Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What food do you like?

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a expressar seu gosto sobre alimentos, desenvolvendo o vocabulário sobre o assunto. Essa aula também visa trabalhar situações de comunicação usando o Simple Present Tense.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer nomes de alguns alimentos e também deverá conhecer o uso básico do simple present, sabendo empregar o verbo auxiliar Do/Does.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Apresente a seguinte pirâmide aos seus alunos.

Figura 1: Pirâmide de comida.
Fonte: http://web.mit.edu/athletics/sportsmedicine/Food%20Pyramid.JPG (acesso em 08 de Outubro de 2009)


Em seguida pergunte aos alunos:
What food do you eat frequently?
What food do you like?
What food don’t you like?

Sugestão: o vocabulário apresentado na figura deverá ser estudado com os alunos. Peça-os para tentar adivinhar as palavras que não conhecem pelo contexto e pelas pistas visuais que eles têm na imagem.

Os alunos deverão responder de acordo com os gostos deles. Para conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer a pirâmide de comida, apresente o seguinte quiz para eles:
http://web.utk.edu/~fnh/new_page_6.htm (acesso em 08 de Outubro de 2009). Este quiz apresenta perguntas de conhecimentos gerais envolvendo comida.

É interessante que ele seja respondido online, mas se não houver acesso ao laboratório, você pode adaptá-lo para ser impresso e copiado para os alunos ou pode fazer uma cópia grande em cartolina para que a turma responda em grupo.

Sugestão: Se achar necessário, divida a sala em grupos para que os alunos respondam o quiz acima.

Corrija o quiz oralmente e em inglês.

Aula 2

Para aumentar o vocabulário sobre comida, acesse: http://www.elcivics.com/lifeskills/esl-food/vocabulary-1.html  (acesso em 08 de Outubro de 2009). Este site oferece figuras de comida, agrupadas de acordo com a classificação feita na pirâmide apresentada anteriormente, que podem ser trabalhadas pedindo aos alunos que identifiquem quais os itens presentes em cada.

Sugestão: Incentive-os a pronunciarem os nomes das comidas em inglês.


Observação: Caso ache necessário, autorize a consulta de dicionários bilíngües. Se for possível, leve os alunos ao laboratório e consulte o dicionário sugerido em Recursos Complementares.

Corrija o exercício com os alunos. Verifique se eles conseguiram identificar os alimentos presentes nas figuras.

Como para casa, sugira que façam pesquisas sobre alimentos diferentes dos que já foram citados em inglês. Peça que colem figuras juntamente com o vocabulário pesquisado.

Aula 3

Para apresentar vocabulário necessário para descrever o sabor dos alimentos, o seguinte site fornece um diálogo que descreve comidas: http://www.eslpod.com/website/show_podcast.php?issue_id=5020532#  (acesso em 08 de Outubro de 2009).

Use o dialógo acima, descrito no site dado, para promover aos alunos um contexto real do uso do vocabulário que eles estão aprendendo. Explique qual é a situação que está ocorrendo no diálogo (um namorado que resolve cozinhar para a namorada. Esta dá sua opinião sobre a comida feita pelo namorado).

No áudio que acompanha o diálogo, temos a explicação de todos os termos relacionados à descrição de alimentos.

Observação: Caso haja necessidade, explique cada um dos termos apresentados no diálogo.

Mais uma vez, incentive os alunos a pesquisar novos vocábulos que descrevem alimentos. Eles devem tomar nota no caderno de todas as palavras aprendidas.

Incentive os aprendizes a usarem o vocabulário pesquisado e o áudio apresentado. Eles poder ão trocar os vocábulos apresentados no áudio pelos que eles pesquisaram. Dessa forma, eles poderão memorizar o que aprenderam através da pesquisa.

Observação: Caso não haja acesso ao laboratório, você poderá ler o script do diálogo para seus alunos. O script está descrito no site do áudio.

Aula 4

Durante esta aula, os alunos deverão utilizar todo o vocabulário aprendido durante as aulas anteriores. Peça que utilizem suas próprias anotações.

Divida a sala em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deverá decidir dois tipos de alimentos e descrevê-los (dando opiniões)para o restante da turma.

Observação: Essa apresentação deverá ocorrer em inglês. Por isso, se achar necessário, dê suporte aos aprendizes em relação à pronúncia das palavras.

Sugestão: Incentive-os a apresentarem alimentos exóticos e/ou requintados. Para isso eles deverão saber como esses alimentos são feitos.

Recursos Complementares
Avaliação

A apresentação oral dos alunos deverá ser avaliada. Verifique o empenho dos estudantes para adquirir pronúncia correta. Incentive todos os alunos de cada grupo a participarem da apresentação.
Em: http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/food/food.html   (acesso em 08 de Outubro de 2009) há várias atividades que podem ser usadas para verificar o conhecimento adquirido pelos alunos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.