23/11/2009
Fabiana Lima Bezerra, Raimunda Porfírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O professor poderá iniciar sua aula falando para as crianças quais os locais que encontramos os fungos. Em seguida falará que existem fungos que fazem bem ou mal para o homem. Pode-se discriminá-los para que as crianças saibam onde podemos encontrá-los. Em seguida deve dar ênfase aos fungos bons e poderá então fazer o experimento do fungo que encontramos no fermento biológico.
1ª Atividade - O professor poderá fazer um experimento para observar como se dá o processo de fermentação realizado pelas bactérias.
O professor terá que se utilizar de três recipientes, três bexigas, fermento biológico, água e açucar. No recipiente 1, o professor poderá colocar só o fermento biológico. No recipiente 2, coloca-se o fermento, açúcar e água. No terceiro recipiente coloca-se o fermento e o açúcar. Ao final (quando colocar os ingredientes), prende-se a bola na boca de cada um dos recipientes podendo prende-las com uma liga para ficar bem vedada. Em seguida as crianças poderam está observando o que está acontecendo nos três recipientes. O professor poderá tecer alguns comentários acerca da experiência fazendo conclusões como a de que quando a bactéria do fermento está junto com a água e o açúcar, passam a se alimentar e começam a se reproduzir.
2ª Atividade: Fazendo o pão para ver a fermentação.
1º Momento: O professor nesta aula poderá falar que existem fungos que fazem bem para o homem como os que encontramos no fermento biológico utilizado na podução de pães.
O professor propõe para as crianças a culinária de um pão para realizar a constatação da ação dos fungos que agem na massa. Pode-se pedir que algumas crianças tragam os ingredientes e o professor poderá está preparando juntamente com as crianças essa receita (o professor poderá pesquisar uma boa receita de pão).
No decorrer da receita o professor fala para as crianças da necessidade dos descanso da massa para que os fungos possam agir sobre ela. Percebe-se isso no aumento de seu tamanho. (Poderá mostrar antes e depois para as crianças).
2º Momento: No final da atividade leva-se o pão ao forno e quando estiver pronto podera se fazer a degustação do pão. ;
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3º Momento: O professor solicita que as crianças falem a receita (ingredientes e modo de preparo) e registra numa cartolina. Pode-se também registrar em um papel e cada criança leva para casa.
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04/05/2011
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