09/01/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Contextulizar as brincadeiras de adivinhação no folclore nacional.
O conceito de folclore.
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais: nenhum.
O que é, o que é, adivinhação?
Reunir os alunos sentados em círculo e questioná-los: "Vocês já brincaram de adivinhação - o que é o que é?" Se a resposta for positiva, perguntar: como se brinca? Se a resposta for negativa, falar para a turma uma adivinhação bem conhecida, por exemplo:"O que é o que é... que cai em pé e corre deitada?(chuva)". Posteriormente questioná-los se isso seria uma brincadeira de adivinhação.(aprox. 5 min.)
Fazer uma fila com os alunos lado a lado. Falar uma adivinhação, quem souber terá que encostar a mão na parede contrária e falar a resposta. Sugestão de adivinhações:
"É peixe, mas não parece. Vive no mar, tem cavalo no nome. (cavalo-marinho)"
"Enquanto passeia, trabalha, deixa a chão sempre limpinho, seus cabelos parecem palha e seu corpo é bem fininho. (vassoura)"
"O que é, o que é? É frito, salgado, tem de carne, de queijo e de palmito? (pastel)"
"O que é, o que é? Tenho pelos, faço miau e pego o rato no ato! (gato)"
"O que é, o que é? Se não se quebra não se come? (ovo)"
"Sou um animal, meu nome rima com saco. (macaco)"
"O que é, o que é? Aos pulos eu ando,sou bem peludinho. Já sabem quem sou eu? Um belo...(coelhinho)
"Branca por dentro, amarela e pintada por fora, cresço em cachos e todo macaco me adora. (banana)"
(aprox. 15 min.)
Falar uma adivinhação para a turma envolvendo animais. Exemplo:
"O que é, o que é? Tenho pelos, faço miau e pego o rato no ato! (gato)"
"Sou um animal, meu nome rima com saco. (macaco)"
"O que é, o que é? Aos pulos eu ando, sou bem peludinho. Já sabem quem sou eu? Um belo...(coelhinho)
"É peixe, mas não parece. Vive no mar, tem cavalo no nome. (cavalo-marinho)"
Dividir a turma em 4 grupos, dar para cada grupo o nome de um animal - gato, macaco, coelhinho, cavalho-marinho. O grupo que representa o animal, que é a resposta da adivinhação, terá que pegar a resto da turma. Quando todos forem pegos falar uma nova adivinhação (aprox. 15min.)
Perguntar aos alunos: Vocês acham que a brincadeira da adivinhação é antiga ou nova? Vocês acreditam que seus pais já faziam essa brincadeira? Levá-los a compreender que a brincadeira da adivinhação é feita há bastante tempo e que existe em várias regiões do país. Pedir a turma que pergunte aos adultos mais próximos (familiares e ou vizinhos) se eles já brincaram de adivinhação. (aprox. 5 min.)
http://www.qdivertido.com.br/charadas.php
Pesquisar em casa ou criar uma adivinhação para ser apresentada na próxima aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!