01/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender o conceito de travalíngua; identificar o travalíngua como brincadeira do nosso folclore.
O conceito de folclore.
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais: lápis de colorir e papel
Reunir os alunos em círculo e questioná-los:
1 - Vocês já ouviram falar em travalíngua? Se a resposta for negativa falar para eles um travalíngua bem típico: o rato roeu a roupa do rei de Roma
2 - Depois perguntá-los: Vocês conhecem algum versinho? Se a resposta for negativa, falar um verso comum qualquer: batatinha quando nasce, esparrama pelo chão...
3- Questioná-los: O que os dois versos têm de diferente?
Se a resposta da pergunta 1 for positiva, pedir aos alunos que falem os trava-línguas que eles conhecem.
Levar a turma a compreender de forma simplificada que travalínguas são versinhos que contém palavras parecidas, com letras, sílabas, ou sons similares, que quando faladas de forma rápida fazem a língua enrolar, assim, na maioria das vezes, a gente acaba falando o verso/palavra de forma errada. (aprox.10 min.)
Reunir os alunos sentados em círculos, e retomar os travalínguas citados na atividade anterior. Cada aluno deve falar o travalíngua de forma lenta na primeira rodada, e de forma rápida na segunda, para que todos percebam que quanto mais rápido se fala mais difícil fica.
Se não tiverem sido citados alguns travalínguas na outra atividade, segue as sugestões que podem ser propostas pelo professor:
"o peito do pé do Pedro é preto."
"um tigre, dois tigres, três tigrês"
"um tigre comendo trigo no trilho do trem"
"a aranha arranha a jarra"
"o sapo socando o saco"
"o pinto pia, a pia pinga"
"xuxu roxo em tacho sujo"
Ver mais em:
http://donna40.wordpress.com/2009/08/15/trava-linguas-folclore/
(aprox. 15 min.)
Reunir a turma sentada em círculo no chão, dar uma bola para uma criança que correrá por trás do círculo de alunos. Esta deixará a bola atrás de alguém, falando-lhe um travalíngua, para que o aluno que está com a bola atrás repita bem rapidamente. Se a criança sentada acertar, irá para o lugar de quem estava correndo por fora do círculo, se errar, fica de molho, dentro do círculo, até outro errar. (aprox. 15 min.)
Perguntar aos alunos: Vocês acham que os travalínguas são antigos ou novos? Vocês acreditam que seus pais já faziam essa brincadeira? Levá-los a compreender que a brincadeira do travalíngua é feita há bastante tempo e em várias regiões do país, e que em cada lugar pode-se ter travalínguas diferentes. Dessa maneira o travalíngua também é uma brincadeira do nosso folclore. Explicar também que o travalíngua era uma brincadeira muito comum antigamente, pois as crianças não tinham formas tecnológicas de brincar tais como hoje televisão, vídeogame, computador e brinquedos sofisticados. As ruas eram ma is tranquilas, pois não havia tanta violência, assim as crianças brincavam mais juntas que hoje e criavam vários travalínguas.
Pedir aos alunos que perguntem aos adultos mais próximos, parentes ou vizinhos, se eles já brincaram de travalíngua. (aprox. 10 min.)
Faça um desenho representando (de acordo com o que diz os versos) o travalíngua que mais gostou.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/05/2011
Cinco estrelastrabalho com crianças de 3º e 4º ano, queria mais sugestões no meu imail, obg...