04/11/2009
Andéa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno sistematizará seus conhecimentos sobre o gênero cartas, entendendo, de maneira mais efetiva, seu uso na sociedade e sua estrutura, uma vez que produzirá um texto desse gênero.
Poderá ter a oportunidade de entender o funcionamento de um correio.
Desenvolverá habilidades de escrita.
Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado aos gêneros carta e bilhete e que já conheça suas especificidades.
É necessário estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor poderá levar os alunos a um passeio no correio da cidade, com o objetivo de mostrar o seu funcionamento e a maneira mais comum de entregar cartas. Em algumas cidades, há uma pessoa no correio que faz esse tipo de passeio guiado.
Caso o professor não tenha essa oportunidade, realizar uma aula expositiva, relatando aos alunos o trabalho de entrega de cartas no correio, a importância do selo, a necessidade de subscritar corretamente o envelope, etc.
Na aula seguinte, os alunos poderão ilustrar o passeio, tecendo algum comentário.
Sugestão: O que aprendi na agência dos correios:
Momento 2
O professor elaborará, juntamente com os alunos, uma carta coletiva agradecendo a acolhida dada pelos correios aos alunos durante a visita realizada.
Caso essa visita não tenha sido feita, uma sugestão é a escrita de uma carta coletiva para alunos de uma outra escola ,convidando-os a participarem de gincana de jogos.
Outra sugestão é o assunto da carta ser combinado com os alunos, ouvindo diferentes opiniões em decidindo coletivamente.
A carta terá que conter: data, cidade do remetente, saudação, nome do destinatário, assunto, despedida e nome do remetente.
Essa carta será escrita no quadro negro pelo professor, e os alunos poderão copiá-la no caderno ou numa folha de papel.
O objetivo dessa atividade é de fazer com que os alunos compreendam a forma como se estrutura esse tipo de texto.
Momento 3
O professor levará para sala envelopes de carta, a fim de fazer com que eles entendam como se preenche um envelope.
Ensinar então que, na frente do envelope, é escrito o nome e o endereço (rua, bairro, cidade, estado, país e CEP) do destinatário - de quem receberá a carta.
Explicar que os dados devem ser devidamente preenchidos para que o correio possa entregar corretamente a carta.
Atraz do envelope, escreve-se o nome e o endereço do remetente - pessoa que está mandando a carta.
Ressaltar, ainda, que se não estiver constando no envelope o nome e o endereço do remetente, a carta poderá chegar ao destinátario da mesa forma, mas que, se por algum motivo, o correio não encontrar o destinatário, essa carta não terá para onde retornar.
Ao final da explicação, entregar um envelope para o aluno preencher. O destinátátio será, por exemplo, o aluno da outra escola que receberia a carta criada por eles e o remetente eles próprios. Essa escrita será coletiva e guiada.
Momento 4
Produção individual de uma carta para um colega sorteado.
A professora pedirá que os alunos escrevam uma carta para um colega, o qual será sorteado pela professora, numa espécie de amigo oculto. Dessa forma, todos receberão a carta.
A carta poderá ser sobre um assunto escolhido por eles, pode-se combinar, por exemplo que todos escreverão sobre uma viagem ou sobre um brinquedo do qual gostam. Esse assunto poderá ser ampliado, uma vez que o aluno poderá tratar sobre outros temas a sua escolha além daquele combinado.
Essa atividade deve ser feita em uma folha rascunho que, após recolhida e devidamente corrigida pela professor, será retomada na aula seguinte para ser passada a limpo pelo aluno.
Momento 5
O professor pedirá para cada aluno levar seu endereço e orientará o preenchimento dos envelopes.
Essas cartas serão colocadas no correio pelo professor e os alunos receberão a carta do colega em sua casa.
Durante a correção das cartas e do envelope a professora avaliará se o aluno:
- reconheceu a função social desempenhada pelos correios;
- compreendeu a estrutura de uma carta, produzindo todos os passos necessários à sua elaboração;
- manteve uma sequência lógica de idéias ao desenvolver o assunto;
- registrou corretamente os dados do destinatário e do remetente no envelope;
- desenvolveu habilidades de escrita avançando no processo de letramento.
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