Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FUNGOS: Como se manifestam na natureza.

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Fabiana Lima Bezerra, Raimunda Porfírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  fungos em alimentos na vivência do cotidiano;
  • Compreender que existem fungos que se forem ingeridos prejudicam o organismo; mas existem outros que podem fazer parte da nossa alimentação;
Duração das atividades
4 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é um alimento; conhecer as cores e perceber o odor dos alimentos, perceber a  alteração nos alimentos pelas características de fungo.
Estratégias e recursos da aula

Atividade - Observar imagens de fungos

1º Momento: O professor inicia a sua aula falando sobre os fungos. Pode fazer uma questão para as crianças: quando vocês ouvem a palavra fungo, lembram de que? Se as crianças não tiverem conhecimento prévio sobre fungos, o professor mostra algumas imagens de fungo e discute com elas que existem seres vivem no ambiente, mas nem sempre são vistos a olho nu, somente por intérmedio de um instrumento denominado de microscópio, mas quando os fungos se multiplicam nos alimentos ficam visíveis. Assim, pode mostrar imagens de alimentos que fazem parte do hábito alimentar das crianças e prevení-los para não ingerir quando eles apresentarem as características vistas abaixo, dado que, esse tipo de fungo que ataca os alimentos prejudicam o organismo humano.

FIGURA 1 - Imagens. Fonte: http://www.hotfloor.com.br/imagens/im_fungos_8.jpg

2º momento - O professor volta a discutir com as crianças sobre outros tipos de fungos, aqueles que são visíveis a olho nu, que podem aparecer totalmente visíveis.

FIGURA 2 - Fungos visiveis. Fonte:  http://images.wildmadagascar.org/pictures/masoala/fungi0045.jpg / http://www.silvanominelli.it/index_file/hi/fungo.jpg
http://www.hotfloor.com.br/imagens/im_fungos_8.jpg  / http://www.microbiologia.vet.br/cogumeloscomer.jpg

Atividade 2 - Analisar as condições de alimentos elaborados para o consumo humano.

1º Momento:

O professor discute com as crianças sobre os alimentos produzidos com a multiplicação dos fungos e logo em seguida são orientados para consumir produto em bom estado, para isso é necessário observar o prazo de validade, que deve ser colocado nas embalagens de todos os alimentos industrializados. O professor providencia algumas embalagens de produtos com prazo de validade para que as crianças observem, como no exemplo abaixo.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_qTDuYP-M5wI/R6W0PPZVECI/AAAAAAAABV8/5e 4Orwc3Cnc/s400/untitled.bmp

2º Momento: O professor traz para sala um pão novo e as crianças fazem degustação de algumas fatias. Em seguida, fazem a descrição das características de uma fatia de pão: cor, textura, sabor e forma;

Atividade 3 - Realizar experimentos em sala de aula

 1º Momento: O professor  faz uma experiência para as crianç as realizarem observ ação e registro.  Primeiro, explica p ara as crianças as c ondiçõe s do ambiente que favorece a multiplicação dos fungos, assim, prepara as fatias de pães para a observação e diz para as crianças a diferença entre observar e olhar. em seguida inicia o  experimento, coloca em 3 três fatias de pães em sacos diferentes.

  • O experimento 1 - coloca-se o pão molhado dentro de um saco e em seguida veda o saco, que fica em al gum lugar da sala que tenha a luz solar.

undefined

  • O  experimento 2 - coloca-se o pão molhado em uma caixa fechada, colocando-o e um ambiente escuro;
  • O experimento 3 - o saco com o pão dentro será colocado na geladeira.
  • experimento 4 - o professor corta um tomate e deixa metade na geladeira e outra metade sob a luz do sol.

  •  As crianças durante a semana observa todos os dias cada experimento, analisam as fatias de pães, os tomates  e registram as informações.

2º momento

Uma semana depois, o professor e as crianças observando  que o pão do ambiente natural já está cheio de fungos, coloca para discussão,  traz para sala o experimento da geladeira e confronta o resultado. Nesse dia as crianças explicam porque o pão da geladeira tem pouco fungo e o pão que ficou fora da geladeira  ficou cheio de fungos.

Atividade 4 - Desenhar a experiencia com as fatias de pães.

O professor orienta as crianças para registrar o resultado da experiência. Nesse momento elas podem podem desenhar e escrever as características das três fatias de pães.  

undefined

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças no final das 4 aulas: 

a) incorporaram a sua linguagem  o vocabulário utilizado no estudo: fungos, características, observação, registro, áspero, liso, escuro, claro, úmido, experimento, ambiente;

b) participaram das atividade propostas demonstrando interesse;

c) fizeram observações e registraram o que foi observado: oralizando e descrevendo as características, desenhando e argumentando sobre o que representou por meio do desenho; 

d) desenharam fazendo a relação entre a forma gráfica e o objeto representado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rinaldo, UFRN , Rio Grande do Norte - disse:
    rinaldofernandes21@yahoo.com.br

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Excelente...


  • alberto salgado bandeira, EMATER-PB , Paraíba - disse:
    betobandeira2@gmail.com

    12/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente forma de levar, aos alunos, conhecimentos sobre multiplicação de microrganismos. A aula prática é de grande importancia para assimilar os resultados. PARABENS...


  • Eliane, escola , Paraná - disse:
    lilau2@msn.com

    03/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante a sugestão. simples e eficiente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.