20/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- O aluno vai identificar, no processo histórico, uma das etapas que precedem a aquisição do sistema decimal.
- O aluno conhecerá os símbolos utilizados pelos egípcios em sua numeração.
- Numa aula anterior, o professor deverá ter contado uma história envolvendo a antiga civilização egípcia, localizando no planisfério a região ocupada por essa civilização.
1° momento:
O professor conversa com a turma sobre a necessidade das antigas civilizações criarem sua própria linguagem escrita. Necessitavam, também, do conhecimento e do domínio dos números, pois há 3000 anos antes de Cristo, sua civilização já se encontrava muito avançada. Possuíam cidades urbanizadas, se empenhavam em conquistar novas terras e, por necessidades administrativas e comerciais, tornou-se importante criar registros que mostrassem a quantidade de números de barcos carregando trigo, por exemplo.
Apresentar, neste momento, cartões, do tamanho de uma folha ofício, com os símbolos utilizados pelos egípcios para representar seus números.
Símbolos Egípcios:
A cada símbolo apresentado, a turma tentará associá-lo a uma forma conhecida por ela. Lembrar, no entanto, que as associações que fazemos estão relacionadas à nossa experiência e à nossa cultura.
As associações feitas pelos alunos serão registradas ao lado do símbolo mostrado e, ao final, o professor conta o que representava aquele símbolo no sistema de numeração egípcia.
Ex:
O que representa para nós: ________________________
O que representava para os egípcios: __________________________
Depois das associações realizadas, os cartões deverão ficar à mostra na sala, num varal de barbante, por exemplo.
2° momento:
A turma, dividida em grupos de 3, receberá envelopes com 9 peças para montagem do dominó da numeração egípcia. Há, no entanto, um problema: 2 peças deverão ser descartadas.
O envelope deverá conter:
7 peças corretas:
2 peças que deverão ser descartadas:
A divisão da turma em grupos de 3 é apenas uma sugestão. Os grupos poderão ser menores ou maiores, mas esta quantidade possibilita uma participação maior e uma melhor avaliação do professor na realização do trabalho de cada um.
Cada grupo apresentará a sua montagem, explicando-a e justificando o não uso das duas peças deixadas de lado.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasEu amei meus alunos parenderão otimamente foi uma simples questao de algumas atividades a mais mais tirando isso estava OTIMO