Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo uma carta

 

04/11/2009

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andéa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno sistematizará seus conhecimentos sobre o gênero cartas, entendendo, de maneira mais efetiva, seu uso na sociedade e sua estrutura, uma vez que produzirá um texto desse gênero.

Poderá ter a oportunidade de entender o funcionamento de um correio.

Desenvolverá habilidades de escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado aos gêneros carta e bilhete e que já conheça suas especificidades.

É necessário estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

 Momento 1

O professor poderá levar os alunos a um passeio no correio da cidade, com o objetivo de mostrar o seu funcionamento e a maneira mais comum de entregar cartas. Em algumas cidades, há uma pessoa no correio que faz esse tipo de passeio guiado.

Caso o professor não tenha essa oportunidade, realizar uma aula expositiva, relatando aos alunos o trabalho de entrega de cartas no correio, a importância do selo, a necessidade de subscritar corretamente o envelope, etc.

Na aula seguinte, os alunos poderão ilustrar o passeio, tecendo algum comentário.

Sugestão: O que aprendi na agência dos correios:

Momento 2

O professor elaborará, juntamente com os alunos, uma carta coletiva agradecendo a acolhida dada pelos correios aos alunos durante a visita realizada.

Caso essa visita não tenha sido feita, uma sugestão é a escrita de uma carta coletiva para alunos de uma outra escola ,convidando-os a participarem de gincana de jogos. 

Outra sugestão é o assunto da carta ser combinado com os alunos, ouvindo diferentes opiniões em decidindo coletivamente.

A carta terá que conter: data, cidade do remetente, saudação, nome do destinatário, assunto, despedida e nome do remetente.

Essa carta será escrita no quadro negro pelo professor, e os alunos poderão copiá-la no caderno ou numa folha de papel.

O objetivo dessa atividade é de fazer com que os alunos compreendam a forma como se estrutura esse tipo de texto.

Momento 3


O professor levará para sala envelopes de carta, a fim de fazer com que eles entendam como se preenche um envelope.

Ensinar então que, na frente do envelope, é escrito o nome e o endereço (rua, bairro, cidade, estado, país e CEP) do destinatário - de quem receberá a carta.

Explicar que os dados devem ser devidamente preenchidos para que o correio possa entregar corretamente a carta.

Atraz do envelope, escreve-se o nome e o endereço do remetente - pessoa que está mandando a carta.

Ressaltar, ainda, que se não estiver constando no envelope o nome e o endereço do remetente, a carta poderá chegar ao destinátario da mesa forma, mas que, se por algum motivo, o correio não encontrar o destinatário, essa carta não terá para onde retornar.

Ao final da explicação, entregar um envelope para o aluno preencher. O destinátátio será, por exemplo, o aluno da outra escola que receberia a carta criada por eles e o remetente eles próprios. Essa escrita será coletiva e guiada.

Momento 4

Produção individual de uma carta para um colega sorteado. 

A professora pedirá que os alunos escrevam uma carta para um colega, o qual será sorteado pela professora, numa espécie de amigo oculto. Dessa forma, todos receberão a carta.

A carta poderá ser sobre um assunto escolhido por eles, pode-se combinar, por exemplo que todos escreverão sobre uma viagem ou sobre um brinquedo do qual gostam. Esse assunto poderá ser ampliado, uma vez que o aluno poderá tratar sobre outros temas a sua escolha além daquele combinado.

Essa atividade deve ser feita em uma folha rascunho que, após recolhida e devidamente corrigida pela professor, será retomada na aula seguinte para ser passada a limpo pelo aluno.

Momento 5

O professor pedirá para cada aluno levar seu endereço e orientará o preenchimento dos envelopes.

Essas cartas serão colocadas no correio pelo professor e os alunos receberão a carta do colega em sua casa.

Avaliação

Durante a correção das cartas e do envelope a professora avaliará se o aluno:

- reconheceu a função social desempenhada pelos correios;

- compreendeu a estrutura de uma carta, produzindo todos os passos necessários à sua elaboração;

- manteve uma sequência lógica de idéias ao desenvolver o assunto;

- registrou corretamente os dados do destinatário e do remetente no envelope;

- desenvolveu habilidades de escrita avançando no processo de letramento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.