21/11/2009
Fabiana Lima Bezerra, Raimunda Porfírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Atividade - Observar imagens de fungos
1º Momento: O professor inicia a sua aula falando sobre os fungos. Pode fazer uma questão para as crianças: quando vocês ouvem a palavra fungo, lembram de que? Se as crianças não tiverem conhecimento prévio sobre fungos, o professor mostra algumas imagens de fungo e discute com elas que existem seres vivem no ambiente, mas nem sempre são vistos a olho nu, somente por intérmedio de um instrumento denominado de microscópio, mas quando os fungos se multiplicam nos alimentos ficam visíveis. Assim, pode mostrar imagens de alimentos que fazem parte do hábito alimentar das crianças e prevení-los para não ingerir quando eles apresentarem as características vistas abaixo, dado que, esse tipo de fungo que ataca os alimentos prejudicam o organismo humano.
FIGURA 1 - Imagens. Fonte: http://www.hotfloor.com.br/imagens/im_fungos_8.jpg
2º momento - O professor volta a discutir com as crianças sobre outros tipos de fungos, aqueles que são visíveis a olho nu, que podem aparecer totalmente visíveis.
FIGURA 2 - Fungos visiveis. Fonte: http://images.wildmadagascar.org/pictures/masoala/fungi0045.jpg / http://www.silvanominelli.it/index_file/hi/fungo.jpg
http://www.hotfloor.com.br/imagens/im_fungos_8.jpg / http://www.microbiologia.vet.br/cogumeloscomer.jpg
Atividade 2 - Analisar as condições de alimentos elaborados para o consumo humano.
1º Momento:
O professor discute com as crianças sobre os alimentos produzidos com a multiplicação dos fungos e logo em seguida são orientados para consumir produto em bom estado, para isso é necessário observar o prazo de validade, que deve ser colocado nas embalagens de todos os alimentos industrializados. O professor providencia algumas embalagens de produtos com prazo de validade para que as crianças observem, como no exemplo abaixo.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_qTDuYP-M5wI/R6W0PPZVECI/AAAAAAAABV8/5e 4Orwc3Cnc/s400/untitled.bmp
2º Momento: O professor traz para sala um pão novo e as crianças fazem degustação de algumas fatias. Em seguida, fazem a descrição das características de uma fatia de pão: cor, textura, sabor e forma;
Atividade 3 - Realizar experimentos em sala de aula
1º Momento: O professor faz uma experiência para as crianç as realizarem observ ação e registro. Primeiro, explica p ara as crianças as c ondiçõe s do ambiente que favorece a multiplicação dos fungos, assim, prepara as fatias de pães para a observação e diz para as crianças a diferença entre observar e olhar. em seguida inicia o experimento, coloca em 3 três fatias de pães em sacos diferentes.
2º momento
Uma semana depois, o professor e as crianças observando que o pão do ambiente natural já está cheio de fungos, coloca para discussão, traz para sala o experimento da geladeira e confronta o resultado. Nesse dia as crianças explicam porque o pão da geladeira tem pouco fungo e o pão que ficou fora da geladeira ficou cheio de fungos.
Atividade 4 - Desenhar a experiencia com as fatias de pães.
O professor orienta as crianças para registrar o resultado da experiência. Nesse momento elas podem podem desenhar e escrever as características das três fatias de pães.
Avaliar se as crianças no final das 4 aulas:
a) incorporaram a sua linguagem o vocabulário utilizado no estudo: fungos, características, observação, registro, áspero, liso, escuro, claro, úmido, experimento, ambiente;
b) participaram das atividade propostas demonstrando interesse;
c) fizeram observações e registraram o que foi observado: oralizando e descrevendo as características, desenhando e argumentando sobre o que representou por meio do desenho;
d) desenharam fazendo a relação entre a forma gráfica e o objeto representado.
Cinco estrelas 3 classificações
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01/05/2012
Cinco estrelasParabéns! Excelente...
12/10/2011
Cinco estrelasExcelente forma de levar, aos alunos, conhecimentos sobre multiplicação de microrganismos. A aula prática é de grande importancia para assimilar os resultados. PARABENS...
03/09/2011
Cinco estrelasMuito interessante a sugestão. simples e eficiente