Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Numeração Egípcia, Numeração Romana e a Numeração Indo-arábica

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá identificar semelhanças e diferenças no registro de uma mesma quantidade nos diferentes sistemas de numeração e refletir sobre a lógica de cada um.

Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Símbolos utilizados no sistema de numeração egípcia.
- Símbolos utilizados no sistema de numeração romana.

Estratégias e recursos da aula

1° momento: Jogo da numeração.

A turma, dividida em grupos de quatro, receberá saquinhos (4cm x 20cm) com 15 palitos de picolé.
Em 5 palitos, escritos em azul, estarão os seguintes registros:

3609_33725_19493_121984_5070

Em 5 palitos, escritos em verde, estarão os registros das mesmas quantidades em romanos:

Exemplo:

MMMDCIX


Em outros 5 palitos, em laranja, estarão registradas as mesmas quantidades com símbolos egípcios:

Exemplo:

Os grupos terão a missão de formar triângulos cujos lados deverão representar uma mesma quantidade.
Exemplo:


2° momento: Os grupos receberão um segundo desafio: realizar a adição de duas quantidades utilizando os diferentes sistemas e escrever as facilidades e dificuldades encontradas.

a)

b)                       MMMDCIX
                        +  MCDXLIV

                           _________________

c)
                             3609
                          + 1595

                           _______________

                          
Cada grupo, então, apresenta para a turma seus resultados e suas conclusões.

Avaliação

As atividades realizadas proporcionarão ao professor diferentes momentos importantes para serem avaliados. Cabe ao professor eleger os que deverão ser valorizados por ele, mas sempre levando em conta os objetivos traçados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.