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Analisando um Movimento Retilíneo e Uniforme

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Isnard Domingos Ferraz e Daniel Rodrigues Ventura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar um movimento retilíneo e uniforme

Definir as características de um MRU

Duração das atividades
Uma aula ( 50 minutos )
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de movimento e velocidade

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que ao comandar sua aula sobre movimento uniforme, o professor utilize de recursos para projetar, numa tela, figuras como propomos.

Primeiro passo: Apresentar aos alunos, projetando numa tela as figuras abaixo, onde é mostrado alguns elementos chave deste estudo como, posição inicial (espaço so) e posição final (espaço s), Figura 01. Relacionar o marco zero da rodovia com a origem da trajetória e frisar bem que a posição inicial do movimento, onde se inicia o estudo do movimento, não tem necessariamente de coincidir com a origem da trajetória, o que é constatado pela Figura 01.

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O esquema da Figura 02 simula um movimento uniforme e está relacionado com a Figura 01. O ponteiro do velocímetro aponta sempre para o mesmo valor, 95 km/h, indicando que a velocidade do carro é constante. O professor então deve chamar atenção dos alunos para este detalhe, é aí que facilita a memorização por parte do aluno, através da visualização.

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Segundo passo: Mostrar através de um esquema um movimento semelhante ao que foi sugerido pelas Figuras acima, mas atribuindo valores numéricos, como na Figura 04 (A) e (B). Nesta figura so = 10 m e s = 110 m e os tempos correspondentes to = 0 s e t = 25 s e o veículo (bicicleta) passa por esses pontos com velocidade constante v igual a 4 m/s.

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Após comentários do esquema da Figura 04, utilizando os valores nela cotados, peça aos alunos para preencher a tabela que se segue:

< img src="storage/discovirtual/aulas/9355/imagens/mru6009.png" />

Com os dados da tabela diga aos alunos para construir os gráficos de velocidade em função do tempo e do espaço em função do tempo.

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Terceiro passo: Após explicações do movimento uniforme, é um bom momento para falar sobre a orientação da trajetória e a partir daí justificar os sinais (+ e -) da velocidade. Os esquemas a seguir, Figura 05, servem como ilustrações desse assunto. Apenas mudando a orientação da trajetória, seta para direita na primeira e orientação para a esquerda na segunda faz com que o sinal das velocidades também muda; velocidade positiva, indica movimento no sentido da trajetória, velocidade negativa indica movimento em sentido oposto à orientação da trajetória.

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Use um tubo de vidro ou uma mangueira transparente de pelo menos 100 cm. Se usar a mangueira fixe-a numa régua de madeira para que ela fique bem esticada, veja esquema acima. Coloque água no tubo ou na mangueira até encher, depois tampe suas extremidades com rolha tendo o cuidado de vedar bem e de modo que fique uma bolha de ar no tubo ou mangueira. O tamanho ideal da bolha de ar é tal que seu diâmetro seja igual ao diâmetro interno do tubo ou da mangueira. Depois, marque com tinta traços de 10 em 10 cm a partir de uma das extremidades do vidro, ou se for a mangueira cole uma fita de papel branco ou milimetrado na régua ao lado dela e marque com um traço as distâncias a cada 10 cm, a partir de uma das extremidades.  Com a bolha de ar bem na extremidade, inverta verticalmente a régua e observe o movimento da bolha de ar medindo o tempo gasto a partir do segundo traço, instante em que a bolha de ar já atingiu sua velocidade limite e procurando registrá-lo a cada 10 cm. Organize a equipe para que uma pessoa faça as leituras e outra anote o resultado. Repita as leituras com outros alunos quantas vezes forem possíveis. Em cada sessão de medidas, faça uma tabela com os valores da distância total percorrida e o tempo para percorrê-la.

Obs. Figuras sem referencia é de atribuição própria

Recursos Complementares


Há uma animação muito interessante e rica em combinação de dados de situações entre dois movimentos uniformes. Sugerimos que o professor utilize esta animação; ela se encontra no portal do professor, cujo endereço é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15629
Avaliação

         Os dados da tabela do segundo passo da aula servirão para um exercício de avaliação do aprendizado e ao mesmo tempo para fixação do conteúdo. Com os dados do exposto acima, peça aos alunos que trace um gráfico da distância percorrida pela bolha de ar em função do tempo gasto e a partir do gráfico calcule a velocidade por ela desenvolvida.

ou

         Se for executada a demonstração experimental da bolha, com os dados obtidos peça aos alunos que trace um gráfico da distância percorrida pela bolha de ar em função do tempo gasto e a partir do gráfico calcule a velocidade por ela desenvolvida.

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