24/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Apresente o cartaz disponível no Portal do Professor e provoque a discussão sobre o tema: o que vêem nas imagens, quais os problemas que podem estar relacionados com a temática do cartaz?
Essa é uma etapa importante do trabalho, pois a motivação para o tema é que será a essência da construção de boas perguntas para se pesquisar!
Apresente o texto "Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas", pedindo que, na sala de informática, acessem o link
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/21/materia.2008-03-21.6087648011/view ou distribuindo cópias impressas:
Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros – o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas – acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras.
Os números fazem parte de um relatório do Instituto Socioambiental (ISA), que traça um panorama do alcance de sistemas de saneamento básico e do volume de desperdício de águas no país. De acordo uma das coordenadoras do ISA Marussia Whately, as perdas são causadas por vazamento nas redes de abastecimento, sub-medição nos hidrômetros e fraudes.
“A maioria das capitais – 15 das 27 – perdem mais da metade da água produzida”, de acordo com o relatório. Porto Velho, capital de Rondônia, é a campeã em desperdício, com 78,8% de perda. As cidades de Rio Branco, de Manaus e de Belém também têm índices superiores a 70%. O desperdício nessas capitais seria suficiente para abastecer quase cinco milhões de habitantes.
De acordo com a superintendente de Produção de Água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Tânia Baylão, a redução de desperdício passa por garantia de investimentos nas redes e atendimento rápido de notificações de vazamentos.
“Combater a perda tem que ser uma diretriz básica, temos inclusive uma linha de financiamento prioritária para isso”. O Distrito Federal é a unidade da federação com o menor registro de perda na distribuição, com 27,3%.
Além da perda na distribuição, o relatório também apresenta um mapa do consumo doméstico de água e mostra que a média nacional, de 150 litros per capita, está 40 litros acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, o consumo ultrapassa 220 litros por dia.
“Infelizmente, o brasileiro acha que como temos bastante água no Brasil, não é preciso economizar. Pelo contrário, temos regiões em que se você dividir o volume de água pela população, podemos considerá-las como áreas de déficit hídrico, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, explicou o chefe das assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues.
A representante do ISA Marussia Whately aponta a conta de água conjunta em condomínios residenciais como uma das causas do alto consumo em regiões urbanas. “O usuário acaba não tendo o mesmo cuidado com o aumento do consumo de água assim como tem com a conta de luz”, compara. Ela defende que “pequenas transformações em hábitos diários podem gerar grandes mudança” e acredita que a conscientização é uma das ferramentas para diminuir o desperdício.
Disponível em http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/21/materia.2008-03-21.6087648011/view
Após a leitura, levante questões sobre o como tema se aplica ao lugar onde moram, perguntando se sabem, por exemplo:
Qual o consumo médio de água por pessoa em nossa cidade?
Quais os desafios que nossa cidade enfrenta no abastecimento de água?
Quais são os principais desperdiçadores de água em nossa cidade?
Estimule que os alunos acrescentem questões para a pesquisa!
Em grupos, os alunos deverão escolher as questões com as quais trabalharão e procurar as informações em órgãos de abastecimento local , bem como na Internet, para, então, divulgar os dados e criar campanhas sobre o consumo consciente da água. Durante a busca de informações na pesquisa é importante ensinar aos alunos como tomar notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação.
Proponha que elaborem cartazes usando imagens integradas a um texto, assim como o cartaz usado na discussão inicial. Para isso, peça que pesquisem imagens na Internet usando ferramentas de busca específicas tais como:
http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Peça que salvem as imagens e anotem a autoria das mesmas, se houver, bem como a url onde estiverem disponíveis.
Utilizem programas de produção gráfica para modificar as imagens, integrá-las e acrescentar o texto. Uma possibilidade é usar o Paint . Com ele é possível desenhar usando o mouse ou sobrepor imagens. Na barra de ferramentas é possível escolher os efeitos: cores, fontes, contorno e preenchimento como pó exemplo, traços grossos e finos, pontilhados, pinceladas ou tinta spray, etc.
Para acessar o Paint no Windows, clique em:
Iniciar >> Todos os programas>> Acessórios>> Paint
Na barra de ferramentas, escolhendo a opção Arquivo >> Abrir é possível acessar as imagens salvas, recortar ou apagar partes, modificá-las, etc.
Veja um exemplo:
Fonte: http://tutomania.com.br/tutorial/recorte-imagens-no-paint :
Depois basta salvar esse novo arquivo, selecionar a imagem e clicar em Editar>> Copiar.
Abram, então, um arquivo em branco e copiem as imagens que desejam usar na composição do cartaz . Salvem esse arquivo com o nome do cartaz. Acrescentem o texto, façam os demais acréscimos e mudanças na composição.
Integrar imagem e texto é uma competência de comunicação! Estimule para que sejam criativos na composição do cartaz usando imagens diversas e integrando o texto coerentemente a esse suporte de informação!
Promova a divulgação dos cartazes por meio de painéis na escola e na comunidade.
Nome | Tipo |
---|---|
Os usos da água | Imagem |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é interessante visto que é um conteúdo que está no cotidiano do aluno e de toda a sociedade. O desperdício da água é algo preocupante e o uso da tecnologia como aliados da educação é algo de suma importância, pois, podemos trazer informações e imagens de todo o mundo, integrando o aluno com o planeta e fazendo ele se sentir parte desse mundo, portanto, fazendo-o se sentir como um cidadão, que tem o direito e o dever de usufruir e cuidar do que é de todos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante esta aula vou leva-la para por em prática.