário.

5) Despedida: forma como o remetente se despede do destinatário.

6)  Nome do remetente: assinatura de quem mandou a carta.

Momento 3

Conversar a respeito das diferenças entre um bilhete e uma carta.

O aluno poderá participar dando a sua opinião e chegando à conclusão que: há semelhanças entre bilhete e carta. Os dois textos tem remetente e destinatário e ambos apresentam uma mensagem.

Por outro lado, os textos se diferenciam, uma vez que a mensagem do bilhete é curta, sendo apenas um recado ou uma notícia, enquanto a carta é um texto mais longo que pode conter vários assuntos. Outra diferença, diz respeito à constatação de que uma carta é geralmente colocada em um envelope e levada a um correio para ser entregue ao destinatário, já o bilhete, é entregue em mãos ou deixado em um lugar determinado.

Pedir que os alunos anotem essas conclusões no caderno, as quais serão realizadas coletivamente.

Sugestão: Bilhete e Carta: semelhanças e diferenças

Uma outra variação dessa atividade, o professor poderá fazer perguntas escritas como:

Por que escrevemos uma carta?

Quais são as diferenças entre a carta e um bilhete? E as semelhanças?

Quais são as partes necessárias de uma carta?

Momento 4

Oprofessor entregará um outro exemplo de carta para os alunos.

Sugestão:

Juiz de Fora, 10 de outubro de 2009.

Olá amigo Carlos,

Como vai? Quanto tempo não o vejo! Eu vou bem. As coisas por aqui estão calmas.

Escrevo pra saber notícias da tia Joana. Como ela está? Ela voltou a trabalhar?

Ficamos preocupados quando você escreveu nos contando que ela estava no hospital.

Espero que esteja tudo bem. Se precisar podermos ir até ai. É só falar.

Mudando de assunto, consegui comprar aquele jogo que queríamos, quando encontarmos iremos jogar até cansar.

Espero sua resposta.

Um abraço,

Gabriel

Essa carta deverá ser recortada em partes e apresentada fora da ordem para que os alunos a colem, em uma folha, de forma ordenada.

O professor pedirá que os alunos ordenem, então, a carta e que escrevam o nome de cada parte dela ao lado.

Essa atividade poderá ser recolhida e corrigida pelo professor.

Avaliação

 Durante o desenvolvimento da aula o professor observará se o aluno:

- identifica a estrutura de uma carta;

-compreende e ordena a sequência lógica de uma carta;

- reconhece a função que cada parte de uma carta possui;

- percebe as diferenças entre um bilhete e uma carta.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cilaine, Alexandre de Gusmão , Rio de Janeiro - disse:
    cilindeuspaz@hotmail.com

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Acessei pela primeira vez e fiz ótimo uso do "material" disponível com algumas adaptações, pois nem todos os meus alunos são alfabetizados. Parabéns pelo site.


  • Leticia e Debora, ufrb , Bahia - disse:
    zaicabeca@hotmail.com

    06/05/2010

    Cinco estrelas

    e otimo dar para explicar e entender melhor ate para nos professores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.