Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FUNGOS- os faxineiros da terra

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Fabiana Lima Bezerrada, Raimunda Porfírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a separar o lixo orgânico; entender que restos de alimentos podem se transformar em adubo orgânico; participar de atividades de produção de compostagem; acompanhar o tempo (longo) do processo de transformação; analisar o adubo orgânico e compreender que é produto de transformação dos alimentos pela a ação dos fungos; utilizar o  adubo nas plantas da escola.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • lixo orgânico
  • adubo
  • Plantas
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Discutir sobre o lixo orgânico e fazer compostagem.

1º Momento: O professor  inicia sua aula falando dos restos de comidas que são  jogados fora. Solicita que as crianças tragam de casa cascas de legumes, verduras, frutas e sobras de alimentos. O professor explica que os restos de alimentos podem ser reaproveitados e transformados em adubo para as plantas. Com os restos dos alimentos pode-se fazer uma compostagem. Antes de iniciar o procedimento, o professor faz uma lista no quadro do que eles estão visualizando naquele momento (material orgânico trazido para sala).

Em seguida explica que os fungos são capazes de decompor (explicar o que é decomposição) substâncias importantes para a vida na terra. Eles devolvem algumas substâncias ao ambiente, onde podem ser usados novamente por organismos vivos.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_6l0elbMtwMU/Sh73cyQZ5fI/AAAAAAAAAPo/9VBCC0CcG0Y/s320/lixo_organico_2.jpg

Atividade 2 - Fazer compostagem em um espaço da escola.

2º momento - Em seguida, o professor mostra como fazer a compostagem.

Primeiro, o professor e as crianças recolhem folhas secas e galhos de árvores para utilizar na compostagem; segundo, dirigem-se para um lugar apropriado, um espaço de terra que possa ser realizada a atividade.

O professor orienta como fazer a compostagem: primeiro faz a escavação; segundo, coloca-se o material orgânico: uma camada de galhos e folhas secas, terceiro, coloca as cascas e por fim, a areia. Como podem ser observadas as ações nas fotos a seguir:

1ª Etapa: a busca de folhas

As crianças catam folhas secas que serão usadas na compostagem e outras se dirigem ao local da escavação.

2ª Etapa: a escavação

Escolhe-se um canteiro da escola que não seja muito utilizado ou um local que possua terra para realizar a escavação da cova ou buraco. As crianças munidas de pás dirigem-se ao local; cavam o espaço escolhido; retiram a areia fazendo uma cova de tamanho médio.

3ª etapa:  o material orgânico

As crianças fazem o procedimento da compostagem. Colocam uma camada de galhos com folhas, em seguida, coloca-se as folhas secas, as cascas e a areia para cobrir, poderá repetir de novo essa sequência até preencher a cova.

 

 

Depois de um tempo (três meses) a escola terá um excelente adubo natural para as plantas.

4º Momento: As crianças registram as etapas da produção da compostagem por meio de desenho e escrita. No final ditam para o professor o que ele deve registrar em uma cartolina, para colocar no mural da sala, com a função deles lembrarem, algum tempo depois, do procedimento utilizado na produção da compostagem.

Observação -  O professor e as crianças discutem o tempo e marcam no calendário os meses. Quando completar um mês, o professor retoma o assunto e discute com as crianças o tempo que já passou, repete a mesma atividade quando completar dois meses e três meses, momento de recolher o adubo orgânico e distribuir nas plantas escolhidas. Eles retiram o adubo do lugar onde foi produzido e cada criança coloca ao redor da plantas, em seguida, poderão colocar água.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • participaram das atividades propostas demonstrando interesse;
  • registraram a atividade de compostagem, fazendo a sequencia das ações;
  • apreenderam alguns temos (palavras) próprios do estudo em questão, como lixo orgânico, comportagem, adubo etc.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.