04/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno entrará em contato com gênero discursivo carta, refletindo sobre o seu uso na sociedade, bem como das especificidades desse tipo de texto.
Será necessário que o professor já tenha trabalhado com o gênero bilhetes para que o aluno possa compreender as diferenças e as semelhanças entre uma carta e um bilhete.
É necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Apresentar aos alunos a carta abaixo, reproduzida em um cartaz.
Comentar, então, com os alunos, a respeito desse tipo de texto.
Perguntar se eles sabem o nome desse texto e por que se pode dizer que ele é uma carta.
Ressaltar que uma carta é um texto utilizado quando queremos escrever para alguém que está distante e que essa escrita pode ser sobre vários assuntos, sendo que, geralmente, uma pessoa conta algum acontecimento, novidade, ou simplesmente escreve para saber e/ou dar notícias.
Conversar a respeito do assunto da carta apresentada – profissão – a respeito de quem mandou e quem recebeu essa carta. Relembrar que assim como em um bilhete, o destinatário é aquele que recebe a carta e o remetente é a pessoa que escreve a carta.
Enfatizar que é necessário que uma carta apresente:a data de quando foi escrita a carta e o nome da cidade do remetente, a saudação com o nome do destinatário, o assunto, a despedida e o nome do remetente. Esses elementos precisam estar nessa ordem (estrutura da carta) e que são necessários para garantir a compreensão do leitor.
Momento 2
Entregar o xerox da carta para cada aluno colar no caderno e realizar a seguinte atividade:
Complete:
1) Nome de quem recebeu a carta: ____________________
2) Nome de quem assinou a carta: _____________________
3) O que Rodrigo queria ser quando crescer: _____________
4) Uma das profissões escolhidas por Guilherme:__________
5) Despedida da carta:______________
6) Saudação da carta: ________________
Em seguida, pedir para os alunos anotarem no caderno:
Partes de uma carta:
1) Data e cidade: dia e local em que foi escrita a carta.
2) Saudação: é a maneira como o remetente cumprimenta o destinatário.
3) Nome do destinatário: nome de quem vai receber a carta (vem geralmente junto da saudação)
4) Assunto: é o tema da carta, é o que o remetente quer dizer ao destinatário.
5) Despedida: forma como o remetente se despede do destinatário.
6) Nome do remetente: assinatura de quem mandou a carta.
Momento 3
Conversar a respeito das diferenças entre um bilhete e uma carta.
O aluno poderá participar dando a sua opinião e chegando à conclusão que: há semelhanças entre bilhete e carta. Os dois textos tem remetente e destinatário e ambos apresentam uma mensagem.
Por outro lado, os textos se diferenciam, uma vez que a mensagem do bilhete é curta, sendo apenas um recado ou uma notícia, enquanto a carta é um texto mais longo que pode conter vários assuntos. Outra diferença, diz respeito à constatação de que uma carta é geralmente colocada em um envelope e levada a um correio para ser entregue ao destinatário, já o bilhete, é entregue em mãos ou deixado em um lugar determinado.
Pedir que os alunos anotem essas conclusões no caderno, as quais serão realizadas coletivamente.
Sugestão: Bilhete e Carta: semelhanças e diferenças
Uma outra variação dessa atividade, o professor poderá fazer perguntas escritas como:
Por que escrevemos uma carta?
Quais são as diferenças entre a carta e um bilhete? E as semelhanças?
Quais são as partes necessárias de uma carta?
Momento 4
Oprofessor entregará um outro exemplo de carta para os alunos.
Sugestão:
Juiz de Fora, 10 de outubro de 2009.
Olá amigo Carlos,
Como vai? Quanto tempo não o vejo! Eu vou bem. As coisas por aqui estão calmas.
Escrevo pra saber notícias da tia Joana. Como ela está? Ela voltou a trabalhar?
Ficamos preocupados quando você escreveu nos contando que ela estava no hospital.
Espero que esteja tudo bem. Se precisar podermos ir até ai. É só falar.
Mudando de assunto, consegui comprar aquele jogo que queríamos, quando encontarmos iremos jogar até cansar.
Espero sua resposta.
Um abraço,
Gabriel
Essa carta deverá ser recortada em partes e apresentada fora da ordem para que os alunos a colem, em uma folha, de forma ordenada.
O professor pedirá que os alunos ordenem, então, a carta e que escrevam o nome de cada parte dela ao lado.
Essa atividade poderá ser recolhida e corrigida pelo professor.
Durante o desenvolvimento da aula o professor observará se o aluno:
- identifica a estrutura de uma carta;
-compreende e ordena a sequência lógica de uma carta;
- reconhece a função que cada parte de uma carta possui;
- percebe as diferenças entre um bilhete e uma carta.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/07/2010
Cinco estrelasAcessei pela primeira vez e fiz ótimo uso do "material" disponível com algumas adaptações, pois nem todos os meus alunos são alfabetizados. Parabéns pelo site.
06/05/2010
Cinco estrelase otimo dar para explicar e entender melhor ate para nos professores.