20/01/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar alguns brinquedos do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes de nossa cultura folclórica.
O conceito de folclore, a pesquisa com os adultos mais próximos sobre brinquedos com que estes brincavam quando crianças.
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais:1 folha grande de jornal e 1 saquinho de leite vazio e limpo para cada aluno, fita adesiva, folhas de papel, lápis de cor, tinta guache, ou tinta para artesanato.
Perguntar aos alunos sobre os brinquedos com que os adultos mais próximos brincavam quando crianças (respondido anteriormente pelos adultos no para casa). Citar outros brinquedos do folclore (bolinha-de-gude, pião, corda, boneca de pano, peteca, estilingue, pipa, dentre outros). Selecionar coletivamente aqueles brinquedos que eles mais gostam. (aprox. 10 min.)
Contar a história da peteca para a turma.
HISTORICO DA PETECA: Em relação à peteca, alguns especialistas apontam a origem estritamente brasileira, proveniente de tribos tupis do Brasil e que se expandem em regiões densamente populadas pelos indígenas, como Minas Gerais. Considerada a partir de 1985 como esporte oficial, genuinamente brasileiro, a peteca, antes confeccionada em palha de milho, com enchimento de areia ou serragem, e com penas de galinha, hoje aparece padronizada com rodelas de borracha sobrepostas e quatro penas brancas de peru.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca
Logo em seguida dar para cada aluno uma folha grande de jornal e um saquinho de leite(sugestão:pedir na aula anterior que eles tragam esse material). Pedir às crianças que façam uma bola com o jornal e que coloquem esta bola bem no fundo do saquinho.Depois que torçam o saquinho bem pertinho da bola, deixando que se forme uma "coroa" no resto do saquinho.Logo em seguida, passar a fita adesiva no lugar onde os aluno torceram.Posteriormente, recortar na vertical, de cima para baixo, a "coroa" que ficou no saquinho para que simule as penas da peteca. Pronto, é só brincar!
ou
A partir de uma folha de jornal, pedaço de barbante ou fita adesiva, os alunos deverão amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada, colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas. Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um dure.Para o acabamento pintar com cores alegres com tinta guache, ou tinta para artesanato.
http://www.acessa.com/infantil/arquivo/dicas/2004/07/28-ferias/peteca.jpg
(aprox. 15 min.)
Pegar algum brinquedo folclórico que possa ter na escola, aqui usaremos como exemplo uma corda. Entregar aos alunos para que vivenciem o brinquedo. Pode-se, para incrementar a brincadeira, cantar músicas folclóricas como: "um homem bateu em minha porta e eu, abri, senhoras e senhores põe a mão no chão,senhoras e senhores pulem de um pé só,senhoras e senhores deem um rodadinha e vá para o olho da rua!".(aprox. 15min.)
Pedir aos alunos que desenhem os brinquedos do nosso folclore que mais gostam.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2014
Quatro estrelasAchei ótima a ideia de trabalhar os brinquedos. Geralmente, trabalha-se as brincadeiras. Vou aplicar na minha turma do 5º ano. Só lamentei não ter contado a história dos outros brinquedos; contando-as o texto ficaria mais completo. Mas... vou atrás pesquisar! Valeu!
30/08/2012
Cinco estrelasmuito bom
26/11/2011
Três estrelaseste plano de aula e muito bom colocarei para os meus alunos
07/08/2011
Cinco estrelasAdorei os materiais, para a confecção da peteca, irei fazer com os meus alunosdo 8º ano.
07/08/2011
Quatro estrelasachei muito interessante a confecção da peteca . dou aula de literatura do primeiro ao quinto ano e vou aproveitar essa idéia com os alunos do terceiro ano, pois tenho certeza que eles irão gostar e se divertir muito confeccionando essa peteca. estou fazendo stividades sobre o folclore com todas as turmas para expor no próximo dia 19. Você está de parabéns por essa idéia , me ajudou muito na preparação de minhas aulas . Desde já meu muito obrigada por essa idéia que muito contribuiu comigo . bj.
03/08/2011
Cinco estrelase muito legal isso parabens
13/09/2010
Quatro estrelasResgatar a cultura através de brinquedos, que muitas vezes não são conhecidos por nossas crianças, foi uma ótima iniciativa!
12/09/2010
Cinco estrelasgostei d++++++++++++++++++
16/08/2010
Cinco estrelasachei ótimo usei num trabalho...me dei bem
03/08/2010
Cinco estrelasEssa aula tem tudo a ver com meu projeto de terceiro bimestre. Amei.